Maarja-Liis Ilus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Maarja-Liis Ilus, por vezes melhor conhecida apenas por Maarja (Tallinn, Estónia, 24 de dezembro de 1980-) é uma cantora pop estónia.

Maarja conseguiu algum sucesso em vários países da Europa e da Ásia. Ela representou o seu país natal no Festival Eurovisão da Canção por duas vezes e é muitas vezes creditada como sendo a primeira artista solo estónia a obter sucesso internacional.

Maarja-Liis Ilus

Primeiros tempos[editar | editar código-fonte]

A carreira musical dela começou quando ela tinha apenas quatro anos, quando estreou no filme musical "Õnneseen" ("Companheiro sortudo"). Ela também participou no coro infantil da televisão estónia e em 1996 foi lançado o seu primeiro álbum intitulado Maarja.O segundo se chamava ``First in Line``.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Maarja representou a Estónia no Festival Eurovisão da Canção 1996, com a canção "Kaelakee Hääl" (em dueto com Ivo Linna)que terminaria em quinto lugar no festival que teve lugar em 18 de maio desse ano, em Oslo. A boa classificação fez com que a Geffen Records assinasse com ela um primeiro álbum lançado internacionalmente. A sua canção Kaelakee hääl foi gravada em língua inglesa e em grego, juntamente com o cantor grego Yiorgos Doukas. Ela também visitou a Grécia para promover o disco e aprecer na versão grega do Disney Club. No ano seguinte, venceu novamente o Eurolaul , vencendo a competição com a canção "Keelatud Maa" e que levou-a novamente à Eurovisão, onde terminaria em oitavo lugar.

O resultado ajudou a solidificar a sua popularidade na Estónia, lançando o seu segundo álbum "First In Line", um grande sucesso na Estónia quando foi lançado em em 25 de agosto de 1998. Foi o seu primeiro álbum inteiramente cantado em inglês com o objetivo de se lançar internacionalmente. Ilis não conseguiria o mesmo sucesso, quando tentou lançar-se no mercado norte-americano, o seu álbum passou completamente despercebido no Billboard charts. No ano seguinte, em 1998, lançaria um álbum com canções em estónio. No final desse ano, seria premiada como o prémio de "Cantora Estoniana do Ano". Gravou mais quatro álbuns até 2008.


Canções no Eurolaul[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • "Maarja (1996)
  • "First In Line" (1998)
  • Kaua Veel (1998)
  • City Life] (2000)
  • Look Around (2005)
  • Läbi jäätunud klaasi, juntamente com Rein Rannap, creditado como "Maarja ja Rannap" (2006)
  • Homme (2008)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Maarja-Liis Ilus
Prêmios e realizações
Precedido por
Silvi Vrait
com "Nagu merelaine"
Estónia no Festival Eurovisão da Canção
(com Ivo Linna)
1996
Sucedido por
Maarja-Liis Ilus
com "Keelatud maa"
Precedido por
Maarja-Liis Ilus & Ivo Linna
com "Kaelakee hääl"
Estónia no Festival Eurovisão da Canção
1997
Sucedido por
Koit Toome
com "Mere lapsed"
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.