Luís III de Orleães

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís de Valois
Filho da França
Duque de Orleães
Uma representação do jovem príncipe no Livro de Horas de Catarina de Médici
Duque de Orleães
Reinado 1549-1550
Antecessor(a) Carlos II
Sucessor(a) Carlos III
 
Nascimento 3 de fevereiro de 1549
  Fontainebleau, Reino de França
Morte 24 de outubro de 1550 (1 ano)
  Mantes-la-Jolie, Reino de França
Casa Valois
Pai Henrique II de França
Mãe Catarina de Médici

Luís de Valois-Angoulême (em francês: Louis de France ou Louis de Valois-Angoulême; Fontainebleau, 3 de fevereiro de 1549Mantes, 24 de outubro de 1550) foi o quarto filho e o segundo varão do rei Henrique II da França e da sua consorte Catarina de Médici. Nascido Filho da França, recebeu o título de duque de Orleães ao nascer, pelo que também foi conhecido como Luís III de Orleães. Morreu com um ano e oito meses.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Após o casamento de Henrique II e Catarina de Médici, passaram vários anos sem o nascimento de qualquer criança. Foram tentados vários medicamentos mas nenhum provou ter efeito. O casal real pediu, então, a intervenção do médico da Corte, Mestre Fernel, para os ajudar na procriação. Mais tarde, num espaço de doze anos (desde o nascimento do Delfim Francisco, em 1544, até ao nascimento das gêmeas Vitória e Joana, em 1556), Catarina deu à luz dez crianças. Luís nasceu a 3 de fevereiro de 1549 no Palácio de Fontainebleau, sendo o segundo varão e quarto filho do casal.

Desde o nascimento tornou-se o segundo na linha de sucessão ao trono e foi-lhe outorgado o título de Duque de Orleães. Tal como o seu irmão mais velho, ele foi entregue aos cuidados de Diana de Poitiers, a amante de seu pai, havendo referências que partilhava o mesmo berçário quer com o seu irmão, Francisco, quer com a irmã, Isabel, e, mais tarde, com o outro irmão Carlos.

Luís estava presente quando a jovem Maria Stuart chegou à Corte de Henrique II, para ser criada como a noiva e futura consorte de Francisco, o futuro rei de França e rei consorte da Escócia.

Existem referências que Henrique II e Catarina planeavam que Luís viria a ser, um dia, Duque Soberano de Urbino, título que pertencera ao pai da rainha, Lourenço II de Médici.

Morte[editar | editar código-fonte]

De acordo com a historiadora Martha Walker Freer[1] Luís terá morrido em 1549. O seu batizado do pequenino Duque de Orleães terá tido um "esplendor extraordinário" e ter-se-á realizado em St. Germain-en-Laye em 1549. Poucos dias após a cerimónia, Luís morreu dos efeitos duma constipação apanhada quando passava dos braços dum funcionário para outro.[2]

No entanto, outros fontes[3] contrariam a historiadora e referem que Luís terá morrido em Mantes-la-Jolie em 1550, indicando até que o seu batismo teria ocorrido em 19 de maio de 1549 sendo os seus padrinhos o rei João III de Portugal, a rainha Maria de Guise e o duque Hércules II de Ferrara.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • (em francês) Livre d’Heures de Catherine de Medicis, 1556, Bibliothèque Nationale Paris, Département de Manuscrits, B.N. n.a.l. 82) (novas aquisições latinas).
  • (em inglês) Freer, Martha Walker (1858). Henry III, King of France and Poland. [S.l.]: Hurst & Blackett 

Referências

  1. en:Martha Walker Freer, historiadora britânica do século XIX especializada na história de França dos séculos XVI e XVII
  2. Freer, p. 4
  3. http://genealogy.euweb.cz/capet/capet23.html#F1
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Louis of Valois».

Ascendência[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Carlos II
Blason duche fr Orleans (moderne).svg
Duque de Orleães

3 de fevereiro de 154924 de outubro de 1550
Sucedido por
Carlos III