James Hargreaves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade (desde maio de 2015).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
James Hargreaves
Nascimento c.1720
Oswaldtwistle, Lancashire, Inglaterra
Morte 22 de abril de 1778 (58 anos)
Nottingham, Nottinghamshire, Inglaterra
Nacionalidade inglês
Cônjuge Elizabeth Grimshaw (1740)[1]
Filho(s) 13[1]
Ocupação Inventor
Principais trabalhos Spinning Jenny
Modelo da Spinning Jenny num museu de Wuppertal, Alemanha.

James Hargreaves (Lancashire, c. 1720 - Nottingham, 22 de abril de 1778)[2] foi um tecelão, carpinteiro e inventor inglês, célebre por criar a fiadora Jenny em 1764.

Junto com Richard Arkwright, Hargreaves é um dos nomes mais conhecidos da Revolução Industrial na Grã-Bretanha, embora se saiba pouco sobre a sua vida. Nascido em Stanhill em Oswaldtwistle, Lancashire, viveu em Blackburn, que então não era mais que uma vila de 5000 habitantes, conhecida pelo fabrico dos “Blackburn greys”, roupas feitas de uma trama de linho e algodão que normalmente eram enviadas para Londres para que aí se lhes imprimisse algum padrão. A procura de fio de algodão cedo ultrapassou a oferta, pois a roda de fiar de um só fio não podia abastecer a procura.

Diz-se que a ideia da Spinning Jenny lhe terá surgido ao ver uma roda de um só fio girando descontroladamente no chão, em posição horizontal. Deu-se conta de que ficaram vários fusos alinhados e que se a roda ficasse na horizontal em lugar de estar na vertical se poderiam fiar vários fios em simultâneo. Esta ideia pôde nascer na cabeça de Hargreaves ou talvez na de Thomas Highs, que tinha uma filha chamada Jenny: as fontes variam.

Hargraves enfrentaria pouco depois os luditas de Lancashire, fiadores tradicionais que viam em perigo os seus postos de trabalho pela invenção da nova fiadora. Depois de irromperem na sua oficina e destruírem toda a maquinaria, Hargreaves teve que mudar-se para Nottingham, onde a indústria do algodão beneficiaria do incremento de produção de fio. Também Arkwright se mudaria para Nottingham, onde alcançaria ainda mais êxito que Hargreaves. Hargreaves fez "jennies" para um homem chamado Shipley. Em julho de 1770 pediu a patente para a sua máquina, o que lhe permitiu empreender ações legais contra os fabricantes de Lancashire que tinham começado a usar o seu desenho sem sua autorização. No entanto, ao ter pedido a patente com tanta demora, a procura não prosperou, e Hargreaves continuou no negócio até morrer em 1778, um ano antes de Samuel Crompton inventar a spinning mule, de desenho superior. Quando morreu, a "Jenny" era muito utilizada em toda a Grã-Bretanha. Porém, Hargreaves morreu em relativa pobreza.

Referências

  1. a b «James Hargreaves' Family». Consultado em 8 de janeiro de 2015 
  2. «James Hargreaves, or James Hargraves (English inventor) – Britannica Online Encyclopedia». Britannica.com. Consultado em 29 de maio de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]