Lucindo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lucindo é um povoado do município de Poção de Pedras, no estado do Maranhão.[1]

A data exata da sua fundação ou o período mais aproximado do surgimento da povoação que originou o povoado Lucindo, ainda não foi devidamente pesquisada. Mas dados de origem popular indicam que sua origem ocorreu na primeira metade do século XX (1930 em diante).

A origem do nome dado ao povoado segundo a memória popular local, refere-se ao nome de um caçador que descobriu uma lagoa, no local onde hoje está situado o povoado Lucindo e para qual inicialmente vieram as primeiras famílias habitar e fazer roças.

O povoado fica num vale alongado e aplainado entre morros, sendo cortado em sua parte mais baixa por um igarapé (riacho temporário), o ar fresco das serras traz o brilho e a beleza do verde dos babaçuais, e das pastagens e matas que ainda restam nas serras mais altas e acidentadas.

O clima é tropical e existem dois períodos climáticos bem definidos, um de chuvas, que vai de Dezembro a Junho e outro de estiagem no resto do ano; as temperaturas alternam em torno dos 20 a 34 graus Celsius.

Lucindo, fica a 24 km da cidade de Poção de Pedras, a 42 km da cidade de Pedreiras e a 18 km da cidade de Bernardo do Mearim. O acesso ao povoado Lucindo se faz através de estrada de piçarra que liga Bernardo do Mearim ao povoado Palmeiral no município de Esperantinópolis-MA. O povoado Lucindo fica na região do médio Mearim, região central do Estado do Maranhão, e a sua população em 2005 está estimada em dois mil habitantes, sendo sua base econômica sustentada em atividades agropecuárias, como a agricultura, tipo tradicional "queimada", de arroz (principal cultura), milho, mandioca, feijão; criação de gado bovino para o corte e para a produção leiteira, destaca-se ainda a produção de queijos; extrativismo do coco babaçu, uma das principais fontes de renda complementar das famílias mais carentes; comércio de gêneros alimentícios e produtos domésticos...

Existe no povoado Lucindo rede de abastecimento de energia elétrica desde o ano de 1996, rede telefônica desde o ano 2000, e abastecimento de d'água. O povoado também possui um posto de saúde. Existe no povoado uma escola pública municipal, fundada em 1988, que oferece ensino básico regular.

Em 2011, segundo a Assembleia Legislativa foi um candidato a se tornar município, porém nada foi anunciado a respeito desde então.[2]

Referências

  1. «Ficha estabelecimento». Cnes.datasus.gov.br. Consultado em 24 de agosto de 2012 
  2. «Assembleia Legislativa quer criar mais 126 municípios no MA». Jornal Pequeno. Consultado em 24 de agosto de 2012 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.