Jacy de Assis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Jacy de Assis (Muzambinho,[1] 18 de fevereiro de 1901 - 7 de setembro de 1995) é um jurista brasileiro.

Foi vereador em Buriti Alegre, nomeado em novembro/1930; Constituinte Estadual, 1935; Deputado Estadual (Coligação), Legislatura (1935-1937). Procurador Geral do Estado de Goiás, 1967 a 1971.Outras Informações: Filiado ao Partido Libertador de Goiás, 1934. Um dos principais opositores a Pedro Ludovico e à mudança da Capital na Assembléia. Em junho de 1937, dado o clima de perseguição política, licencia-se da Assembléia e passa a residir em Uberlândia, MG. Presidente sub-seção OAB-Itumbiara.

Em Uberlândia estabeleceu definitivamente sua carreira jurídica, onde fundou a Faculdade de Direito, que posteriormente possibilitou a criação da Universidade Federal de Uberlândia, para quem Jacy de Assis doou parte de seu patrimônio pessoal.

Sua carreira como processualista é notável. Coordenou juntamente com outros professores de sua escola de direito o "Digesto de Processo".

Integrou ainda a conhecida e renomada "Escola de Processo do Triângulo Mineiro", juntamente com Edson Prata, Ronaldo Cunha Campos, Ernane Fidelis e [Humberto Theodoro Júnior].

"Escola processual do Triângulo Mineiro (Transcrito de "O Jornal do Advogado", de 1978).

Com o advento do novo Código de Processo Civil, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 1974, um grupo de advogados, juízes e professores de Uberaba e Uberlândia se uniu para estudar, em conjunto, o novo estatuto processual brasileiro, reunindo-se ora numa cidade, ora na outra.

Durante todo o ano de 1973, ainda no período de vacatio legis, do Código de Processo Civil, o grupo fez uma série de encontros, analisando, sob todos os ângulos, a nova lei. Logo que começou a vigorar o Código, os integrantes do grupo de estudos receberam convites de diversas partes do País para proferirem conferências, palestras, participarem de seminários, etc."

Influenciou outros familiares a ingressar na carreira jurídica como as professoras Ruth (sua irmã) e sua sobrinha Heloísa Assis, professora de Direito Internacional da UFU e diretora por vários anos dessa faculdade.

Publicou ainda diversas obras jurídicas. Doutor Honoris causa por diversas universidades da América Latina.

Era proprietário de notável acervo jurídico, que hoje encontra-se na Sala Jacy de Assis da Biblioteca do campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia.

Atualmente empresta seu nome à Faculdade de Direito "Prof. Jacy de Assis" da Universidade Federal de Uberlândia, entre as 5 melhores faculdades de direito de Minas Gerais.

Referências