London Town

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
London Town
Álbum de estúdio de Wings
Lançamento Reino Unido 31 de março de 1978
Gênero(s) Rock
Duração 51:29
Gravadora(s) EMI
Parlophone
MPL Communications
Produção Paul McCartney
Cronologia de Wings
Wings at the Speed of Sound
(1976)
Wings Greatest
(1978)

London Town é o sexto álbum de estúdio da banda de rock Wings, formada pelo músico inglês Paul McCartney, lançado em março de 1978.

A gravação do álbum foi um período tumultuado, onde ocorreu a perda de dois membros da banda, o nascimento do terceiro filho de McCartney, e o lançamento do single de maior sucesso da história das rádios inglesas Mull of Kintyre (maior do que qualquer outro sucesso com os Beatles).

História[editar | editar código-fonte]

London Town, originalmente chamado Water Wings, foi produzido durante 11 meses em três locações diferentes: estúdios Abbey Road, A.I.R c, e á bordo do iate Fair Carol, nas Ilhas Virgens, onde a empresa Record Plant instalara um estúdio móvel especial. As gravações começaram em fevereiro de 1977, em Abbey Road, com o registro de Girls School (lado B de Mull Of Kintyre) e a faixa-título do LP. Mais três faixas, desconhecidas do público, seriam completadas nesta sessão que duraria até o final de março.

Após dois meses de intervalo, as gravações prosseguiram na Escócia para a complementação de Mull Of Kintyre. A faixa seria reservada para o próximo compacto do Wings, e receberia seu característico arranjo de gaita de foles em agosto pela Campbeltown Pipes Band. Outras faixas iniciadas neste período: Name And Address e Backwards Traveller - esta última, sendo finalizada em Abbey Road, dois meses depois.

De volta à Inglaterra, em outubro, o grupo voltou a trabalhar sem a presença de Jimmy McCulloch e Joe English, dando sequência às sessões no estúdio Abbey Road até o começo de dezembro. Neste período, Paul, Denny e Linda adicionariam vocais e instrumentos às canções pré-gravadas.

Em novembro de 1977, os Wings lançaram um compacto com a música "Mull of Kintyre". O compacto tornou-se o de maior venda da história no Reino Unido sendo batido só em 1984 pelo Band-Aid.

Antes do lançamento do álbum em março de 1978, os Wings lançaram outro compacto de sucesso com a música que faria parte do álbum "With a little luck". A música atingiu o primerio lugar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos. O álbum ganhou disco de platina e chegou ao quarto lugar na Inglaterra e segundo nos Estados Unidos.

Em 1993 a edição remasterizada do álbum inclui as músicas "Girls School" 'e '"Mull of Kintyre".

Músicas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas foram compostas por Paul McCartney, exceto quando anotadas.

  1. "London Town" (Paul McCartney/Denny Laine) – 4:10
  2. "Cafe On The Left Bank" – 3:25
  3. "I'm Carrying" – 2:44
  4. "Backwards Traveller" – 1:09
  5. "Cuff Link" – 1:59
  6. "Children Children" (Paul McCartney/Denny Laine) – 2:22
    • Vocais: Denny Laine
  7. "Girlfriend" – 4:39
  8. "I've Had Enough" – 3:02
  9. "With a Little Luck" – 5:45
  10. "Famous Groupies" – 3:36
  11. "Deliver Your Children" (Paul McCartney/Denny Laine) – 4:17
    • Vocais: Denny Laine
  12. "Name And Address" – 3:07
  13. "Don't Let It Bring You Down" (Paul McCartney/Denny Laine) – 4:34
  14. "Morse Moose And The Grey Goose" (Paul McCartney/Denny Laine) – 6:25

Músicos[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Paul McCartney é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.