La Altagracia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
La Altagracia
Fundação Não disponível
Capital Higüey
População 182.020 habitantes
Censo 2002
Área 2.474,34 km²
Densidade 73,56 hab/km²
População Urbana Não disponível
ISO 3166-2 DO-11
Mapa

La Altagracia é uma das 31 províncias da República Dominicana. É a província mais oriental do país.

O nome é em homenagem à imagem de Nossa Senhora de La Altagracia, trazido da Espanha no século XVI. Vários milagres são atribuídos a esta santa. A Virgem deu nome a um santuário em Salvaleón de Higüey (cidade conhecida simplesmente como Higüey), o qual na segunda metade do século XX foi construída a catedral ou Basílica de Nossa Senhora de la Altagracia inaugurada em 1971.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1505, Juan de Esquivel conquistou este cacicado e fundou uma fortaleza que ele construiu em 1506 por ordem de Ovando em uma vila, chamando a de Salvaleón de Higüey.

Mais tarde, por privilégio real enviado a Sevilha em 7 de dezembro de 1508 foi concedido a esta vila o brasão de armas. Durante o período colonial espanhol, Higüey permaneceu como paróquia do partido de Seibo. Então, em 1801, devido à divisão territorial realizada por Toussaint Louverture por seu domínio da parte espanhola da ilha, passou a ser um distrito do departamento de Ozama.

Após o período da Reconquista, em 1809, quando a Espanha obteve novamente o domínio da parte oriental, Higüey voltou a ser paróquia do partido de Seibo até 1821. Depois, em 1822, ano em que se viu a ocupação haitiana sob o comando de Boyer, voltou a ser parte do departamento de Ozama. E ao ser proclamado a República em 1844, a Junta Central Governativa a designou comum do departamento de Seibo.

Um ano mais tarde, através da Administração Provincial Lei Nº 40 de 9 de Junho de 1845, foi convertido em comum da província de Seibo, uma condição que manteve até 1861, quando por resolução da capitania Geral do Governo Espanhol Anexionista foi erguido a Posse de Governo Político e Militar de Seibo. Mas, sendo restaurada à República recuperou sua condição de província comum de Seibo pelo Decreto Nº. 860 de 12 de agosto de 1865.

Atualmente, é a cabeceira comum da província de la Altagracia. Nesta província se encontra o Santuário da Virgem Milagrosa de la Altagracia, padroeira do povo dominicano.

Este é o primeiro santuário da América e no qual traz em 21 de janeiro de cada ano, milhares de dominicanos para adorar a Virgem de la Altagracia.

Atualmente, a imagem venerada da milagrosa virgem está exposta na Basílica que foi construída para honrar frente ao antigo Santuário e unida a ela por uma grande avenida, moderna e iluminada. Para um histórico detalhado de Higüey, leia o livro "História de Higüey" por Francisco Guerrero Castro que é o melhor sobre Higüey em seu gênero.

Bayahibe.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Demografia da população[editar | editar código-fonte]

Distritos[editar | editar código-fonte]

Economia[editar | editar código-fonte]

O turismo é uma das principais atividades econômicas da província, tanto religioso, e conta com acomodações de primeira classe no Caribe e América Central, especialmente em Bávaro e Punta Cana.

Essa província é também basicamente agrícola e pecuária. Estima-se que possui cerca de 775 mil empregos em que se dedica à criação de gado, a segunda província no país com o maior número de vacas.

A cana de açúcar e o arroz são dois de seus itens básicos de comercialização, assim como o milho, o feijão, e diferentes alimentos, como a mandioca, a banana, a taioba, o inhame e a batata doce.

Demografia[editar | editar código-fonte]

População (2002): 182 020 personas: 92 703 homens e 89 317 mulheres.

Densidade: 60 habitantes/km2.

Porcentagem de população urbana: 65.8%.

o compisition racial é:

  • 82% negros
  • 17% mulato
  • 1% branco

Emissoras de rádio[editar | editar código-fonte]

Banda FM

Kool 106.9, Estrella 92.3, Génesis 97.5, La Kalle 96.3, La Voz de la Luz 88.7, Magia 90.3, Mambo 94.3, Misionera 91.5, Naranja 105.5, Punta Cana 99.1,

Bússola[editar | editar código-fonte]