Saltar para o conteúdo

Lança-perfume: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 6: Linha 6:




==História==
==História== Luan_350@hotmail.com xD


O '''lança-perfume''' aparece no [[Carnaval]] de [[1906]], no [[Rio de Janeiro]], sendo rapidamente incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, principalmente nas [[batalha de confete|batalhas de confete]], [[Corso carnavalesco|corsos]] e, mais tarde nos [[Baile de Máscaras|bailes carnavalescos]]. É a droga considerada símbolo do Carnaval.
O '''lança-perfume''' aparece no [[Carnaval]] de [[1906]], no [[Rio de Janeiro]], sendo rapidamente incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, principalmente nas [[batalha de confete|batalhas de confete]], [[Corso carnavalesco|corsos]] e, mais tarde nos [[Baile de Máscaras|bailes carnavalescos]]. É a droga considerada símbolo do Carnaval.

Revisão das 22h23min de 30 de setembro de 2008

O lança-perfume é um produto desodorizante com aroma aproximado do perfume L'Air Du Temps de Nina Ricci em forma de um spray. O líquido, que é a base de cloreto de etila e acondicionado sob pressão em ampolas de vidro, devido a combinação do gás e perfume, ao ser liberado, forma um fino jato com efeito congelante. A Lança perfume foi industrializada pela Rhódia da Argentina e importado para o Brasil do início e até meados do século XX. A marca Rodouro foi muito solicitada nos carnavais brasileiros, até que os foliões passaram a utilizá-la como bebida espirituosa ou inala-la profundamente, a partir de então, foi proibido o uso em salões e mais adiante a sua importação. Como na Argentina ninguém bebe "perfumes" e nem cheira gasolina (que também contem os compostos) os produtos continuam até hoje liberados e não são considerados de efeito tóxico e sim analgésico. Detalhe importante: Isso explica a placa nas fronteiras, miradas aos que entram ou retornam ao Brasil, com a curiosa advertência.  : "No Brasil portar ou usar lança perfume é crime".


==História== Luan_350@hotmail.com xD

O lança-perfume aparece no Carnaval de 1906, no Rio de Janeiro, sendo rapidamente incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, principalmente nas batalhas de confete, corsos e, mais tarde nos bailes carnavalescos. É a droga considerada símbolo do Carnaval.

Durante muito tempo o lança-perfume foi uma diversão inocente, mas, pouco a pouco, passou a ser inalado durante os bailes como uma droga.

Após alguns casos de morte de usuários, por embriaguez seguida de queda em janelas. Em 1961, por recomendação do jornalista Flávio Cavalcante seguido de um decreto do então Presidente, Jânio Quadros a lança perfume fabricado pela Rhodia na Argentina acabou sendo proibido no Brasil.

No entanto, até 2 anos atrás continou sendo uma droga encontrada com facilidade em diversos estados brasileiros. Agora não é mais encontrado pois o que tudo indica a suposta indústria situada na Argentina fechou ou parou de fabricar tal produto (porém ainda traficam esse produto).

Uma série de falsos boatos sobre a droga sempre existiu, como por exemplo de que a droga era vendida em supermercados na Argentina.

Curiosidade: Drogas inalantes são conhecidas em todo o mundo, entretanto o lança perfume, a cola de laminados (sapateiro) são usados apenas no Brasil, mesmo na Argentina e Paraguai que seriam os "fabricantes" de lança perfume, o uso não é popular e a maioria das pessoas nem conhece tal produto, indicando que é industrializado somente para exportação.

Embora os ingredientes do lança perfume não sejam considerados tóxicos, no Brasil é considerado uma droga, e seu uso ou porte pode levar a prisão por posse ou tráfico.

Características técnicas

O lança-perfume é uma droga manufaturada com solventes químicos a base de cloreto de etila. A versão caseira chamado de "loló" é feita com uma combinação de éter(25%), clorofórmio(45%), álcool de cereais e/ou acetona(25%) e essência perfumada(5%).

O produto industrializado é geralmente embalado em tubos na forma líquida mediante alta pressão. O líquido, em contato com o ar, evapora rapidamente.

O lança-perfume acelera a freqüência cardíaca, podendo chegar até 180 batimentos por minuto. Aparentemente inofensiva devido ao seu odor, esta droga destrói as células do cérebro e pode levar o usuário a ter desmaios ou em caso extremos até à morte através de parada cardíaca.

Efeitos

Os efeitos do Lança-Perfume podem variar conforme a quantidade inalada pelo usuário, ele age no sistema nervoso central e causa desde um pequeno zumbido até fortes alucinações, inicia 5 à 10 segundos após a inalação da droga e dura de 30 segundos a até 10 minutos.

  • Euforia e excitação.
  • O tato é alterado e pode levar a uma sensação de "estar voando".
  • Formigamento das extremidades, no caso, mãos e pés.
  • Formigamento da face.
  • Forte barulho no ouvido, na maioria dos casos e como uma das características da droga, o famoso "Tuim" (semelhante ao barulho de uma linha telefônica aguardando uma chamada), e com o uso continuo da droga algumas pessoas escutam o barulho semelhante o de um helicóptero (vum vum vum vum), ou o de uma ambulância.
  • Sensação de felicidade.
  • Vontade de rir.
  • Alucinações: se inalado em grandes quantidades a pessoa perde os sentidos, tem alucinações, sonhos, mas podendo sempre sofrer sérios danos causados por quedas ou por agir inconscientemente.
  • Após o efeito da droga, segue náuseas, depressão, dores de cabeça e mal estar.
  • No dia seguinte ou algumas horas depois podem surgir dores no estômago e uma sensação semelhante a uma ressaca.
  • Se inalado em grande quantidade, há uma forte tendência do usuário cuspir placas de sangue.
  • Se misturado a bebida pode causar coma profundo.
  • Se você chegar ao ponto de desmaiar, terá sonhos alucinantes e ao acordar não se recordará de nada e ficara "lesado" por um tempo,como se fosse uma espécie de ressaca.


Pesquisas indicam que o uso não causa dependência física, mas pode causar dependência psicológica e danos sérios ao sistema nervoso.

Músicas que fazem apologia à lança-perfume

Lança Perfume

(Composição: Rita Lee e Roberto de Carvalho)

Lança menina, lança todo este perfume.

Desbaratina não dá pra ficar imune.

Ao seu amor que tem cheiro de coisa maluca.

Vem cá meu bem, me descola uma carinho.

Eu sou neném, só sossego com beijinho.

E vê se me dá o prazer de ter prazer comigo.


Me aqueça...


Me vira de ponta cabeça.

Me faz de gato e sapato e...

Me deixa de quatro no ato.

Me enche de amor, de amor.


[refrão]

Lança, lança perfume.

Oh, oh, oh, oh, lança, lança perfume.

Lança perfume....

Lança, lança

(Composição: Jammil)


Um cheiro bom que vem lá da Argentina.

Que eu comprei lá no Paraguai.

Que eu botei no seu lencinho, menina.

Te roubei um beijo e você querendo mais.


Tem água de beber, tem água de tomar.

Tem água de comer e água pra se envenenar.


Água de beber, água de tomar.

Água de comer e água pra se envenenar.


Lança, lança, lança, lança, lança seu olhar em mim.

Lança, lança, se balança cuidado pra não cair (2x).


Depois segure a cabeça pra não perder o juízo.

Não me responsabilizo se você ficar mau.

Eu adoro o cheiro desse perfume.

Mas segure o seu ciúme pois é carnaval


Outras músicas

  • Cantiga de Carnaval

Cade o lança é só você que tem,

Se você ta louco eu quero ficar tambem,

Então loko loloko loloko loko até de mais

Se tu der uma baforada do tuim eu quero mais

Fontes