Joaquim da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim da Prússia
Príncipe da Prússia

Príncipe Joaquim da Prússia
Consorte Maria-Augusta de Anhalt
Nascimento 17 de dezembro de 1890
  Potsdam, Império Alemão
Morte 18 de julho de 1920 (29 anos)
  Potsdam, República de Weimar
Sepultado em Antigo Templo, Potsdam, Alemanha
Casa Casa de Hohenzollern
Pai Guilherme II da Alemanha
Mãe Augusta Vitória de Schleswig-Holstein
Filho(s) Carlos Francisco da Prússia

Joaquim Francisco Humberto da Prússia (17 de dezembro de 189018 de julho de 1920) foi o filho mais novo do Kaiser Guilherme II da Alemanha com a sua primeira esposa, a princesa Augusta Vitória de Schleswig-Holstein.

Durante a Revolta da Páscoa em Dublin, na Irlanda em 1916, alguns líderes republicanos contemplaram a hipótese de dar o trono de uma Irlanda independente ao Príncipe Joaquim.

Após a declaração de independência da Geórgia após a Revolução Russa de 1917, Joaquim foi também considerado pelo representante alemão Friedrich Werner von der Schulenburg e pelos monárquicos do país para ocupar o trono da Geórgia.

O príncipe Joaquim casou-se em 11 de março de 1916 com a princesa Maria-Augusta de Anhalt (10 de junho de 1898 - 22 de maio de 1983), a filha de Eduardo, Duque de Anhalt e da sua esposa, a princesa Luísa Carlota de Saxe-Altemburgo. O casal teve apenas um filho, o príncipe Carlos Francisco da Prússia (15 de dezembro de 1916 - 22 de janeiro de 1975). A sua esposa Maria-Augusta iria mais tarde tornar-se na mãe adotiva de Frédéric Prinz von Anhalt, marido da atriz Zsa Zsa Gábor.

Após a abdicação do pai, Joaquim não conseguiu aceitar o seu novo estatuto de plebeu e entrou numa depressão profunda, acabando por cometer suicídio com um tiro na cabeça a 18 de julho de 1920.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Joaquim da Prússia