Jonathan M. Wainwright

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Jonathan Wainwright)
Jonathan M. Wainwright
Jonathan M. Wainwright
Nascimento 23 de agosto de 1883
Walla Walla, Washington
Morte 2 de setembro de 1953 (70 anos)
San Antonio, Texas
Nacionalidade Norte-americano
Serviço militar
País Estados Unidos
Serviço Exército dos Estados Unidos
Anos de serviço 1906–47
Patente General
Comando Forças Aliadas nas Filipinas (1942)
Conflitos Rebelião Moro
Primeira Guerra Mundial
Segunda Guerra Mundial

Jonathan Mayhew "Skinny" Wainwright IV (Walla Walla, 23 de agosto de 1883San Antonio, 2 de setembro de 1953) foi um general do Exército dos Estados Unidos e comandante em chefe das forças aliadas nas Filipinas por ocasião de sua rendição ao Japão em Corregidor, em maio de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.

Vida[editar | editar código-fonte]

Filho de um oficial do exército que lutou na Guerra Hispano-Americana, Wainwright seguiu a carreira paterna formando-se na Academia Militar de West Point em 1906, como oficial de cavalaria, e lutou na França durante a Primeira Guerra Mundial como capitão na infantaria, servindo em Coblença, na Alemanha, após o conflito, com as tropas de ocupação aliada até 1920, quando retornou aos Estados Unidos com a patente de major.

No período entre-guerras Wainwright serviu e comandou diversas unidades da cavalaria, até ser promovido a brigadeiro-general em 1938. Neste posto foi designado para Manila, onde assumiu a chefia do departamento filipino do exército em 1940. Como comandante de campo das forças filipinas e americanas no país, abaixo apenas do general Douglas MacArthur, ele foi o responsável pela resistência dos Aliados à invasão japonesa do país em seguida ao ataque em Pearl Harbor, que levou a Segunda Guerra Mundial ao Pacífico com a entrada dos EUA na guerra.

Com a ida de MacArthur para a Austrália, na iminente derrocada frente aos japoneses, Wainwrigth assumiu o comando geral nas Filipinas já numa situação de desespero. Promovido a tenente-general em março de 1942, em meio à luta contra a invasão, ele viu os 70 mil homens das tropas americanas e filipinas se renderem em Bataan, em abril do mesmo ano. O general então comandou a resistência final na fortaleza de Corregidor, na entrada da Baía de Manila, até maio de 1942, quando, para evitar um morticínio desnecessário dos sobreviventes e sem esperança de vitória ou reforços, rendeu-se ao exército japonês.

Wainwright ordena a rendição de Corregidor e das Filipinas vigiado por um censor militar japonês

Wainwright foi mantido prisioneiro em Luzón, depois em Formosa até ser transferido para o cativeiro final na Manchúria, de onde viria a ser libertado em agosto de 1945. Ele foi o oficial americano de mais alta patente prisioneiro de guerra japonês, e apesar de sua idade e patente não teve nenhum tratamento favorecido na prisão. Apelidado de general combatente por seus homens, com quem costumava dividir trincheiras nas Filipinas, Wainwright obteve o respeito daqueles com quem foi aprisionado.

Durante todo seu cativeiro, sofreu com a decisão de render Bataan e as Filipinas e ao ser libertado a primeira coisa que quis saber é como era visto pela sociedade americana. Foi tranquilizado ao saber que era considerado um herói de guerra e mais tarde recebeu a Medalha de Honra do Congresso, a mais alta condecoração militar do país, além de um desfile em carro aberto entre o povo americano em seu retorno.

Junto como general britânico Arthur Percival, ex-comandante militar de Singapura e também prisioneiro por toda a guerra, ele assistiu à rendição oficial do Japão a bordo do USS Missouri, na Baía de Tóquio, em 2 de setembro de 1945. Levado às Filipinas, recebeu lá, pessoalmente, a rendição incondicional do general Tomoyuki Yamashita, comandante japonês no país.

Três dias após a rendição japonesa, Wainwright recebeu a quarta estrela de general. Em 1946, foi nomeado comandante do 4º Exército dos Estados Unidos no Texas, retirando-se da carreira militar um ano depois, aos 64 anos de idade, falecendo em 1953 em San Antonio, Texas.

O general Jonathan Wainwright foi enterrado com honras militares no Cemitério Nacional de Arlington, em Washington D.C.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Wainwright, Jonathan M.; Robert Considine (1986) [1945]. General Wainwright's Story. New York: Bantam. ISBN 0-553-24061-7 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jonathan M. Wainwright
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Jonathan M. Wainwright