Mãe Tolokê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Regina Célia dos Santos Magalhães, conhecida como Mãe Tolokê, (Bahia, 30 de Dezembro de 1930 - Praia Grande, São Paulo, 26 de Outubro de 2006) foi uma filha-de-santo e Iyalorixá brasileira.

Regina Célia foi iniciada quando menina na Bahia na casa de axé do babalorixá Lourenço de Lembá como era conhecido, mas foi adotada pelo babalorixá Joãozinho da Goméia aos 10 anos de idade, sendo uma das suas filhas-de-santo preferida pela sua dedicação aos Orixás.

Regina então passou a conviver na roça da Goméia em Salvador rua da Goméia no Bairro da Liberdade, local onde Joãozinho ergueu sua Casa de Axé).

Regina foi levada por um casal para trabalhar no Rio de Janeiro, e nesse meio tempo o Babalorixá Joãozinho da Goméia abria sua roça no município de Duque de Caxias/RJ, no bairro conhecido por Copacabana, cujos ônibus da Viação União ostentavam no para-brisa o itinerário e o aviso "Via-Joãozinho da Goméia". Mãe Tolokê então passou a conviver com o Babalorixá Joãozinho da Goméia, onde ia aprendendo o ritual de candomblé, participando de diversos filmes acompanhado o Joãozinho da Goméia durante os anos de 1950/51/52/53.

Regina conhece o homem com que casaria mais tarde numa festa de Santo em Duque de Caxias, um oficial da cavalaria Humberto da Costa Magalhães, e passam a conviver numa roça de candomblé no bairro dos trezentos (Caxias/RJ).

Em 1956, mudou-se para a cidade de Santos acompanhada pelo Babalorixá Valdomiro de Xangô e fica encantada com a cidade e resolve ficar e abrir a sua primeira casa de axé no bairro de Areia Branca em 1962, casa-se novamente agora com João Franscisco Conceição e com ele tem uma filha Rosangela, em seguida compra uma chácara em Itanhaém/SP e levanta a sua definitiva casa de axé com o nome Vale do Amanhecer. ( Fonte de pesquisas por: Ogãn-Alabê. carlos.(Sobrinho da mãe tolokê) . Autor,compositor e musico,credenciado pela UBC/Sp.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre candomblé é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.