Saltar para o conteúdo

Luís Corti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luis Corti
Luís Corti
Deputado Luis Corti durante Sessão Plenária na Assembleia Legislativa do Paraná
Deputado Estadual do Paraná
No cargo
Período 9 de janeiro de 2017
até 11 de setembro de 2017

01 de fevereiro de 2023
até o presente momento

Prefeito de São Jorge d'Oeste
Período 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 2004
Vereador de São Jorge d'Oeste
Período 1º de janeiro de 1989
a 31 de dezembro de 1992
Dados pessoais
Nascimento 1 de setembro de 1962 (62 anos)
São João, PR
Esposa Leila da Rocha
Partido PSB
Profissão Médico veterinário Advogado

Luis Raimundo Corti (São João, 1º de setembro de 1962) é um médico veterinário e político brasileiro,[1] filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).[2][3]

Luis Raimundo Corti Foto: Orlando Kissner
Luis Raimundo Corti

Luis Corti é um político brasileiro, formado em Medicina Veterinária e Direito. Iniciou sua carreira política em 1988, quando foi eleito vereador na cidade de São Jorge d'Oeste. Em 1996, foi eleito prefeito do município, cargo que ocupou de 1997 a 2000, e foi reeleito para um segundo mandato.

Corti também atuou como chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura, Secretário Municipal de Administração de São Jorge d'Oeste em 2009 e diretor da Ceasa em 2010. Em 2014, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pela coligação PSC, PR e PTdoB (futuro Avante), alcançando a quarta suplência com pouco mais de 20 mil votos. Em 9 de janeiro de 2017, tomou posse como deputado estadual após a eleição de Leonaldo Paranhos à prefeitura de Cascavel e o afastamento do deputado Ratinho Júnior para assumir uma secretaria no governo estadual.

Durante sua gestão, Luis Corti foi responsável por várias iniciativas importantes, incluindo a criação do programa Casa Fácil, que atendeu 30 mil pessoas, e o programa Viver Mais, que criou condomínios para idosos em municípios com mais de 30 mil habitantes. Ele também coordenou o programa Família Paranaense, beneficiando cerca de 60 municípios e mobilizando 125 milhões de reais. Além disso, liderou o maior programa de titulação de propriedades na história do Paraná, regularizando 16.296 propriedades e transferindo cerca de 7 mil casas da COHAPAR-PR para mutuários.

Corti defendeu a autorização para o plantio de soja safrinha, a permissão para policiais militares aposentados ficarem com suas armas de trabalho, e a punição para agentes públicos envolvidos em fraudes. Ele também apoiou a criação do Dia do Médico Veterinário no Paraná e coordenou movimentos contra a extinção de zonas eleitorais no estado.

Entre suas outras contribuições, Luis Corti trabalhou para aumentar os repasses de recursos para hospitais públicos e filantrópicos, promover campanhas de cirurgias eletivas e melhorar o atendimento de urgência e emergência. Na área de saúde animal, apoiou a causa veterinária e, na COHAPAR, focou em programas de construção de casas, condomínios de idosos e regularização fundiária. No setor de educação, promoveu a valorização da categoria, metas para aumento do IDEB, inclusão de novas disciplinas no currículo básico, e aumento do número de escolas militares e colégios agrícolas.

Luis Corti também dedicou esforços para a criação de uma lei estadual de incentivo financeiro a artistas locais e regionais e para o apoio ao esporte amador, investindo em categorias de base e valorizando as federações esportivas. Sua atuação política é marcada pelo comprometimento com o desenvolvimento e bem-estar da população do Paraná.

Referências

  1. «Perfil de Luís Raimundo Corti no portal da Alep». ALEP. Consultado em 9 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 11 de fevereiro de 2017 
  2. «Informações de candidatura de Luís Corti». Eleições 2014. Consultado em 25 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 26 de dezembro de 2016 
  3. «Região terá mais um deputado, Luís Corti». Jornal de Beltrão. 5 de outubro de 2016. Consultado em 3 de janeiro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) político(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.