Karim Rashid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karim Rashid
Karim Rashid
Nome completo كريم رشيد
Nascimento 18 de setembro de 1960 (63 anos)
Cairo
Nacionalidade Egípcio
Cônjuge Ivana Purić
Ocupação Designer industrial
Página oficial
www.karimrashid.com

Karim Rashid (em Árabe كريم رشيد) (Cairo, 18 de Setembro de 1960) é um designer industrial egípcio.[1] Obteve o bacharelato na Universidade de Carleton em Ottawa, Canada em 1982 e completou os seus estudos de pós-graduação em Itália.

“Nostalgia é uma palavra que não entra no vocabulário de Karim Rashid. Segundo ele, o mundo poderia ser bem diferente se o ser humano soubesse viver no presente, rodeado de locais, objetos e experiências inspiradoras e contemporâneas – MUDAR O MUNDO É MUDAR A NATUREZA HUMANA.”

Considerado um dos maiores nomes do design atual, o egípcio criado no Canadá, Karim Rashid possui em seu currículo dezenas de prêmios, entre eles, o Best Retail Store, em 2003 e ID Magazine's Annual Design Review 2003.

Para ele a imaginação não tem limites e sua ousadia de repensar o banal culminou na criação de muitas peças, como por exemplo, a lixeira que projetou para a Umbra que hoje faz parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, sob o nome de lixeira Garbino.

Defensor do design democrático ou “designocracia”, um termo utilizado pelo próprio Karim Rashid onde ele afirma que não faz design apenas para a alta classe, mas para todas as pessoas. Segundo ele, o design não é só algo visual ou estético, mas está por toda parte e representa o que realmente é o mundo contemporâneo.

Suas criações discutem, de forma geral, a convivência e mentalidade do século XXI, priorizando o convívio humano e tentando sempre facilitar ainda mais o dia-a-dia das pessoas.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

É casado com a engenheira química sérvia Ivana Purić.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Karim Rashid» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 11 de maio de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre design é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.