Logisim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Logisim
Logisim-icon.svg
Logisim-pong.png
Um circuito rodando no Logisim 2.5.1 no Windows Vista
Desenvolvedor Carl Burch
Versão estável 2.7.1
Idioma(s) Inglês, Alemão, Espanhol, Português, Russo, Grego
Linguagem Java
Sistema operativo GNU/Linux, Mac OS X, Microsoft Windows
Gênero(s) Simulador lógico
Licença GNU General Public License
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Página oficial http://www.cburch.com/logisim/index.html

Logisim é um simulador lógico que permite o desenho e a simulação de circuitos através de uma interface gráfica. Lançado sob a GNU General Public License, o Logisim é um software livre projetado para plataformas Microsoft Windows, Mac OS X e Linux. Seu código é inteiramente em Java, com a utilização da biblioteca de interface gráfica Swing. O desenvolvedor Carl Burch trabalhou no Logisim desde o início em 2001.

O programa é usado frequentemente por estudantes do curso de Ciência da Computação para projetar e experimentar com circuitos digitais em simulações. Os circuitos são desenhados no Logisim usando uma interface gráfica similar aos programas tradicionais de desenho, que é encontrada em muitos outros simuladores. Diferentemente dos outros simuladores da mesma categoria do Logisim, o programa permite ao usuário editar o circuito durante a simulação. A simplicidade relativa da interface a faz funcionar bem para cursos de pesquisa[1]. Os recursos de projeto para circuitos sofisticados, como os "subcircuitos" e "feixes de fios", encontrados no Logisim, estão disponíveis em poucas outras ferramentas gráficas de código aberto.

Embora os usuários possam projetar implementações completas de CPU dentro do Logisim, o programa se destina primariamente para uso educacional. Os profissionais tipicamente projetam tais circuitos de larga escala usando uma linguagem de descrição de hardware, como Verilog ou VHDL. O Logisim não permite trabalhar com componentes analógicos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui os portais:
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Logisim
  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Logisim», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Breadth-first CS 1 for scientists». Consultado em 14 de setembro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Sítio oficial