Escanda (hinduísmo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Kartiqueia)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: se procura a banda musical russa, veja Kartikeya.
Kartikeya
Estátua cambojana de Kartiqueia dos séculos 6 e 7 no museu Guimet, em Paris
KartikeyaSkandaEscandaKumaraSubrahmanya
deus hindu do conflito
[1][2]
Montaria pavão[1]
Arma lança Shula
Pai Shiva
Mãe Parvati

Portal de religião

Kartiqueia, Kartikeya, Skanda, Scanda, Kumara, Subrahmanya,[1][2] Muragan e Kartikeya são diferentes nomes para o deus do conflito no Hinduísmo. Filho de Xiva e da deusa Parvati, teria nascido da união das energias dos dois deuses.[1] Segundo outro mito, teria nascido do rio Ganges, a partir do sêmen de Shiva, quando este se banhava no rio, sendo, por isso, chamado de Ganga-ja ("nascido do Ganges").

Já em outro mito, teria nascido de seis centelhas brotadas dos olhos de Xiva: essas seis centelhas teriam dado origem a seis crianças que teriam sido abraçadas com tanta força por Parvati que elas teriam se tornado uma só criança com seis cabeças, Kartiqueia.[2] Kartiqueia possui seis cabeças e doze braços. Sua montaria é um pavão.[1] Substituiu o deus védico Indra, que, anteriormente, era o principal deus hindu da guerra.[1] É muito popular no sul da Índia. Carrega o Shula (lança).

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Escanda (hinduísmo)
Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Referências

  1. a b c d e f SCHULBERG, L. Índia histórica. Tradução de J. A. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro. Livraria José Olympio Editora. 1979. p. 182.
  2. a b c WILKINSON, P. O livro ilustrado das religiões: o fascinante universo das crenças e doutrinas que acompanham o homem através dos tempos. Tradução de Margarida e Flávio Quintiliano. São Paulo. Publifolha. 2001. p. 37.