John Hamilton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
John Hamilton
Nascimento 3 de fevereiro de 1512
Morte 6 de abril de 1571 (58–59 anos)
Stirling
Cidadania Reino da Escócia
Etnia escoceses
Progenitores
Filho(a)(s) Margaret Hamilton, John Hamilton of Blair
Irmão(ã)(s) Jaime Hamilton, James Hamilton de Finnart
Alma mater
Ocupação político, padre
Religião Igreja Católica
Causa da morte forca

John Hamilton (3 de fevereiro de 1512 — Stirling, 6 de abril de 1571) foi um religioso e político escocês, que morreu executado por enforcamento.

Vida[editar | editar código-fonte]

Aos 13 anos se tornou comendador da abadia de Paisley e viajou pela Europa, e se diz que então começou seu interesse pelo Luteranismo.

Em 1543 seu meio-irmão, o 2.° Conde de Arran, se tornou governador ou regente, e Hamilton voltou à Escócia, onde teve influência sobre o conde para fazer as pazes com o cardeal Beaton e seus aliados franceses. De 1543 a 1546 foi importante no governo, como Keeper of the Privy Seal e tesoureiro de 1545 a 1554.

Tornou-se bispo de Dunkeld em 1546 e em 1547 foi promovido a Bispo de Santo André. Como arcebispo, promoveu reformas que não alteraram fundamentalmente a estrutura da Igreja mas incluíram um código de legislação que visava a diminuir os abusos na Igreja, um catecismo que não mencionada o papado, fazendo concessões ao luteranismo. Terminou também de financiar a Universidade ou Colégio de Santa Maria, de Santo André. Tais medidas foram passadas nos conselhos da Igreja Escocesa de 1549, 1552 e 1559. As reformas porém não foram bastante para impedir a revolução de 1559-1560. Seu irmão, já duque de Chatelherault, se tornou importantíssimo entre os reformistas, mas Hamilton nem se decidia com vigor pelo catolicismo romano nem pela reformada Confissão da Fé. Continuou porém a dizer missa e, em 1563, chegou a ser preso durante certo tempo.

Oficiou no batismo de Jaime VI, Maria Stuart insistiu em que ele não usasse todos os ritos católicos. Suspeito de envolvimento nos assassinatos de Darnley e Moray depois da deposição de Maria, em 1567, contou entre seus partidários. Foi afinal capturado no castelo de Dumbarton e enforcado no de Stirling em 1571.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]