José António de Magalhães Araújo Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
José António de Magalhães Araújo Pinheiro
Nascimento 1956 (62 anos)
Amarante
Cidadania Portugal

José António de Magalhães Araújo Pinheiro[1] GCCGOAGCAMPSDMOSDMSMMMPMM (Amarante, Novembro de 1956) é um General Piloto-Aviador português, que desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior da Força Aérea entre 2011 e 2016, tendo também sido o principal colaborador do Ministro da Defesa Nacional e do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA) em todos os assuntos relacionados com a Força Aérea Portuguesa[2].

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ingressou no Curso de Aeronáutica da Academia Militar em 1973, tendo sido brevetado nos EUA em Dezembro de 1977. Foi comandante da Base Aérea N.º 5, em Monte Real, e da Academia da Força Aérea, em Sintra. Como Piloto-Aviador, tem mais de 3000 horas de voo, a maioria delas em aviões de caça.[3]

Tomou posse como Comandante da Força Aérea no dia 23 de fevereiro de 2011 numa cerimónia no Palácio de Belém[4], substituindo o General Luís Araújo que havia deixado a Força Aérea para se tornar no CEMGFA. Cessou funções em 2016, tendo sido sucedido pelo Tenente-General Manuel Teixeira Rolo.

Comandou a Força Aérea Portuguesa numa altura difícil de redução de custos e de pessoal. José Pinheiro lutou para manter os níveis de operacionalidade exigidas para o cumprimento da missão da FAP, alertando incansavelmente o Estado português sobre os problemas que afectaram a FAP.[5][6]

Condecorações[7][8][editar | editar código-fonte]

Entre diversas condecorações, destacam-se:

Referências

  1. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.emfa.pt 
  2. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.emfa.pt 
  3. WEBTEAM, DCSI -. «General José Pinheiro despede-se enquanto CEMFA | Força Aérea Portuguesa». www.emfa.pt. Consultado em 7 de dezembro de 2017. 
  4. «Título ainda não informado (favor adicionar)». correiodominho.com 
  5. «Título ainda não informado (favor adicionar)». expresso.sapo.pt 
  6. «Título ainda não informado (favor adicionar)». www.dn.pt 
  7. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "José António de Magalhães Araújo Pinheiro". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de dezembro de 2014. 
  8. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Estrangeiras». Resultado da busca de "José António de Magalhães Araújo Pinheiro". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 3 de dezembro de 2014.