Katalin Zamiar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Katalin Rodriguez Zamiar
Nascimento 14 de agosto de 1973 (46 anos)
Chicago
Nacionalidade Estados Unidos
Estatura 1,57 m
Ocupação artista marcial, jornalista esportista e atriz
Página oficial
http://www.katalinusa.com

Katalin Rodriguez-Ogren (nome de solteira Katalin Rodriguez Zamiar, mais conhecida como Katalin Zamiar) (n. 14 de agosto de 1973 em Chicago) é uma artista marcial estado-unidense , jornalista esportista e atriz.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Katalin Zamiar ensinou um Ciência forense na Universidade de Illinois e possui uma licenciatura em Antropologia pela mesma universidade. Ela estudou artes marciais desde 1982 e é uma artista marcial realizada segurando faixas pretas em Tae Kwon Do, Karate Goju, e Shorin Ryu Karate.

A partir de 2010, ela é dona da POW! Mixed Martial Arts e centros de formação Chicago Krav Maga. Junto com o ensino em seu centro de treinamento no centro de Chicago, Zamiar as vezes cobre o Ultimate Fighting Championship para a revista Grappling, concentrando-se principalmente em características e entrevistas. Ela tem mais de 150 artigos publicados em revistas de artes marciais diversas, incluindo Black Belt e Inside Kung Fu, entre outros, e tem sido destaque nas revistas Shape, Allure e Self.

Katalin é uma fitness internacional e apresentadora de ensino de artes marciais em várias conferências de Taipei para Aruba, e passou algum tempo como porta-voz para o RevGear, empresa de artes. Ela também escreve matérias e manuais de condicionamento, e é um treinador de destaque na Podfitness.com.

Em videojogos e cinema[editar | editar código-fonte]

Em jogos de vídeo e cinema Kitana, Mileena, e Jade em 1993 cult clássico Video game Mortal Kombat II (o vídeo foi gravado usando o traje azul de Kitana; John Tobias criou Mileena e Jade alterando a cor do traje para roxo e verde). Em 1997, Em 1997, Zamiar, juntamente com Philip Ahn (Shang Tsung em MKII) e Elizabeth Malecki (Sonya in Mortal Kombat), entraram com uma ação judicial contra a Midway Games sobre a falta de royalties para as versões caseiras do game, um caso em que Midway saiu vitoriosa.[1]

Em 1995, ela e os colegas atores Mortal Kombat Ho Sung Pak (Liu Kang no jogo e seu namorado na época [2]), Daniel Pesina, e Phillip Ahn surgiram em Thea Realm Fighters, um game de luta nunca lançado produzido exclusivamente para o Atari Jaguar. Em 1995, ela e os colegas atores Mortal Kombat Ho Sung Pak (Liu Kang no jogo e seu namorado na época [2]), Daniel Pesina e Phillip Ahn apareram no Thea Realm Fighters, um jogo de luta nunca lançado produzido exclusivamente para Atari Jaguar. Mais tarde, ela fez duas vídeos de artes marciais condicionado com Pak. Em 1996, ela interpretou Chae Lee uma mulher ninja no jogo Catfight.

Em 2003, ela desempenhou um papel menor no filme de artes marciais Book of Swords. Em homenagem ao seu alter egos em Mortal Kombat, Katalin mais uma vez interpretava um personagem ninja do sexo feminino, vestidos com roupas semelhantes aos seus homólogos MKII e ainda empunhando duas sai como Mileena. O filme também é estrelado por Pesina, Pak, e um outro ator Mortal Kombat, Richard Divizio, que também são observados em vestuário estilo MK ao longo do filme.

Ela também pode ser vista em vídeos de vários exercícios, como ela já apareceu em mais de uma dúzia de fitness e vídeos de artes marciais no mercado.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Mortal Kombatants killed in kourt». IP Councelors. 16 de junho de 1997. Consultado em 30 de setembro de 2007. Arquivado do original em 6 de outubro de 2007 
  2. Mortal Kombat II Behind the Scenes (em inglês), Video Games, April 1994

Ligações externas[editar | editar código-fonte]