Kikki Danielsson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kikki Danielsson
Nascimento Elsie Ann-Kristin Danielsson
10 de maio de 1952 (70 anos)
Visseltofta
Cidadania Suécia
Cônjuge Kjell Roos
Ocupação country singer, schlager singer, yodeler, artista discográfico(a), letrista, acordeonista, dansband singeracordeão, voz
Página oficial
https://kikkidanielsson.com

Ann-Kristin (Kikki) Danielsson (Visseltofta, comuna de Osby, Escânia, 10 de maio de 1952) é uma cantora country, dansband ou pop sueca.[1] Por vezes, toca acordeão. Também é famosa por cantar à tirolesa, nalgumas canções.

Vida e trabalho[editar | editar código-fonte]

Kikki Danielsson participou nove vezes no Festival da Canção da Suécia (Melodifestivalen) e uma no da Noruega. Participou por duas vezes no Festival Eurovisão da Canção: no Festival Eurovisão da Canção 1982, na banda pop Chips(banda) com a canção "Dag efter dag" (Dia após Dia), que terminou em 8º lugar) e no Festival Eurovisão da Canção 1985 a (solo) com a canção Bra vibrationer (Boas vibrações, que terminou em 3º lugar).

Kikki Danielsson como cantora iniciou a sua carreira na banda sueca Wizex em 1973. Participou como membro desse grupo no Melodifestivalen de 1978. Em 1982, deixou essa banda e passou a fazer parte da banda Chips (banda) e participou como membro desse grupo em 1981 e 1982 (em que venceu). Participou em vários shows televisivos e radiofónicos não apenas no seu país natal como nos Estados Unidos da América na década de 1980.

Em 1984, casou com o músico sueco Kjell Roos, de quem teve um filho. Em 1987, publicou o álbum "Min barndoms jular" (com canções de Natal). Juntamente com Roosarna ela produziu uma série de canções na década de 1990 que foram sucesso no seu país. Em 1999 separou-se de Kjell Roos.

Os seus problemas relativos ao consumo de álcool têm sido motivo para mexericos na imprensa sensacionalista da Suécia e levaram-na a parar por um pequeno período a sua carreira.

Participações no Festival da Canção da Suécia e na Eurovisão[editar | editar código-fonte]

8.º lugar no Festival Eurovisão da Canção 1982
3º lugar Festival Eurovisão da Canção 1985

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Kikki Danielsson». Discogs (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Kikki Danielsson