John Venn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Venn
Conhecido(a) por Diagrama de Venn
Nascimento 4 de agosto de 1834
Kingston upon Hull, Inglaterra
Morte 4 de abril de 1923 (88 anos)
Cambridge, Inglaterra
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Campo(s) Matemática

John Venn (Kingston upon Hull, 4 de agosto de 1834Cambridge, 4 de abril de 1923) foi um matemático inglês. A partir de 1862, foi professor de Ciência Moral na Universidade de Cambridge, estudou e ensinou lógica e teoria das probabilidades.[1][2]

John Venn licenciou-se na Universidade de Cambridge em 1857; dois anos mais tarde foi ordenado padre. Em 1862 voltou para a Universidade de Cambridge como um leitor em Ciências Morais, estudando técnicas lógicas e a teoria da probabilidade.

Desenvolveu a lógica matemática de Boole, tendo estabelecido uma forma de representação gráfica das intersecções e uniões de conjuntos, através de diagramas que levam o seu nome. Por exemplo, Venn representou 3 círculos R, S, e T como objectos típicos de um conjunto U. As intersecções desses círculos e seus complementos dividem U em 8 regiões disjuntas, havendo na relação de cada um deles com os outros 256 combinações booleanas diferentes.

Publicou, em 1866, Logic of Chance que foi considerado muito original e influenciou o desenvolvimento da estatística. Em 1881, lançou Symbolic Logic e, em 1889, The Principles of Empirical Logic.

Venn-stainedglass-gonville-caius.jpg

Referências

  1. Richard Johnsonbaugh - Essential discrete mathematics, p. 84: GB
  2. Edward Craig - Concise Routledge Encyclopedia of Philosophy, p. 914: GB

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.