Karel Vasak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karel Vasak
Nascimento 26 de junho de 1929
Checoslováquia
Morte 1 de maio de 2015 (85 anos)
Estrasburgo
Sepultamento cemitério do Père-Lachaise
Cidadania Chéquia, França, Checoslováquia
Ocupação diplomata, professor universitário
Empregador University of Western Brittany

Karel Vasak (1929-2015) foi um jurista tcheco-francês.

Vasak nasceu na Tchecoslováquia e foi estudar direito na França, onde decidiu se fixar após a invasão soviética ao seu país em 1968. Adquiriu nacionalidade francesa e trabalhou para o Conselho da Europa em vários cargos.

Em 1969, Vasak tornou-se o primeiro secretário-geral do Instituto Internacional de Direitos Humanos em Estrasburgo, cargo que ocupou até 1980. Foi diretor da Divisão de Direitos Humanos e Paz da UNESCO e assessor jurídico do referido instituto e da Organização Mundial de Turismo.

Em 1979, inspirado nos ideais da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), Vasak foi o primeiro a propor uma divisão dos direitos humanos em gerações.[1].

Tal divisão seguiria a seguinte estrutura:

1ª Geração: Liberdade Foco no indivíduo visando diminuir a influência do Estado na vida particular. Esta geração é representada pelo Estado Liberal.

2ª Geração: Igualdade Após notar que o Estado obrigatoriamente precisava intervir na vida da sociedade para regulá-la da melhor forma possível, foi proposta a intervenção deste, aplicando e respeitando os Direitos Humanos, Fundamentais e Sociais. Esta geração é representada pelo Estado Social e Democrático.

3ª Geração: Fraternidade (Solidariedade) Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma forte comoção mundial a respeito da necessidade da proteção da humanidade como um todo. Foram propostos nesta geração direitos muito mais amplos, como o Direito ao Meio Ambiente, à Paz e ao Desenvolvimento.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • As dimensões internacionais dos direitos do homem (1983)

Referências

  1. «Aproximaciones a los Derechos Humanos de Cuarta Generación» (PDF). Consultado em 12 de maio de 2010. Arquivado do original (PDF) em 29 de setembro de 2007 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.