Joel Quenneville

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joel Norman Quenneville

Joel Norman Quenneville (Windsor (Ontário), 15 de setembro de 1958) é um ex-jogador profissional de hóquei no gelo canadense e atual treinador do Chicago Blackhawks, da NHL.

Carreira como jogador[editar | editar código-fonte]

Joel Quenneville foi recrutado na 21ª posição pelo Toronto Maple Leafs, em 1978. Como defensor, ele defendeu o Maple Leafs, Colorado Rockies, New Jersey Devils, Hartford Whalers e Washington Capitals durante sua carreira na NHL[1] .

Carreira como treinador[editar | editar código-fonte]

Quenneville foi um jogador/treinador durante sua passagem pelo St. John's Maple Leafs. Após uma temporada comandando o Springfield Indians da American Hockey League, foi contratado como assistente do Quebec Nordiques, que em seguida se relocaria como Colorado Avalanche e venceu a Copa Stanley em 1996. Em seguida Quenneville foi contratado pelo St. Louis Blues, que treinou entre 1996 e 2004. Em seguida assumiu o Colorado Avalanche entre 2005 e 2008. Na temporada seguinte se juntou ao Chicago Blackhawks, que se tornou uma das equipes mais fortes da NHL sob o comando de Quenneville, quebrando uma seca de 49 anos sem títulos em 2010, e voltando a conquistar a Copa Stanley em 2013 e 2015.[2]


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Hóquei no gelo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.