Loituma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Loituma
Informação geral
País Finlândia
Gênero(s) Música tradicional
Folk
Integrantes Sari Kauranen
Anita Lehtola
Timo Väänänen
Hanni-Mari Turunen
Ex-integrantes Sanna Kurki-Suonio
Tellu Paulasto

Loituma é um jovem quarteto que combina a Tradição Finlandesa com uma série de sons de Kantele (Harpa Finladesa). Com quatro vocais e quatro kanteles, Loituma foi selecionado como a banda do ano em 1997 no Kaustinen Folkmusic Festival. Seu dialeto é o Savo, uma variação da língua Filandesa.

A Apresentação inicial de Loituma realizava-se no outono de 1989 como um grupo chamado Jäykkä Leipä (“pão duro”), formado no departamento da música popular da "Academia de Sibelius". A formação original incluia os cantores(as) Sanna Kurki-Suonio e Tellu Paulasto, que mais tarde juntaram-se ao grupo sueco "Hedningarna". Através dos anos o grupo seguiu persistente seu próprio trajeto musical, com vária influências musicais diferentes em sua música.

Uma das pedras-fundamentais da música popular finlandesa é a arte de cantar: "as histórias e os sentimentos são feitos saber melhor através desta".

As canções de Loituma fazem parte do tradicional finlandês, ajudados em suas produções por Martti Pokela e por Toivo Alaspää.

Um outra coisa importante da arte de Loituma é um instrumento popular finlandês chamado "Kantele" (lê-se cântele), que é utilizado de maneiras variadas em suas gravações.

Os membros de Loituma compõem ou arranjam as melodias frequentemente usando a improvisação. As letras vêm de muitas fontes, duas principais são o "Kalevala" (Um épico nacional da Finlândia), e do Kanteletar.

Loituma formado em 1989, foi agraciado como revelação do ano de 1997 pelo Kaustinen FolkMusic Festival. O grupo mistura música tradicional finlandesa com toques de harpa em algumas canções.

O Grupo Loituma, canta não só música regional finlandesa, mas também canções tradicionais bávaras, célticas, nórdicas e outras variações folclóricas.

Uma de suas músicas mais conhecidas e que mais atraiu fãs de todo o mundo é Ievan Polkka (fin. Eva's Polka)

Membros do quarteto[editar | editar código-fonte]

  • Sari Kauranen — kanteles, vocais
  • Anita Lehtola-Tollin — vocais, kantele (5 cordas)
  • Timo Väänänen — kanteles, vocais
  • Hanni-Mari Autere — vocais, kantele (5 cordas), violino, flauta, contra-baixo, percussão

Discografia[editar | editar código-fonte]

Loituma (1995)

Things of Beauty (1998)

Kuutamolla (1998)

In the Moonlight (1999)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.