Saltar para o conteúdo

Literatura classicista: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot : reversão de 201.88.220.171 (vandalismo : -64), revertendo para a versão 12719894 de 200.165.90.182
Linha 1: Linha 1:
O [[Classicismo]] teve início na [[Itália]] no [[século XIV]] e apogeu no final do [[século XVI]].
O [[Classicismo]] teve início na [[França]] no século XVII e seguiu até meados do século XIX


==Classicismo==
==Classicismo==

Revisão das 23h02min de 5 de novembro de 2008

O Classicismo teve início na França no século XVII e seguiu até meados do século XIX

Classicismo

O Renascimento surgido na Itália, no século XV, espalhou-se por toda a Europa já no século seguinte. Isso aconteceu em virtude da rapidez da divulgação cultural, a partir da invenção da Imprensa . O trabalho de recuperação e tradução dos textos antigos , desenvolvido pelos humanistas , contribuiu para a substituição gradativa do ensino religioso pelo ensino laico nas universidades. A cultura deixou de ser exclusividade dos membros da Igreja, atingindo camadas mais amplas da burguesia emergente, que a encarava como um meio de destaque social, substituidor dos títulos de nobreza e do sangue aristocrático que ela não possuía. As descobertas científicas recentes voltavam a privilegiar o racionalismo, indicando uma tendência antropocêntrica que ressaltava ainda mais a distância em que o mundo se encontrava da era medieval.

Convencido e consciente de sua capacidade, o homem, agora, preocupava-se com a sua realidade diária, concreta, humana, terrena e menos com a idéias de morte com a salvação da alma. Evidentemente , isso não significava uma onda de ateísmo declarado, mas uma mudança de se tornar a "medida de todas as coisas".

Em Portugal, o Quinhentismo (Classicismo) teve início em 1527, quando do retorno do poeta Sá de Miranda da Itália , onde vivera vários anos para estudos . Na bagagem, trazia novas técnicas versificatórias , o "dolce stil nuovo ". Além de introduzir no país o decassílabo (medida nova) em oposição à redondilha medieval (5 ou 7 sílabas), que passou a ser chamada de medida velha, trouxe uma nova conceituação artística . Devemos entender, portanto, que Sá de Miranda não trouxe para Portugal apenas um verso de medida diferente , mas um gosto poético mais refinado .

Juntamente com o decassílabo, passaram a ser cultivadas novas formas fixas de poesia, como o soneto (2 quartetos e tercetos , com metrificação em decassílabos e rimas em esquemas rigorosos ), a ode (poesia de exaltação), a écloga (que tematiza o amor pastoril), a elegia (revelação de sentimentos tristes), a epístola (carta em versos). É preciso lembrar que a substituição do verso redondilha ( medida velha) , característico da Idade Média, pelo decassílabo (medida nova) não se deu de forma imediata, pois ambas as medidas conviveram por grande parte do século XVI.

Os acontecimentos marcantes da história portuguesa do século XVI (a liberdade predominante durante a dinastia de Avis, as grande navegações), contribuíram para o considerável desenvolvimento cultural do país. a obra de Gil Vicente já era um exemplo disso, mas ao longo do século a tendência se acentuou ainda mais . São marcas dessa consolidação: a estruturação de usos da língua portuguesa; o surgimento ou a reafirmação de autores de produção regular (como João de Barros, Damião de Góis, Fernão Mendes Pinto nos estudos históricos ; Sá de Miranda, Antônio Ferreira e Luís de Camões no terreno da literatura); o incremento na literatura de autores estrangeiros consagrados, como Francesco Petrarca, Dante Alighieri e Giovanni Boccaccio.

Mas, nesse século, também se deram os fatos que marcaram oficialmente o fim do Classicismo. No ano de 1580, ocorreu a anexação de Portugal pela Espanha, situação que perduraria por 60 anos. No mesmo ano, a morte do maior autor clássico português, Luís de Camões, encerrava o Classicismo . A partir dessa data, Portugal passará a viver o estilo Barroco, sob a influência espanhola.

O antropocentrismo da sociedade européia, descrito acima deságua na identificação com conceitos da cultura greco-latina , que passa a ser valorizada, resgatada, estudada e facilmente assimilada e incorporada a hábitos e tradições e à visão de mundo de artistas e intelectuais europeus. A cultura greco-latin] se sobrepõe ao quadro espiritual herdado da Idade Média.

Caracterização

O caráter básico do classicismo é exatamente a influência do modelo greco-romano. Daí se originou a atitude racionalista , que via a razão como bem supremo a ser atingido e cultivado.

Do racionalismo advêm a busca de equilíbrio , entre forma e inspiração , e a presença da harmonia e da clareza na obra de arte , como conseqüência de uma sociedade crente em si mesma , porque otimista quanto ao presente e futuro do homem .

A herança greco-romana determinou a presença dos deuses do Olimpo ( mitologia grega ) nas obras literárias da época. O respeito e culto à natureza vieram como conseqüência da adoção da teoria aristotélica do homem natural. Belo passou a ser encarado como conceito associado ao Bem ( nobreza de sentimentos ). Um componente fundamental foi o universalismo , trazido a partir de dois fatores básicos : uma nova mentalidade científica voltada para a reflexão em torno do lugar do Homem no mundo ( pesquisas de Leonardo da Vinci , Copérnico , Kepler , Giordano Bruno e outros ) e uma preocupação maior com o bem coletivo . Esses traços identificadores do classicismo renascentista definiram um caráter fundamental : o antropocentrismo . Os arroubos místicos medievais foram momentaneamente afastados .

A expressão artística buscava a linguagem clara , simples , sem excessos , como correspondente do equilíbrio na maneira de encarar o mundo . A expressão dos sentimentos permaneceu , mas estava submetida a uma tentativa de explicação racional , de explanação lógica .

Contexto histórico

No Mundo

  • Antropocentrismo
  • Plano Econômico
  • Plano Social Criação da Imprensa
  • Plano Industrial
  • Se espalhou rapidamente pela Europa, com a criação da imprensa as informações eram divulgadas com maior rapidez.

o classicismo ou Renascimento é uma literatura antiga que sofreu várias influências principalmentie de escritores greco-latinos.

Marco Inicial

Características Gerais

  • Imitação dos autores clássicos gregos e romanos da antiguidade
  • Uso da mitologia dos deuses e o uso de musas como inspiração
  • Racionalismo: Predomínio da razão sobre os sentimentos
  • Uso de linguagem sóbria, simples, sem excesso de figuras de linguagem
  • Universalismo
  • Nacionalismo
  • Neoplatonismo amoroso
  • Busca do equilíbrio formal
  • Introdução de versos decassílabo (medida nova)

Autores

Portugal

Ver também

Predefinição:Portal-literatura

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.