Médicos do Mundo
A Médicos do Mundo (Médecins du monde) é uma organização não-governamental que desenvolve em saúde e ajuda humanitária em todo o mundo, prestando cuidados de saúde gratuitos a populações vulneráveis.
Foi fundada em 1980 por um grupo de médicos militares liderados pelo francês Bernard Kouchner, cofundador da organização Médicos sem Fronteiras, que havia deixado MSF em 1979, depois de uma violenta querela em torno da operação "Um barco para o Vietnam". Kouchner defendia a ideia de fretar um barco com médicos e jornalistas para testemunhar as violações de Direitos Humanos naquele país e também para evacuar os Vietnamitas em fuga no Mar da China, depois que o país se tornou totalmente comunista.
Os projetos que são desenvolvidos pela Médicos do Mundo, permitem igualmente a capacitação e educação para a saúde das populações dos territórios em que a organização atua. Para além destes projetos, a Médicos do Mundo trabalha também na área de advocacia, de modo a conscientizar a opinião pública para as injustiças sociais [1]
Atualmente, a Delegação Portuguesa da Médicos do Mundo tem 9 projetos em Portugal, que melhoram a vida de mais de 5 mil pessoas por ano.
Ver também[editar | editar código-fonte]
- Direitos humanos
- Ajuda humanitária
- Ingerência humanitária
- Movimento Emaús
- Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Ligações externas[editar | editar código-fonte]
|título=
(ajuda)