Logic Pix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logic Pix
Logic Pix
Exemplo de jogo presente nas revistas Logic Pix
Slogan O Original
Categoria passatempos
Formato 16 x 23 cm
Encadernação panfleto
Editora Ediouro
País Brasil

Logic Pix é uma revista de passatempos da coleção de passatempos da Coquetel. São jogos de lógica japonesa cuja finalidade é revelar imagens, figuras, desenhos como resultado final. Nesta revista, há 5 tipos de lógica japonesa: Maze-a-Pix, Fill-a-Pix, Pic-a-Pix, Link-a-Pix e Dot-a-Pix.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A revista é inspirada em passatempos matematicos japoneses (os chamados nonogramas)[1] e foi lançada em 2006, após o sucesso do jogo Sudoku,[2] lançado pela editora em 2005.[3] A revista foi descontinuada em 2015.[4]

Pic-a-Pix[editar | editar código-fonte]

É o mais famoso dos 5 jogos de lógica, na revista Coquetel, é o maior em quantidade de jogos. O objetivo é descobrir quais dos quadradinhos devem ser pintados (ou deixados em branco), para formar uma figura, que surgirá quando o passatempo for resolvido corretamente. Cada número, em cima de cada coluna e à esquerda de cada linha, indica quantos quadradinhos deverão ser preenchidos na grade, formando blocos. Entre um bloco e outro deve haver, no mínimo, um espaço em branco. Após completar a grade, será revelada a imagem.

Link-a-Pix[editar | editar código-fonte]

Ligue os números iguais de modo que a soma dos espaços do caminho feito, contando com os espaços onde se encontram os próprios números, resulte no mesmo algarismo dos números que se conectam. Sabendo que não é possível que duas conexões se cruzem e que espaços com o número 1 não se conectam a nenhum outro número, pinte todas as ligações e, ao final, você encontrará uma imagem escondida.

Fill-a-Pix[editar | editar código-fonte]

Reconheça os quadrados com nove casas (3x3). O número que se encontra no centro do quadrado 3x3 indica quantas casas serão pintadas. Desta forma, se houver o número 9 no centro, todas as nove casas do quadrado devem ser preenchidas, inclusive a que se encontra o próprio número. Se o número central for 0, nenhuma casa deve ser pintada. Considere que todo número fica no meio de um quadrado 3x3. Ao concluir o passatempo aparecerá uma imagem escondida.

Maze-a-Pix[editar | editar código-fonte]

Desvie dos obstáculos e encontre a saída do labirinto. Ao terminar o trajeto, pinte somente os espaços do caminho que foi traçado para que a imagem oculta seja revelada.

Dot-a-Pix[editar | editar código-fonte]

É o que comumente conhecemos como Liga Pontos, onde o objetivo é ir traçando uma linha ligando os pontos em ordem numérica. No final, irá aparecer uma imagem. Este é o jogo mais fácil que existe, pois não há muita lógica nisto, logo não há dificuldade neste jogo.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Valentin E. Brimkov (7 de abril de 2008). Combinatorial image analysis:12th international workshop. IWCIA, 2008, Buffalo, NY, USA: Springer. 372 páginas. 9783540782742 
  2. «Cultura: Novos passatempos japoneses». Anime Pró. 21 de julho de 2006. Arquivado do original em 15 de setembro de 2007 
  3. Juliana Freire (19 de setembro de 2005). «Sudoku no Brasil». Anime Pró 
  4. «Tweet da empresa Coquetel confirmando o fim da revista». 27 de abril de 2015