Jane Porter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura o personagem de ficção, veja Jane Porter (Tarzan).

Jane Porter, The Ladies' Monthly Museum

Jane Porter (Durham, 17 de janeiro de 177624 de maio de 1850) foi uma escritora inglesa.

Dizem que ela costumava acordar às 4 horas para ler e escrever. Ainda criança, leu toda a Faerie Queene, de Edmund Spenser. Bela e alta, tinha um ar grave, o que lhe valeu o apelido de "A Pensativa", uma possível referência ao poema Il Penseroso, de John Milton.

Quando morreu seu pai, a família mudou para Edimburgo, que era freqüentemente visitada por Walter Scott. Algum tempo depois, nova mudança, desta vez para Londres, onde as irmãs conheceram várias mulheres literatas: Elizabeth Inchbald, Anna Laetitia Barbauld, Hannah More, Elizabeth Hamilton e Mrs De Crespigny.

Sua obra Thaddeus of Warsaw (1803) é um dos primeiros exemplos de romances históricos e chegou a doze edições. Contava a história baseada em testemunhos, de refugiados poloneses na guerra da independência de 1790, e recebeu elogios do patriota Kosciusko.

The Scottish Chiefs (1810), romance sobre William Wallace, também foi um sucesso (a tradução para o francês foi proibida por Napoleão Bonaparte) e tornou-se popular entre as crianças da Escócia.

Escreveu ainda muitos romances e duas peças. Nestas últimas, entretanto, não obteve o mesmo sucesso. Jane também contribuiu com vários periódicos.

Jane e Anna Maria Porter, que viveram em Londres e, mais tarde, em Surrey, eram irmãs do pintor Sir Robert Ker Porter.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • McMillan, Dorothy. "Porter, Jane." Oxford Dictionary of National Biography.
  • "Porter, Jane." British Women Writers: a critical reference guide. Janet Todd, ed. London: Routledge, 1989. 542-543.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Biografias de Jane Porter[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.