Líbero (voleibol)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Seleção Sérvia de Voleibol Feminino; a jogadora usando cor diferente, Suzana Ćebić, é a líbero.

Líbero é uma posição do voleibol introduzida em 1998 pela FIVB. Trata-se de um termo invariável em todos os outros idiomas e suas características de atuação são jogar somente no fundo da quadra (posições 1, 5 e 6) no lugar de um dos jogadores de fundo, e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros fundamentos, exceto levantamento em suspensão. Portanto:

  • Não pode fazer o serviço (saque);
  • Não pode concluir uma ação de ataque (de nenhuma parte da quadra) se a bola estiver acima do bordo superior da rede (ou de seu prolongamento horizontal);
  • Se o líbero efetuar um levantamento invadindo a zona de ataque (à frente da linha dos três metros) um outro jogador não pode concluir uma ação de ataque golpeando a bola completamente acima do bordo superior da rede (esta limitação deriva da exigência de excluir o líbero do uso muito frequente do levantamento, que se efetua na zona de ataque como penúltimo toque da equipe).

As substituições do líbero são ilimitadas e devem ser efetuadas antes do apito para o serviço (saque), sem solicitar autorização ao árbitro. A permanência do jogador líbero está sujeita à rotação do titular de quem ele toma o seu lugar, tendo que, necessariamente, colocá-lo quando ele volta à primeira linha (posição 4). Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; O líbero volta no rally seguinte, novamente no lugar do central do fundo.

Quando o levantador se encontra defendendo uma bola de um oponente ou estiver em apuros porque está longe ou no chão, geralmente intervém livre para driblar (atrás da linha de 3 metros, ou fora da zona de ataque) para que tenha ainda quatro jogadores disponíveis para o ataque.[1][2][3]

Líberos famosos[editar | editar código-fonte]

Voleibol masculino[4][5][editar | editar código-fonte]

Voleibol feminino[6][editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «The Game». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 
  2. «Liberos gain new freedom». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 
  3. «FIVB Refereeing/Rules». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 
  4. «Best liberos». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 
  5. «Best Liberos». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 
  6. «Best Liberos». FIVB (em inglês). Consultado em 26 de agosto de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]