Colomano Asen I da Bulgária

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kaliman Asen I de Bulgária)
Colomano Asen I da Bulgária
Imperador da Bulgária
Reinado 12411246
Consorte Uma princesa cumana
Antecessor(a) João Asen II
Sucessor(a) Miguel Asen I
Nascimento c. 1234
  Tarnovo
Morte 1246
  Tarnovo
Nome completo Калиман Асен
Dinastia Asen
Pai João Asen II da Bulgária
Mãe Ana Maria da Hungria

Colomano Asen I (em búlgaro: Калиман Асен I - Kaliman Asen I) foi o imperador da Bulgária entre 1241 e 1246. Ele era filho de seu antecessor, João Asen II com a imperatriz Ana Maria da Hungria. Seus avós maternos eram André II da Hungria e Gertrude da Merânia.

História[editar | editar código-fonte]

Segundo Império Búlgaro no tempo de Colomano (1241-1256)

Colomano foi batizado em homenagem ao seu tio materno, o príncipe Kálmán da Hungria. Seu reinado foi marcou o início do declínio do estado búlgaro. Com apenas sete anos de idade, obviamente o imperador não era capaz de reinar por si só e o país ficou nas mãos de uma regência. Há indícios de que os nobres locais se aproveitaram da situação para abusar de seus poderes nas províncias, como foi o caso de Melnik.

Logo no início do reinado de Colomano, a Bulgária foi invadida pelos mongóis da Horda Dourada liderados por Batu Khan e o ataque só terminou depois que os invasores foram subornados com um tributo anual. A Bulgária já não mais exercia a influência de outrora sobre as regiões vizinhas da Tessalônica e da Sérvia, mesmo ainda mantendo suas fronteiras intactas. Em 1245, o papa Inocêncio IV enviou uma carta ao imperador para pedir a comunhão da Igreja da Bulgária com a Igreja Católica Romana.

A morte prematura de Colomano em agosto/setembro de 1246 foi atribuída pelo cronista bizantina Jorge Acropolita a duas possíveis causas: morte natural ou envenenamento. Ele foi sucedido pelo seu meio-irmão mais jovem Miguel Asen I (geralmente chamado, incorretamente, de Miguel II Asen).

Ver também[editar | editar código-fonte]

Colomano Asen I da Bulgária
Nascimento: 1234 Morte: 1246
Precedido por:
João Asen II
Imperador da Bulgária
1241–1246
Sucedido por:
Miguel Asen I

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • John V.A. Fine, Jr., The Late Medieval Balkans, Ann Arbor, 1987.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]