Jakob Theodor Klein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Jakob Theodor Klein
Nascimento
Kaliningrado
Nacionalidade Alemão

Jakob Theodor Klein, 15 de agosto de 168527 de fevereiro de 1759) foi um naturalista alemão.

Trabalhou no Senado de Danzig e constituiu um importante gabinete de curiosidades. Produziu um sistema de classificação rival ao sistema de classificação de Carl von Linné (1707-1778).

Os seus numerosos livros são compilações. Usou notadamente as ilustrações das obras de Albertus Seba (1655-1736) e das primeiras edições das obras de Linné, seguindo parcialmente o sistema de taxonomia binomial linneana.

Entre suas obras, as mais importantes são a Summa Dubiorum Circa Classes Quadrupedum et Amphibiorum (1743) e a Tentamen Herpetologiae (1755). Na obra Tentamen Herpetologiae é utilizado, pela primeira vez, o termo herpetologia, onde Klein incluiu os répteis e os vermes , porém excluiu as rãs, as tartarugas e os lagartos.

O trabalho Historia Naturalis Piscium , que publicou em 1745, segundo os especialistas, em nada contribuiu para o progresso do conhecimento dos peixes .



Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.