Jorge Sincelo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde novembro de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Jorge Sincelo ou Jorge, o Monge, denominado assim pelo seu ofício eclesiástico, foi secretário pessoal ("sincelo") do patriarca de Constantinopla Tarásio e viveu em finais do século VIII e começos do IX.

É a principal fonte de conhecimento e transmissão da Aegyptiaca, ou História do Egito de Manetão, na sua obra Eklogué Cronografias, uma história do mundo que partindo de Adão chegava até a época do imperador Diocleciano.

Sincelo queria demonstrar que Jesus Cristo nascera o ano de 5500 depois da Criação do Mundo, descrevendo, indiretamente, a história de 31 dinastias egípcias que atingiam do Dilúvio Universal até os tempos de Dario I, servindo-se dos epítomes de Manetão.

Dos seus textos somente perduraram dois manuscritos, o de 1021, e o de Paris, o melhor de ambos.

Sincelo utilizou para compor a sua obra o epítome de Eusébio de Cesareia, citando-o, e possivelmente o de Júlio Africano, indiretamente, através de outros manuscritos. Também deve ter conhecido outras obras, consideradas pseudo-manetonianas, como o Livro de Sozis e a Crônica Antiga.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Editio princeps de J. Goar (1652) in W. Dindorf, Bonn Corpus scriptorum hist. Byz., 1829.
  • H. Gelzer, Sextus Julius Africanus, ii. I (1885).
  • H. Gelzer. Sextus Julius Africanus und die byzantinische Chronographie, Leipzig 1898 (New York, B. Franklin, 1967).
  • C. Krumbacher, Geschichte der byzantinische Litteratur, Munich, 1897.
  • William Adler. Time immemorial: archaic history and its sources in Christian chronography from Julius Africanus to George Syncellus, Washington, D.C., Dumbarton Oaks Research Library and Collection, 1989.
  • Alden A. Mosshammer, ed., Georgii Syncelli Ecloga chronographica, Leipzig, Teubner, 1984.
  • William Adler, Paul Tuffin, translators. The chronography of George Synkellos: a Byzantine chronicle of universal history from the creation, Oxford, Oxford University Press, 2002.

Referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em espanhol, cujo título é «Jorge Sincelo».

Ligações externas[editar | editar código-fonte]