Laser (vela)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde janeiro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Laser
Veleiro da classe Laser Standard
Olímpico desde 1996 A / 2016 H/S
Desporto Vela
Praticado por Ambos os sexos
Homens T. Burton
 Austrália
Mulheres M. Bouwmeester
 Países Baixos
Split, 2017
Homens P. Kontides
 Chipre [1]
Mulheres M. Bouwmeester
 Países Baixos [2]


Laser é um barco a vela de classe olímpica, a mais popular do mundo, com mais de 210.000 barcos produzidos, cuja principal característica é a simplicidade e o baixo preço. Os barcos da classe Laser são tripulados por um velejador. É um barco bastante veloz e pode planar em dias de vento forte.

O laser tem um casco com 4.23 metros de comprimento total e 3.81 metros de comprimento na linha de água. Pesa 56.7 kg. De acordo com a área de vela, o Laser é subdividido em três classes distintas:

  • Laser Standard (olímpica masculina) - 7.06 m2 de área de vela e é desenhado para ser velejado por um velejador forte entre os 80KG e os 86KG
  • Laser Radial (olímpica feminina) - área de vela menor com 5.76 m2; suplantou as embarcações tipo Europa para o evento feminino de vela nos Jogos Olímpicos.
  • Laser 4.7 (transitória do Optimist para a Radial ou Standard).

História[editar | editar código-fonte]

O Laser foi desenvolvido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa. O protótipo original chamava-se Weekender. Mais tarde foi rebatizado como Laser e fez a sua primeira aparição oficial na mostra de barcos de Nova Iorque em 1971. O primeiro campeonato do mundo da classe realizou-se em 1974 nas Bermudas.

O Laser tornou-se classe olímpica nos Jogos de 1996 em Atlanta. O primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. Nas primeiras três edições olímpicas. o Laser era uma classe aberta à participação masculina e feminina. Nos Jogos de 2008 em Pequim vão disputar-se dois eventos separados, para homens e mulheres.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Laser (vela)