Loch Lomond

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Loch Lomond
Loch Lomond
Localização
Localização Escócia
País  Reino Unido
Localidades mais próximas Balloch, Ardlui, Balmaha, Luss, Rowardennan, Tarbet
Características
Altitude 7 9 m
Área * 71 km²
Profundidade média 39 m
Profundidade máxima 190 m
Ilhas 38 a 60 (dep. do nível da água); as principais: Inchcailloch, Inchcruin, Inchmurrin
* Os valores do perímetro, área e volume podem ser imprecisos devido às estimativas envolvidas, podendo não estar normalizadas.

O Loch Lomond (em gaélico escocês Loch Laomainn) é um lago (ou loch em gaélico) do oeste da Escócia, a sul das Highlands. Faz parte simultaneamente das regiões de Stirling, de Argyll e Bute e de West Dunbartonshire, situando-se aproximadamente a 23 km a norte da cidade de Glasgow. Hoje, o loch é amplamente conhecido pelo clube de golf do Loch Lomond, que acolhe competições de nível internacional.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Vista para o Loch Lomond e o Ben Lomond a partir da margem noroeste.

O Loch Lomond é um lago de água doce na Falha das Highlands, a fronteira entre a parte ocidental das Terras baixas da Escócia, na Escócia Central, e o sul das Terras altas da Escócia.

As suas dimensões são aproximadamente 39 km de comprimento para um máximo de 8 km de largura. A sua profundidade media é de 37 metros, con uma profundidade máxima de 190 metros. Possui uma superfície de 71 km², com um volume de 2,6 km³. Pela sua extensão, é o maior dos lochs da Grã-Bretanha, e o segundo, depois do Loch Ness, pelo seu volume[1]. Não obstante, não se trata do maior lago existente nas ilhas britânicas, já que é superado pelo Lough Neagh na Irlanda do Norte[2].

O Loch Lomond faz parte desde Julho de 2002 do Parque Nacional das Trossachs e do Loch Lomond.

Na margem oriental do loch destaca-se a silhueta do Ben Lomond, com 974 m de altitude, que é o cume mais meridional do maciço de Munro.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Do ponto mais alto da ilha de Inchcailloch para Torrinch, Creinch, Inchmurrin e Ben Bowie, ilhas no Loch Lomond

Cerca de 60 ilhas, dependendo do nível da água[3], encontram-se dispersas pelo lago, possuindo algumas ruínas de interesse. Uma delas, a ilha de Inchmurrin, é a maior ilha lacustre das ilhas britânicas[4]. Tal como sucede com o Loch Tay, várias das ilhotas do lago parecem ter sido crannogs, ou seja, ilhas artificiais construídas para ser habitadas durante a Pré-história.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Em 2005, uma sondagem efectuada entre os leitores da revista britânica sobre televisão Radio Times colocava o Loch Lomond no sexto lugar das mais belas maravilhas naturais da Grã-Bretanha.
  • Uma melodia tradicional da música tradicional escocesa é The Bonnie Banks o'Loch Lomond.

Referências

  1. «"Scotland's Water Environment Review 2000-2006"». Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. Whitaker's Almanack (1991) London. J. Whitaker and Sons. p. 127.
  3. Loch Lomond, Callander and Trossachs (ed.). «Introduction to Loch Lomond Islands». Consultado em 25 de setembro de 2008 
  4. Worsley, Harry. Loch Lomond: The Loch, the Lairds and the Legends. Glasgow: Lindsay Publications, 1988. ISBN 978-1-898169-34-5

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Loch Lomond