José María Gil Tamayo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José María Gil Tamayo
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo de Granada
Info/Prelado da Igreja Católica
Hierarquia
Papa Francisco
Atividade eclesiástica
Diocese Arquidiocese de Granada
Nomeação 1 de fevereiro de 2023
Predecessor Francisco Javier Martínez Fernández
Mandato 2023
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 7 de setembro de 1980
Nomeação episcopal 6 de novembro de 2018
Ordenação episcopal 15 de dezembro de 2018
Catedral de Ávila
por Ricardo Cardeal Blázquez Pérez
Lema episcopal Non ministrari sed ministrare
Brasão episcopal
Nomeado arcebispo 16 de julho de 2022
Brasão arquiepiscopal
Dados pessoais
Nascimento Zalamea de la Serena
5 de junho de 1957 (66 anos)
Nacionalidade espanhol
Funções exercidas -Bispo de Ávila (2018-2022)
-Arcebispo coadjutor de Granada (2022-2023)
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

José María Gil Tamayo (Zalamea de la Serena, província de Badajoz, Espanha, 5 de junho de 1957) é um clérigo espanhol e Arcebispo de Granada.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Treinamento[editar | editar código-fonte]

Ingressou no Seminário Metropolitano de San Atón onde completou seus estudos eclesiásticos, sendo ordenado sacerdote em 1980 e pertencendo ao clero da Arquidiocese de Mérida-Badajoz desde sua ordenação .

Mais tarde, licenciou-se em Ciências Religiosas pela Faculdade de Teologia da Universidade de Navarra. Começou então a trabalhar como sacerdote, liderando diferentes paróquias rurais em sua região natal de La Serena , e se envolveu na pastoral educativa com os jovens. Decidiu então complementar os seus estudos graduando-se pela segunda vez em Ciências da Informação na Universidade de Navarra.

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Em 1992 assumiu a direção da Delegação de Mídia e do Gabinete de Informação diocesano, ao mesmo tempo em que criou o Seminário Diocesano Igreja do Caminho, do qual foi diretor até 2005.

Participou também ativamente no lançamento da emissora de Popular TV na província de Badajoz, combinando-a com o seu trabalho como capelão do Colégio Sagrada Família de Badajoz.

Mais tarde foi professor da pós-graduação em comunicação na Universidade Pontifícia de Salamanca e depois mudou-se para a República de El Salvador onde foi professor visitante na Universidade Católica de El Salvador .

Depois de retornar à Espanha, tornou-se membro do conselho de administração da Cadena COPE e TV Popular, foi capelão da União Católica de Informantes e Jornalistas da Espanha (UCIP-E), cônego da Catedral de São João Batista de Badajoz Além de colaborador regular do programa de rádio La Linterna, é também pároco da igreja de San Juan Bautista em Badajoz.

Em 7 de outubro de 2006, foi nomeado pelo Papa Bento XVI consultor do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e renovado por mais cinco anos em 13 de dezembro de 2011. Em 20 de novembro de 2013[2], foi eleito Secretário Geral [3] da Conferência Episcopal Espanhola para o quinquênio 2013-2018, em substituição ao Monsenhor Juan Antonio Martínez Camino .

Foi secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola, entre 2013 e 2018.

Bispo de Ávila[editar | editar código-fonte]

Foi nomeado Bispo de Ávila pelo Papa Francisco em 6 de novembro de 2018 . A data escolhida para a sua ordenação episcopal e posse foi 15 de dezembro de 2018, na Catedral de Ávila . [4] O Arcebispo de Valladolid, Ricardo Blázquez Pérez, o consagrou em 15 de dezembro do mesmo ano; Os co-consagradores foram o Núncio Apostólico na Espanha, Arcebispo Renzo Fratini, e o Bispo Emérito de Ávila, Jesús García Burillo.

Arcebispo de Granada[editar | editar código-fonte]

Em 16 de julho de 2022, foi tornada pública sua nomeação pelo Papa Francisco como Arcebispo Coadjutor de Granada[2][5][6]Em 1 de fevereiro de 2023 sucedeu o Arcebispo Francisco Javier Martínez Fernández, este tornando-se emérito.[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: José María Gil Tamayo

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.