La Bodeguita del Medio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Interior do La Bodeguita

La Bodeguita del Medio, também chamado simplesmente de La Bodeguita, é um bar e restaurante de comida típica cubana localizado na rua Empedrado, em Havana Velha, em Havana, em Cuba. É um notório ponto turístico da cidade. Suas paredes estão repletas de escritos e assinaturas de seus visitantes, ilustres ou não.[1] Dentre os seus frequentadores célebres, contam-se Salvador Allende, Pablo Neruda, Errol Flynn e Ernest Hemingway, que grafou, em suas paredes: My mojito in La Bodeguita, My daiquiri in El Floridita ("Meu mojito na Bodeguita, meu daiquiri no Floridita"). Nicolás Guillén, por sua vez, lhe dedicou estes versos:

Tradução:

História[editar | editar código-fonte]

Em 1942, Ángel Martínez comprou a bodega La Complaciente, na rua Empedrado, e a transformou na Casa Martínez, onde se vendiam produtos típicos e se serviam refeições. Em 1950, o estabelecimento mudou de nome, oficializando o nome pelo qual era conhecido informalmente pelos seus frequentadores: La Bodeguita del Medio ("A bodeguinha do meio"). O "del Medio" ("do Meio") era uma referência ao fato de que o restaurante ficava localizado no meio da rua Empedrado, ao contrário da maioria dos restaurantes e mercados locais, que ficavam situados estrategicamente nas esquinas. Aos poucos, o local passou a ser frequentado por celebridades como Gabriela Mistral, Agustín Lara, Carlos Mastronardi etc. Depois de 1959, com a Revolução Cubana, o restaurante foi fechado e as suas paredes foram pintadas, fazendo com fossem perdidas algumas assinaturas e algumas fotos penduradas nelas.

Graças a Salvador Allende, o restaurante foi reaberto. Por meio de fotos, foi reconstituído o ambiente original do restaurante e foram recuperadas algumas assinaturas nas paredes. Em setembro de 1997, em meio a uma série de atentados contra locais turísticos luxuosos, uma bomba explodiu no restaurante e várias dezenas de pessoas ficaram feridas. O mercenário salvadorenho Ernesto Cruz foi responsabilizado pelo atentado. Atualmente, há vários estabelecimentos no mundo com o mesmo nome: na Argentina, Costa Rica, Bolívia, México, Colômbia, Venezuela, Alemanha, Inglaterra e Gijón.

Referências

  1. Havana Club. Disponível em http://havana-club.com/en/havana-city-guide/la-bodeguita-del-medio. Acesso em 21 de agosto de 2015.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre La Bodeguita del Medio
Ícone de esboço Este artigo sobre Cuba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.