Lista de bandeiras da Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira da Bósnia e Herzegovina na Fortaleza Branca, Sarajevo.

Esta é uma lista de bandeiras usadas na Bósnia e Herzegovina. Para mais informações sobre a bandeira nacional, visite o artigo Bandeira da Bósnia e Herzegovina.

Bandeira Nacional[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1998 – presente Bandeira da Bósnia e Herzegovina Um campo azul com uma larga faixa vertical azul média no lado da mosca com um triângulo isósceles amarelo confinando com a faixa e a borda superior da bandeira.
1998 – presente Bandeira da Bósnia e Herzegovina (vertical)

Bandeiras Subnacionais[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1995–2007 Antiga Bandeira da Federação da Bósnia e Herzegovina Um tricolor vertical de vermelho (para os croatas da Bósnia), branco e verde (para os bósnios), com um brasão na larga faixa central na qual as armas verdes e a flor de lis dourada representam os bósnios, e o verificado proteger os croatas da Bósnia.

O Tribunal Constitucional da Bósnia e Herzegovina votou contra o uso da atual bandeira da Federação, declarando-a inconstitucional. [1] Em 31 de março de 2007, o Tribunal Constitucional publicou a sua decisão no "Diário Oficial da Bósnia e Herzegovina" removendo oficialmente a bandeira e o brasão de armas da Federação da Bósnia e Herzegovina. [2]

1995 – presente Bandeira da República Srpska Um tricolor horizontal de vermelho, azul e branco, muito semelhante à bandeira da Província de Misiones na Argentina, bandeira invertida da Rússia, ou à bandeira da Sérvia sem o brasão (com tons de cores ligeiramente diferentes).

Distritos[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1998 – presente Bandeira do Distrito de Brčko Usa a Bandeira da Bósnia e Herzegovina

Bandeiras Militares[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1992 – 1996 Bandeira do Exército da República da Bósnia e Herzegovina Esta bandeira do Exército da República da Bósnia e Herzegovina foi adotada em 1992.
1992 – 1996 Bandeira do Conselho de Defesa Croata
1992 – 1996 Bandeira da Polícia da Herzeg-Bósnia
2004 – presente Bandeira das Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina Azul claro com a bandeira da Bósnia e Herzegovina no cantão e o emblema das Forças Armadas da Bósnia e Herzegovina na mosca inferior.

Cantões da Federação[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1999 – Bandeira do Cantão de Una-Sana
2000 – Bandeira do Cantão de Posavina
1999 – Bandeira do Cantão de Tuzla
2000 – Bandeira do Cantão de Zenica-Doboj
2001 – Bandeira do Cantão de Goražde da Bósnia-Podrinje
2003 – Bandeira do Cantão da Bósnia Central
2004 – Bandeira do Cantão Herzegovina-Neretva
1996–1998 Bandeira do Cantão da Herzegovina Ocidental Considerado inconstitucional pelo Tribunal Constitucional da Federação em 1997 porque “representava apenas um grupo”. [3]
1999 – Bandeira do Cantão de Sarajevo
1996–1997 Bandeira do Cantão 10 Considerado inconstitucional pelo Tribunal Constitucional da Federação em 1997 porque “representava apenas um grupo”. [3]

Antigas bandeiras dos Cantões da Federação[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar
1996–2000 Antiga Bandeira do Cantão de Posavina

Bandeiras Políticas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Festa
Partido da Ação Democrática
Aliança dos Social-democratas Independentes
Bandeira do Partido Patriótico da Bósnia-Herzegovina
Movimento Juvenil Democrático
até 1990 Liga dos Comunistas da Bósnia e Herzegovina

Bandeiras de Grupos Étnicos[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
Bandeira dos Bósnios (1) A principal bandeira nacional dos bósnios que foi usada de 1992 a 1995 como bandeira da República da Bósnia e Herzegovina. A república permaneceu composta por bósnios após o estabelecimento da Republika Srpska e da República da Herzeg-Bósnia.
Bandeira dos Bósnios (2) Outra bandeira que representa os bósnios, mas não é tão popular. Possui duas linhas verdes (simbolizando o Islã) com uma linha branca no meio. Na linha branca há uma lua crescente. (o principal símbolo do Islã)
Bandeira dos Sérvios da Bósnia A bandeira da etnia sérvia da Bósnia com o tricolor sérvio (vermelho, azul, branco). É também a bandeira da Republika Srpska e é a tradicional bandeira nacional sérvia.
Bandeira dos croatas da Bósnia A bandeira dos croatas étnicos da Bósnia. É semelhante à bandeira da Croácia, com diferença no emblema. Foi também a bandeira da República da Herzeg-Bósnia de 1992 a 1996

Bandeiras Nacionais Históricas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Usar Descrição
1154-1377 Bandeira do Banato da Bósnia. Rabo de andorinha, um campo azul com uma cruz branca no centro.
1377-1463 Bandeira do Reino da Bósnia possivelmente adotada durante o reinado do rei Tvrtko I Kotromanić. Cauda de andorinha, um campo azul com uma linha branca no centro, incluído com 6 lírios bósnios da dinastia Kotromanić.
1448-1482 Bandeira da Herzegovina Um campo vermelho com 2 cruzes brancas descentralizadas em direção à talha e 3 sestiere em movimento.
1618 Estandarte usado para "Rama" na coroação de Fernando II como Rei da Hungria. Cauda de andorinha, um campo azul com um escudo no centro.
Década de 1760 Bandeira da Herzegovina Ocidental usada pelos proprietários bósnios nas zonas fronteiriças do sul e oeste da Herzegovina. A bandeira era mais comumente usada em guerras. Também acompanhou as tropas bósnias durante o segundo cerco de Hotin. Cauda de andorinha; um campo verde com um crescente branco e uma estrela apontando para a talha.
1878 Bandeira da Bósnia. Em 1878, a Bósnia existiu brevemente como uma nação independente. Muito semelhante à bandeira usada pela revolta de Husein Gradaščević de 1830: um campo verde com um crescente amarelo e uma estrela voltada para longe da talha, mas com um crescente mais curvo, como um símbolo típico da lua crescente islâmica.
1878–1908 Bandeira da província da Bósnia ocupada pelos austro-húngaros Um bicolor horizontal vermelho e amarelo com um escudo. A Província da Herzegovina usou uma bandeira semelhante, mas com as cores invertidas (bicolor amarelo e vermelho).
1908 Bandeira da Bósnia e Herzegovina após a anexação austro-húngara. Um bicolor horizontal vermelho e amarelo.
1878-1918 Bandeira da Herzegovina, durante o domínio austro-húngaro na Bósnia e Herzegovina
1940-1946 Bandeira dos Partidários da Bósnia-Herzegovina
1946–1992 Bandeira da República Socialista da Bósnia e Herzegovina na Iugoslávia Um campo vermelho (simbolizando os movimentos de libertação nacional) com a bandeira iugoslava no cantão.
1993–1995 Bandeira da Província Autônoma da Bósnia Ocidental
1995 Bandeira da República da Bósnia Ocidental
1992–1998 Bandeira da República da Bósnia e Herzegovina Um campo branco com um escudo azul com seis lírios dourados da Bósnia no centro. Também foi e ainda é a principal bandeira nacional da Bósnia.

Bandeiras Propostas[editar | editar código-fonte]

Propostas para a República Socialista da Bósnia e Herzegovina[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
Proposto, nunca usado Primeira proposta de bandeira para a República Socialista da Bósnia e Herzegovina, 15 de novembro de 1946. [4] Bandeira federal da Iugoslávia com uma estrela dourada adicional de cinco pontas imposta atrás da estrela vermelha existente, com seus raios posicionados de forma intercambiável.
Proposto, usada Segunda proposta de bandeira para a República Socialista da Bósnia e Herzegovina, 1947. [4] Variante da bandeira adotada em 31 de dezembro de 1946 com uma bandeira do cantão iugoslavo muito maior e uma margem.

Propostas antes do Acordo de Dayton[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso
Proposto, nunca usado Proposta Tricolor da Bósnia
Proposto, nunca usado Proposta de União Democrática da Bósnia
Proposto, nunca usado Proposta dos Defensores de Sarajevo

Primeiro conjunto de propostas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
Proposto, nunca usado Primeira alternativa no primeiro conjunto de propostas. Semelhante à bandeira da República Tcheca. Um bicolor horizontal verde e vermelho com um triângulo azul na talha.
Proposto, nunca usado Segunda alternativa no primeiro conjunto de propostas. Semelhante à bandeira das Nações Unidas. Um campo azul claro com um ramo de trigo.
Proposto, nunca usado Terceira alternativa no primeiro conjunto de propostas. Um campo azul com o contorno do mapa da Bósnia e Herzegovina.

Segundo conjunto de propostas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
Proposto, nunca usado Primeira alternativa no segundo conjunto de propostas. Um tricolor diagonal vermelho, branco e azul com um mapa de silhueta da Bósnia e Herzegovina dentro de um círculo de 10 estrelas douradas de 5 pontas.
Proposto, nunca usado Segunda alternativa no segundo conjunto de propostas. Um tricolor diagonal vermelho, branco e azul com um mapa de silhueta da Bósnia e Herzegovina dentro de um círculo de 12 estrelas douradas de 5 pontas.
Proposto, nunca usado Terceira alternativa no segundo conjunto de propostas. Um tricolor diagonal vermelho, branco e azul com um mapa de silhueta amarelo da Bósnia e Herzegovina delineado em verde dentro de dois ramos de oliveira verdes.
Proposto, nunca usado Quarta alternativa do segundo conjunto de propostas. Um tricolor vermelho, branco e azul com um mapa de silhueta amarelo da Bósnia e Herzegovina delineado em verde dentro de dois ramos de oliveira verdes.

Terceiro conjunto de propostas[editar | editar código-fonte]

Bandeira Data Uso Descrição
Proposto, usado brevemente em 1998 Primeira alternativa no terceiro conjunto de propostas (as propostas de Westendorp). Idêntica à bandeira nacional que foi adotada, mas com um campo azul claro que utiliza a bandeira das Nações Unidas.
Proposto, nunca usado Segunda alternativa no terceiro conjunto de propostas (as propostas de Westendorp). Campo azul claro que utiliza a bandeira das Nações Unidas com três listras douradas e duas brancas, intercaladas de modo a formar um retângulo no centro.
Proposto, nunca usado Terceira alternativa no terceiro conjunto de propostas (as propostas de Westendorp). Campo azul claro que utiliza a bandeira das Nações Unidas com cinco listras douradas e cinco brancas, intercaladas de modo a formar um triângulo no centro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Constitutional Court of Bosnia and Herzegovina - End of 37th plenary session». Consultado em 2 de julho de 2013. Cópia arquivada em 3 de janeiro de 2014 
  2. «Constitutional Court of Bosnia and Herzegovina - 38th plenary session - second day». Consultado em 19 de novembro de 2009. Cópia arquivada em 3 de janeiro de 2010 
  3. a b «U-11/97». Consultado em 8 de junho de 2009. Arquivado do original em 19 Abr 2008 
  4. a b Heimer, Željko; Jerlagić, Velid-aga (2006). «Republic of Bosnia and Herzegovina (Socialist Yugoslavia)». Flags of the World. Consultado em 13 de novembro de 2023