Lig 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, podendo ainda necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Lig 4 é um jogo da Milton Bradley International lançado no Brasil em 1976 pela Estrela, que ainda o fabrica até os dias atuais.

O jogo é uma espécie de jogo da velha, que consiste em fichas vermelhas e azuis; um tabuleiro bilateral e vertical, com diversos furos, e um botão deslizante amarelo na parte inferior do tabuleiro, para remoção das fichas. O objetivo do jogo é ir colocando as fichas, até que o jogador consiga colocar 4 fichas em linha (podendo ser na horizontal, na vertical ou na diagonal), e impedir que o adversário consiga o mesmo. Há muitas variações no tamanho da placa, sendo o mais comum 7x6, seguido por 8×7, 9×7 e 10×7.

O jogo foi resolvido matematicamente por James D. Allen (01 de outubro de 1988), e independentemente por Victor Allis (16 de outubro, 1988).

Lig 4

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.