João Fernando Coutinho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Fernando Coutinho
João Fernando Coutinho
Deputado federal por Pernambuco
Período 1º de fevereiro de 2015
até 31 de janeiro de 2019
Dados pessoais
Nascimento 22 de agosto de 1979 (44 anos)
Recife, Pernambuco
Partido SD
Profissão Administrador de empresas

João Fernando Pontual Coutinho (Recife, 22 de agosto de 1979)[1] é um administrador e político brasileiro, filiado ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS).[2]. Foi deputado estadual e federal pelo estado de Pernambuco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Foi eleito deputado federal em 2014, com 120 059 votos para a 55.ª legislatura (2015-2019). Antes ele exerceu o cargo de deputado estadual por três mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Pernambuco (de 2002 a 2014). Na Alepe, também ocupou o cargo de primeiro-secretário da mesa diretora por oito anos. Ele ainda presidiu, durante dois períodos, a Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Casa de Joaquim Nabuco. Uma das marcas da sua vida pública, sempre trabalhou para aproximar o poder legislativo da população, principalmente das comunidades mais carentes, no campo da educação, e na geração de emprego e renda. Em suas experiências políticas, o deputado sempre defendeu a melhor utilização dos recursos públicos.

Na Câmara, teve todo o seu primeiro mandato marcado por intensa atuação legislativa. João contabiliza vários projetos de lei, inúmeros requerimentos, além da titularidade em importantes Comissões como: Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma das mais importantes do Congresso, que tem entre as suas atribuições definir o orçamento do Governo Federal para o ano inteiro. Na condição de membro sempre lutou pela manutenção de importantes programas sociais assim como buscar mais recursos para o Estado de Pernambuco. Ele também já foi membro titular da Comissão de Minas e Energia (CME), e em 2017 foi eleito vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC).

Reconhecido pelos seus pares na Câmara, João Fernando foi escolhido coordenador da bancada pernambucana no Congresso, e foi um dos responsáveis pela manutenção dos investimentos, apesar do grande contingenciamento de recursos, para a continuidade na construção da Adutora do Agreste, mantendo o diálogo entre os governos Estadual e Federal.

Defensor da Vaquejada, foi um dos autores da PEC e teve papel fundamental de articulação na Câmara para aprovação da medida que regulamentou a prática da Vaquejada e também outros esportes equestres em todo o país.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, recentemente, o Projeto de Lei nº 9086/17, no qual João Fernando foi o relator, e que cria a Política Nacional de Biocombustíveis - RenovaBio. Um programa do Governo Federal, lançado para expandir a produção de biocombustíveis, entre eles o etanol, o biodiesel, o biogás e o bioquerosene.

Em Pernambuco, a atuação de João Fernando tem sido destaque pela sua capacidade de ajudar os municípios, destinando recursos e assim garantindo melhorias nos serviços públicos para todos os cidadãos.

No pleito de 2018, obteve 63 939 votos, que foram insuficientes à sua reeleição.

Referências

  1. «Eleições 2018 | João Fernando Coutinho Deputado Federal 9090». Estadão. Consultado em 17 de maio de 2020 
  2. «JOÃO FERNANDO COUTINHO - PSB/PE». Câmara dos Deputados. Consultado em 8 de janeiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial