Festival Eurovisão da Canção 1996

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Festival Eurovisão da Canção 1996
 Noruega
Oslo Spektrum.jpg
Logo do Festival Eurovisão da Canção 1996
Edição
41.ª edição
Datas
1.ª semifinal 20 de março de 1996
21 de março de 1996
Final 18 de maio de 1996
Anfitrião
Local Oslo Specktrum, Oslo,Noruega
Apresentador(es) Noruega Ingvild Bryn
Noruega Morten Harket
Diretor Noruega Pål Veiglum
Maestro Noruega Frode Thingnæs
Supervisor executivo França Christine Marchal-Ortiz
Produtor executivo Noruega Odd Arvid Strømstad
Estação anfitriã Norsk-rikskringkasting-Logo.svg Norsk rikskringkasting
Atuações
Atuações de abertura "Heaven's Not For Saints" interpretado por Morten Harket
Atuações nos intervalos Nils Gaup & Runar Borge feat. Aamil Paus-Beacon Burning
Participantes
Número de entradas 30 (23 finalistas) países
Países estreantes  Macedónia do Norte
Países de regresso  Eslováquia
 Estónia
 Finlândia
 Países Baixos
 Suíça
Países de saída  Alemanha
 Dinamarca
 Hungria
 Israel
 Macedónia do Norte
 Roménia
 Rússia
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1996

Votação
Sistema de
voto
Cada país pontua de 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos os seus dez favoritos
Vencedor(a)  Noruega
Eimear Quinn
"The Voice"
Website Sítio oficial
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png   1995     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     1997   Fleche-defaut-droite-gris-32.png

O Festival Eurovisão da Canção 1996 (em inglês: Eurovision Song Contest 1996; em francês: Concours Eurovision de la chanson 1996; em norueguês: Internasjonale/Europeiske Melodi Grand Prix 1996), ou Eurosong 96 foi a 41ª edição anual do evento e teve lugar a 18 de maio de 1996 em Oslo. Os apresentadores foram Morten Harket, vocalista da banda norueguesa A-ha e a jornalista Ingvild Bryn. A cantora Eimear Quinn, que representou a Irlanda, foi a vencedora deste ano com a canção The voice.

Portugal conseguiu com Lúcia Moniz e a sua canção O meu coração não tem cor a sua melhor classificação até à vitória em 2017 de Salvador Sobral.

Local[editar | editar código-fonte]

O local para o Festival, o Oslo Spektrum, em Oslo.
Mais sobre a cidade anfitriã: Oslo

O Festival Eurovisão da Canção 1996 ocorreu em Oslo, na Noruega. Oslolocaliza-se no sudeste do país e detém estatuto de comuna e condado simultaneamente. Fundada por 1048 pelo Rei Harald III "Hardråde" da Noruega, a cidade foi imensamente destruída por um incêndio em 1624. O rei dano-norueguês Chirstian IV reconstruiu a cidade, com o nome de Cristiânia, entre 1624 e 1924. Em 1952 a cidade foi a sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1952. É a cidade onde é entregue o Prémio Nobel da Paz. Em 2006 Oslo foi eleita pela BBC como a cidade mais cara do mundo.[1] A capital foi eleita a cidade com a 24ª melhor qualidade de vida do mundo,[2] ao passo que a Noruega liderava o ranking dos países na mesma categoria.[3] Oslo é o centro cultural, científico, econômico e governamental da Noruega. Tem sua atenção voltada para negociações, bancos, indústrias e navegações. É também um importante centro para indústrias marítimas e tratados marítimos na Europa. A cidade é o "lar" de muitas empresas voltadas para o setor marítimo, algumas delas sendo umas das maiores do mundo. Oslo é considerada uma cidade global. Por muitos anos, Oslo vem sendo listada como uma das mais caras cidades do mundo, bem como outras capitais globais como Copenhague, Paris e Tóquio. Em 2009, no entanto, Oslo teve seu status alterado para a cidade mais cara do mundo.

O festival em si realizou-se no Oslo Spektrum, construído em 1990, é um espaço multiusos, mais conhecido por receber todos os anos o concerto do Nobel da Paz.

Formato[editar | editar código-fonte]

Para fazer face ao aumento de países interessados em participar no Festival Eurovisão da Canção, a União Europeia de Radiodifusão idealizou uma pré-selecção a 20 e 21 de março de 1996. Os júris nacionais ouviram as gravações áudio dos temas a concurso e pontuaram de 1 a 12 pontos as suas dez canções favoritas. Dos 29 países a concurso apenas 22 alcançaram a final onde se juntaram à Noruega que obteve qualificação directa por ter vencido o Festival Eurovisão da Canção 1995.

Este foi o único ano em que a Alemanha, um dos maiores financiadores do Festival Eurovisão da Canção, não esteve presente na final deste concurso desde 1956. Este, aliás, foi um dos motivos pelo qual esta prática foi abandonada logo no ano seguinte.

O festival contou com a presença da rainha Sônia da Noruega.

Pela primeira vez, a supervisora-executiva do Festival Eurovisão da Canção foi uma mulher, Christine Marchal Ortiz.

Uma outra grande inovação foi, pela primeira vez, um site dedicado a esta edição, que foi colocado online pela NRK.

A União Europeia de Radiodifusão voltou a mudar o regulamento para encurtar a lista de países participantes, fazendo com que todos os países interessados em participar, com exceção da Noruega - vencedora do ano anterior - passassem por uma fase de qualificação, realizada em março de 1996, para que os júris nacionais ouvissem as músicas e as classificassem. As 22 canções mais votadas passariam à final. Esta fase de qualificação nunca foi transmitida, quer na televisão, quer na rádio.[4] Este sistema mostrou-se desde logo insustentável, em grande parte devido à eliminação da Alemanha, que protestou contra esta prática, fazendo com que esta fosse abandonada logo no ano seguinte.[4]

Todas as novas práticas introduzidas (novo nome do certame, fase de qualificação, mensagem de boa sorte e blue room), com exceção da transmissão internet, foram abandonadas a partir do ano seguinte.

Visual[editar | editar código-fonte]

O festival abriu com um vídeo reminiscente do passado viking e conquistador da Noruega, acabando com o apresentador, Morten Harket, a cantar "Heaven's Not For Saints". No final de sua apresentação, ele cumprimentou a orquestra e seu maestro, Frode Thingnæs. Ingvild Bryn, por sua vez, fez sua aparição e juntos fizeram as apresentações habituais. Eles cumprimentaram todos os países participantes no seu idioma nacional. Concluíram mencionando o procedimento da fase de qualificação e os países não qualificados.

A orquestra foi dirigida por Frode Thingnæs.

O palco consistia num vasto pódio de três níveis, com contornos irregulares. Duas escadas de metal em ambos os lados permitiam o acesso. A decoração consistiu de uma banda de malha suportada por pilares luminosos e acima de tudo uma ampla gama de andaimes e metálicos móvel elementos, inspirados no petróleo, uma das imagens de marca da Noruega.

Os apresentadores foram Ingvild Bryn e Morten Harket[5], que falou aos espectadores em norueguês, inglês e francês.

Os cartões-postais desta edição eram divididos em três partes: os participantes nos seus países, seguidos por algumas imagens de um traço característico da Noruega e, finalmente, uma pequena mensagem de boa sorte para cada intérprete por um líder político de cada país participante, que podiam ser primeiros-ministros, presidentes ou outros. No caso de Portugal, o então Primeiro-Ministro António Guterres, desejou a Lúcia Moniz e a toda a delegação portuguesa: Desejo felicidades à equipa portuguesa, mas desejo sobretudo, que ganhe o melhor e que a música seja cada vez mais um fator de paz e de aproximação entre os povos.

O intervalo começou com um vídeo de um norueguês em traje tradicional, cantando no topo de um pico nevado. Seguiram-se várias peças, clássicas ou contemporâneas, sempre interpretadas pelos artistas em paisagens típicas da Noruega. A câmera então voltou ao palco para o balé contemporâneo Beacon Burning, realizado pelo Oslo Danse Ensemble. Os dançarinos foram acompanhados por mágicos, malabaristas e comedores de fogo. No final do balé, o norueguês do vídeo apareceu no palco, para concluir o intervalo pelas mesmas notas em que havia começado.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

A supervisora executiva da EBU foi Christine Marchal-Ortiz.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Eimear Quinn, Elisabeth Andreassen, One More Time e Lúcia Moniz apareceram.

Para a votação, foi utilizada uma "tela azul", que foi fornecido pela Silicon Graphics, sendo único na história do concurso, onde eram projectadas animações 3D com recurso a tecnologias de realidade virtual. Além disso, a televisão norueguesa utilizou na preparação e na apresentação das canções diferentes efeitos especiais. Pela primeira vez, um porta-voz dirgiu-se ao palco, mais propriamente à blue room para divulgar os votos do júri nacional. Tratou-se da porta-voz norueguesa, Ragnhild Sælthun Fjørtoft.[4]

Participações individuais[editar | editar código-fonte]


Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Planet of Blue" Leon Ein bisschen Glück 1996 1 de março de 1996
Planeta de azul Alemão
 Áustria "Weil's dr guat got" George Nussbaumer Seleção interna -
Porque te sentes bem Alemão
 Bélgica "Liefde is een kaartspel" Lisa Del Bo De Gouden Zeemeermin 1996 9 de março de 1996
O amor é um jogo de cartas Holandês
 Bósnia e Herzegovina "Za našu ljubav" Amila Glamočak Eurosong BiH 1996 7 de março de 1996
Pelo nosso amor Bósnio
 Chipre "Mono Yia Mas" Constantinos Kíprii Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1996 5 de março de 1996
Só para Nós Grego
 Croácia "Sveta ljubav" Maja Blagdan Dora 1996 3 de março de 1996
Amor divino Croata
 Dinamarca "Kun med dig" Dorthe Andersen & Martin Loft Dansk Melodi Grand-Prix 1996 9 de março de 1996
Só contigo Dinamarques
 Espanha "¡Ay, qué deseo!" Antonio Carbonell Selecção Interna -
Ah! Que desejo! Castelhano
 Eslováquia "Kým nás máš" Marcel Palonder Selecção Interna -
Enquanto nos tiveres Eslovaco
 Eslovénia "Dan najlepših sanj" Regina EMA 1996 10 de fevereiro de 1996
O dia do sonho mais bonito Esloveno
 Estónia "Kaelakee hääl" Maarja-Liis Ilus e Ivo Linna Eurolaul 1996 27 de janeiro de 1996
Voz do colar Estónio
 Finlândia "Niin kaunis on taivas" Jasmine Euroviisut 1996 5 de março de 1996
Tão belo é o céu Finlandês
 França "Diwanit Bugale" Dan Ar Braz & L'Héritage des Celtes Selecção Interna -
Que nasçam crianças Bretão
 Grécia "Emeis Forame to Himona Anixiatika" Marianna Efstratiou Seleção interna -
Nós vestimos roupas de primavera no inverno Grego
 Hungria "Fortuna" Gjon Delhusa A cèl : Oslo 1996 24 de fevereiro de 1996
Fortuna" Húngaro
 Irlanda "The Voice" Eimear Quinn Eurosong 1996 3 de março de 1996
A voz Inglês
 Islândia "Sjúbídú" Anna Mjöll Seleção interna -
Shoobe-Doo Islandês
 Israel "Shalom Olam" Galit Bell Kdam Eurovision 1996 29 de fevereiro de 1996
Olá, mundo Hebraico
 Macedónia do Norte "Samo ti" Kaliopi Makedonski nacionalen finalen Evrovizija 1996 3 de março de 1996
Só tu Macedónio
 Malta "In a Woman's Heart" Miriam Christine Festival Tal-Kanzunetta Maltija 1996 27 de janeiro de 1996
No coração de uma mulher Inglês
 Noruega "I evighet" Elisabeth Andreassen Melodi Grand Prix 1996 30 de março de 1996
Para a eternidade Norueguês
 Países Baixos "De eerste keer" Maxine & Franklin Brown Nationaal Songfestival 1996 3 de março de 1996
A primeira vez Holandês
 Polónia "Chcę znać swój grzech..." Kasia Kowalska Selecção Interna -
Eu quero saber o meu pecado... Polaco
 Portugal "O Meu Coração não Tem Cor" Lúcia Moniz Festival RTP da Canção 1996 7 de março de 1996
O Meu Coração não Tem Cor Português
 Reino Unido "Ooh Aah... Just a Little Bit" Gina G Great British Song Contest 1996 8 de março de 1996
Ooh Aah... só um pouco mais Inglês
 Roménia "Rugă pentru pacea lumii" Monica Anghel & Sincron Selecţia Naţională 1996 8 de março de 1996
Oração pela paz mundial Romeno
 Rússia "Ja eto ja" Andrej Kosinskij Nacional’nyj otbor 1996 2 de março de 1996
Eu sou o que sou Russo
 Suécia "Den vilda" One More Time Melodifestivalen 1996 24 de fevereiro de 1996
A selvagem Sueco
 Suíça "Mon cœur l'aime" Kathy Leander Seleção interna -
O meu coração ama-o Francês
 Turquia "Beşinci mevsim" Şebnem Paker Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1996 17 de fevereiro de 1996
A quinta estação Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

Semi-final[editar | editar código-fonte]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Alemanha Alemão Leon "Planet of Blue" Planeta azul 24º 24
 Áustria Voralberguês George Nussbaumer "Weil's dr guat got" Porque te sentes bem 80
 Bélgica Holandês Lisa Del Bo "Liefde is een kaartspel" O amor é um jogo de cartas 12º 45
 Bósnia e Herzegovina Bósnio Amila Glamočak "Za našu ljubav" Pelo nosso amor 21º 29
 Chipre Grego Constantinos "Mono Yia Mas" (Μόνο Για Μας) Só para Nós 16º 42
 Croácia Croata Maja Blagdan "Sveta ljubav" Amor divino 19º 30
 Dinamarca Dinamarquês Dorthe Andersen & Martin Loft "Kun med dig" Só contigo 25º 22
 Espanha Castelhano Antonio Carbonell "¡Ay, qué deseo!" Ah! Que desejo! 14º 43
 Eslováquia Eslovaco Marcel Palonder "Kým nás máš" Enquanto nos tiveres 17º 36
10º  Eslovénia Esloveno Regina "Dan najlepših sanj" O dia do sonho mais bonito 20º 30
11º  Estónia Estónio Maarja-Liis Ilus & Ivo Linna "Kaelakee hääl" Voz do colar 106
12º  Finlândia Finlandês Jasmine "Niin kaunis on taivas" Tão belo é o céu 22º 26
13º  França Bretão Dan Ar Braz & L'Héritage des Celtes "Diwanit Bugale" Que nasçam crianças 11º 55
14º  Grécia Grego Mariana Efstratiou "Emeis Forame to Himona Anixiatika"
(Εμείς Φοράμε το Χειμώνα Ανοιξιάτικα)
Nós vestimos roupas de primavera no inverno 13º 45
15º  Hungria Húngaro Gjon Delhusa "Fortuna" Fortuna 23º 26
16º  Irlanda Inglês Eimear Quinn "The voice" A voz 198
17º  Islândia Islandês Anna Mjöll "Sjúbídú" Shoobe-Doo 10º 59
18º  Israel Hebraico Galit Bell "Shalom Olam" (שלום עולם) Olá, mundo 28º 12
19º  Macedónia do Norte Macedónio Kaliopi "Samo ti" (Само ти) Só tu 27º 14
20  Malta Inglês Miriam Christine "In a Woman's Heart" No coração de uma mulher 138
21º  Países Baixos Holandês Maxine & Franklin Brown "De eerste keer" A primeira vez 63
22º  Polónia Polaco Kasia Kowalska "Chcę znać swój grzech..." Eu quero saber o meu pecado... 15º 42
23º  Portugal Português Lúcia Moniz "O meu coração não tem cor" O meu coração não tem cor 18º 32
24º  Reino Unido Inglês Gina G "Ooh Aah... Just a Little Bit" Ooh Aah... só um pouco mais 153
25º  Roménia Romeno Monica Anghel & Sincron "Rugă pentru pacea lumii" Oração pela paz mundial 29º 11
26º  Rússia Russo Andrej Kosinskij "Ja eto ja" (Я это я) Eu sou o que sou 26º 14
27º  Suécia Sueco One More Time "Den vilda" A selvagem 227
28º  Suíça Francês Kathy Leander "Mon cœur l'aime" O meu coração ama-o 67
29º  Turquia Turco Şebnem Paker "Beşinci mevsim" A quinta estação 69

Resultados[editar | editar código-fonte]

Países Votantes Países Pontuados
Alemanha Áustria Bélgica Bósnia e Herzegovina Chipre Croácia Dinamarca Espanha Eslováquia Eslovénia Estónia Finlândia França Grécia Hungria República da Irlanda Islândia Israel Macedónia do Norte Malta Países Baixos Polónia Portugal Reino Unido Roménia Rússia Suécia Suíça Turquia
 Alemanha 1 3 2 8 6 10 5 4 12 7
 Áustria 1 2 5 12 6 7 4 10 8 3
 Bélgica 1 2 5 8 10 4 6 7 12 3
 Bósnia e Herzegovina 6 7 4 2 1 12 5 10 3 8
 Chipre 6 3 4 5 12 2 8 7 10 1
 Croácia 6 8 12 5 7 3 2 10 1 4
 Dinamarca 5 2 4 8 6 1 3 10 7 12
 Espanha 5 8 3 4 1 6 7 2 12 10
 Eslováquia 6 8 4 7 1 10 3 12 2 5
 Eslovénia 7 12 6 4 3 10 5 2 1 8
 Estónia 8 6 10 7 1 3 2 4 12 5
 Finlândia 2 4 1 8 3 10 5 7 12 6
 França 5 12 1 8 6 3 4 2 10 7
 Grécia 6 12 4 3 8 2 10 7 1 5
 Hungria 3 5 1 6 2 4 8 12 7 10
 Irlanda 4 2 10 5 6 3 8 1 12 7
 Islândia 10 1 5 7 6 12 2 3 8 4
 Israel 3 6 5 2 10 7 1 12 8 4
 Macedónia do Norte 5 3 2 1 10 6 4 7 12 8
 Malta 12 2 4 1 8 10 5 3 6 7
 Noruega 5 2 1 10 12 4 3 8 7 6
 Países Baixos 2 10 3 6 1 8 4 7 12 5
 Polónia 2 4 5 6 10 7 1 12 3 8
 Portugal 6 5 4 3 2 12 10 8 7 1
 Reino Unido 10 7 2 3 12 1 6 5 8 4
 Roménia 2 4 1 3 7 6 12 5 8 10
 Rússia 4 1 2 12 5 7 8 3 10 6
 Suécia 1 8 5 7 10 6 2 12 4 3
 Suíça 2 1 4 6 7 8 3 5 12 10
 Turquia 2 4 3 10 5 7 1 12 8 6
Total 24 80 45 29 42 30 22 43 38 30 106 26 55 45 26 198 59 12 14 138 63 42 32 153 11 14 227 67 69
Lugar 24º 12º 21º 16º 19º 25º 14º 17º 20º 22º 11º 13º 23º 10º 28º 27º 15º 18º 29º 26º
Países Votantes Alemanha Áustria Bélgica Bósnia e Herzegovina Chipre Croácia Dinamarca Espanha Eslováquia Eslovénia Estónia Finlândia França Grécia Hungria República da Irlanda Islândia Israel Macedónia do Norte Malta Países Baixos Polónia Portugal Reino Unido Roménia Rússia Suécia Suíça Turquia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
10  Suécia Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Irlanda, Macedónia, Países Baixos, Polónia, Suíça
4  Irlanda Áustria, Bósnia e Herzegovina, Islândia, Reino Unido
3  Malta Espanha, Eslováquia, Roménia
 Reino Unido Israel, Suécia, Turquia
2  Áustria França, Malta
 Países Baixos Hungria, Portugal
1  Bósnia e Herzegovina Eslovénia
 Chipre Grécia
 Eslováquia Croácia
 Estónia Rússia
 Grécia Chipre
 Islândia Noruega

Final[editar | editar código-fonte]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Turquia Turco Şebnem Paker "Beşinci mevsim" A quinta estação 12º 57
 Reino Unido Inglês Gina G "Ooh Aah... Just a Little Bit" Ooh Aah... só um pouco mais 77
 Espanha Castelhano Antonio Carbonell "¡Ay, qué deseo!" Ah! Que desejo! 20º 17
 Portugal Português Lúcia Moniz "O meu coração não tem cor" O meu coração não tem cor 92
 Chipre Grego Constantinos "Mono Yia Mas" (Μόνο Για Μας) Só para Nós 72
 Malta Inglês Miriam Christine "In a Woman's Heart" No coração de uma mulher 11º 68
 Croácia Croata Maja Blagdan "Sveta ljubav" Amor divino 98
 Áustria Voralberguês George Nussbaumer "Weil's dr guat got" Porque te sentes bem 10º 68
 Suíça Francês Kathy Leander "Mon cœur l'aime" O meu coração ama-o 16º 22
10º  Grécia Grego Mariana Efstratiou "Emeis Forame to Himona Anixiatika"
(Εμείς Φοράμε το Χειμώνα Ανοιξιάτικα)
Nós vestimos roupas de primavera no inverno 15º 36
11º  Estónia Estónio Maarja-Liis Ilus & Ivo Linna "Kaelakee hääl" Voz do colar 94
12º  Noruega Norueguês Elisabeth Andreassen "I evighet" Para a eternidade 114
13º  França Bretão Dan Ar Braz & L'Héritage des Celtes "Diwanit Bugale" Que nasçam crianças 19º 18
14º  Eslovénia Esloveno Regina "Dan najlepših sanj" O dia do sonho mais bonito 21º 16
15º  Países Baixos Holandês Maxine & Franklin Brown "De eerste keer" A primeira vez 78
16º  Bélgica Holandês Lisa Del Bo "Liefde is een kaartspel" O amor é um jogo de cartas 17º 22
17º  Irlanda Inglês Eimear Quinn "The voice" A voz 162
18º  Finlândia Finlandês Jasmine "Niin kaunis on taivas" Tão belo é o céu 23º 9
19º  Islândia Islandês Anna Mjöll "Sjúbídú" Shoobe-Doo 13º 51
20º  Polónia Polaco Kasia Kowalska "Chcę znać swój grzech..." Eu quero saber o meu pecado... 14º 37
21º  Bósnia e Herzegovina Bósnio Amila Glamočak "Za našu ljubav" Pelo nosso amor 22º 13
22º  Eslováquia Eslovaco Marcel Palonder "Kým nás máš" Enquanto nos tiveres 18º 19
23º  Suécia Sueco One More Time "Den vilda" A selvagem 100

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1996, foi a seguinte:[6]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Turquia Reino Unido Espanha Portugal Chipre Malta Croácia Áustria Suíça Grécia Estónia Noruega França Eslovénia Países Baixos Bélgica República da Irlanda Finlândia Islândia Polónia Bósnia e Herzegovina Eslováquia Suécia
 Turquia 3 5 10 8 4 2 1 12 7 6
 Reino Unido 6 2 12 4 3 7 10 8 1 5
 Espanha 8 7 10 5 4 1 6 12 3 2
 Portugal 12 3 10 5 2 1 7 8 6 4
 Chipre 1 2 12 8 10 7 3 5 6 4
 Malta 10 6 5 2 7 12 1 4 3 8
 Croácia 1 7 4 10 8 12 5 6 2 3
 Áustria 3 1 2 5 8 12 7 6 4 10
 Suíça 6 4 10 5 1 2 7 3 12 8
 Grécia 6 5 12 8 1 2 10 3 7 4
 Estónia 2 6 7 5 3 4 1 12 8 10
 Noruega 12 1 7 3 8 4 10 2 5 6
 França 4 8 5 2 12 1 7 10 6 3
 Eslovénia 4 3 1 2 8 10 5 12 6 7
 Países Baixos 7 6 5 4 1 3 10 2 12 8
 Bélgica 5 12 6 4 2 8 7 1 3 10
 Irlanda 3 1 6 8 4 2 7 5 10 12
 Finlândia 5 3 6 4 12 7 2 10 1 8
 Islândia 4 10 5 3 12 8 1 2 7 6
 Polónia 6 2 8 1 10 4 7 12 3 5
 Bósnia e Herzegovina 5 1 10 6 3 8 2 12 7 4
 Eslováquia 6 10 12 5 3 8 7 1 2 4
 Suécia 6 4 2 5 1 3 12 10 8 7
Total 57 77 17 92 72 68 98 68 22 36 94 114 18 16 78 22 162 9 51 31 13 19 100
Lugar 12º 20º 11º 10º 16º 15º 19º 21º 16º 23º 13º 14º 22º 18º
Países Votantes Turquia Reino Unido Espanha Portugal Chipre Malta Croácia Áustria Suíça Grécia Estónia Noruega França Eslovénia Países Baixos Bélgica República da Irlanda Finlândia Islândia Polónia Bósnia e Herzegovina Eslováquia Suécia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Turquia Reino Unido Espanha Portugal Chipre Malta Croácia Áustria Suíça Grécia Estónia Noruega França Eslovénia Países Baixos Bélgica República da Irlanda Finlândia Islândia Polónia Bósnia e Herzegovina Eslováquia Suécia
 Turquia 0 3 0 5 0 10 8 4 0 0 0 2 0 0 1 0 12 0 0 7 6 0 0
 Reino Unido 6 3 0 7 12 10 12 4 3 7 10 10 1 0 1 5 12 0 0 7 6 0 0
 Espanha 14 3 0 7 19 20 17 4 3 7 14 10 1 1 7 17 12 0 3 7 6 2 0
 Portugal 14 15 0 7 22 20 27 9 3 7 14 12 2 1 14 17 20 0 9 7 6 2 4
 Chipre 14 16 2 19 22 20 35 9 3 17 21 15 2 1 19 17 26 0 9 11 6 2 4
 Malta 24 22 7 19 24 20 42 21 3 18 21 15 2 1 19 17 30 0 9 11 9 10 4
 Croácia 25 29 11 29 32 32 42 21 3 18 21 20 2 7 19 19 30 0 9 11 12 10 4
 Áustria 25 32 11 30 34 32 42 21 3 18 26 28 2 7 31 19 37 0 15 15 12 10 14
 Suíça 31 36 11 40 39 32 43 21 3 20 26 35 2 7 34 19 49 0 15 15 12 10 22
 Grécia 31 36 17 45 51 40 44 23 3 20 26 35 2 7 34 19 59 0 18 22 12 14 22
 Estónia 31 38 17 45 51 40 50 30 3 20 26 40 5 7 38 20 71 0 26 22 12 14 32
 Noruega 31 38 17 57 51 41 57 30 3 23 34 40 9 7 38 20 81 2 31 22 12 14 38
 França 35 46 17 62 53 41 57 42 3 23 35 47 9 7 48 20 87 2 31 22 12 143 41
 Eslovénia 35 46 17 62 53 45 60 43 5 23 43 57 9 7 53 20 99 2 37 22 12 14 48
 Países Baixos 42 46 17 68 53 45 65 43 9 24 46 67 9 7 53 22 111 2 37 22 12 14 56
 Bélgica 47 58 17 74 53 45 69 43 11 24 46 75 16 7 54 22 114 2 37 22 12 14 66
 Irlanda 47 61 17 74 54 45 75 51 15 24 48 82 16 7 59 22 114 2 47 22 12 14 78
 Finlândia 52 61 17 77 60 45 75 51 19 24 60 89 18 7 59 22 124 2 47 22 13 14 86
 Islândia 52 65 17 87 60 45 80 51 22 24 72 97 18 8 61 22 124 9 47 22 13 14 92
 Polónia 52 65 17 87 60 51 82 59 22 25 82 101 18 8 68 22 136 9 50 22 13 19 92
 Bósnia e Herzegovina 57 65 17 88 60 51 92 65 22 25 82 104 18 16 70 22 148 9 50 29 13 19 96
 Eslováquia 57 71 17 88 70 63 97 68 22 33 82 104 18 16 70 22 155 9 51 31 13 19 100
 Suécia 57 77 17 92 72 68 98 68 22 36 94 114 18 16 78 22 162 9 51 31 13 19 100
Lugar 12º 20º 11º 10º 16º 15º 19º 21º 16º 23º 13º 14º 22º 18º
Países Votantes Turquia Reino Unido Espanha Portugal Chipre Malta Croácia Áustria Suíça Grécia Estónia Noruega França Eslovénia Países Baixos Bélgica República da Irlanda Finlândia Islândia Polónia Bósnia e Herzegovina Eslováquia Suécia
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
7  Irlanda Bósnia e Herzegovina, Estónia, Eslovénia, Países Baixos, Polónia, Suíça, Turquia
3  Estónia Finlândia, Islândia, Suécia
2  Áustria França, Malta
 Chipre Grécia, Reino Unido
 Malta Croácia, Eslováquia
 Reino Unido Bélgica, Portugal
 Portugal Chipre, Noruega
1  Bélgica Espanha
 Países Baixos Áustria
 Suécia Irlanda

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Turquia Levent Çoker
 Reino Unido Ernie Dunstall
 Espanha Eduardo Leiva
 Portugal Pedro Osório
 Chipre Stavros Lantsias
 Malta Paul Abela
 Croácia Alan Bjelinski
 Áustria Mischa W. Krausz
 Suíça Rui dos Reis
 Grécia Michael Rozakis
 Estónia Tarmo Leinatamm
 Noruega Frode Thingnæs
 França Fiachra Trench
 Eslovénia Jože Privšek
 Países Baixos Dick Bakker
 Bélgica Bob Porter
 Irlanda Noel Kelehan
 Finlândia Olli Ahvenlahti
 Islândia Ólafur Gaukur
 Polónia Wiesław Pieregorólka
 Bósnia e Herzegovina Sinan Alimanović
 Eslováquia Juraj Burian
 Suécia Anders Berglund
Maestro anfitrião Frode Thingnæs

Mensagens de boa sorte[editar | editar código-fonte]

Em 1996, todos os participantes receberam uma pequena mensagem de boa sorte por parte de um líder político de cada país participante, que podiam ser primeiros-ministros, presidentes ou outros. Esta foi aliás, a única edição em que tal aconteceu.

País Líder político Idioma utilizado
 Turquia Süleyman Demirel (Presidente da Turquia) Turco
 Reino Unido Virginia Bottomley (Secretária de Estado para o Património Nacional do Reino Unido) Inglês
 Espanha Don Alberto Escudero Claramunt (Embaixador) Castelhano
 Portugal António Guterres (Primeiro-Ministro de Portugal) Português
 Chipre Glafkos Klerides (Presidente de Chipre) Grego
 Malta Edward Fenech Adami (Primeiro-Ministro de Malta) Maltês
 Croácia Zlatko Mateša (Primeiro-ministro da Croácia) Croata
 Áustria Elisabeth Gehrer (Ministra Federal da Educação, Ciência e Cultura da Áustria) Alemão
 Suíça Michel Coquoz (Encarregado de negócios suíço) Francês
 Grécia Caterína Dimaki (Encarregada de negócios grego) Grego
 Estónia Tiit Vähi (Primeiro-ministro da Estónia) Estónio
 Noruega Gro Harlem Brundtland (Primeira-Ministra da Noruega) Norueguês
 França Philippe Douste-Blazy (Ministro da Cultura de França) Francês
 Eslovénia Milan Kučan (Presidente da Eslovénia) Esloveno
 Países Baixos Aad Nuis (Secretário de Estado da Educação, Cultura e Ciência dos Países Baixos) Holandês
 Bélgica Luc Van den Brande (Primeiro-Ministro da Flandres) Holandês
 Irlanda John Bruton (Taoiseach - Primeiro-Ministro da Irlanda) Inglês
 Finlândia Riitta Uosukainen (Presidente do Parlamento da Finlândia) Finlandês
 Islândia Davíð Oddsson (Primeiro-ministro da Islândia) Islandês
 Polónia Aleksander Kwaśniewski (Presidente da Polónia) Polaco
 Bósnia e Herzegovina Alija Izetbegović (Presidente da Presidência da Bósnia e Herzegovina) Bósnio
 Eslováquia Vladimír Mečiar (Primeiro-ministro da Eslováquia) Eslovaco
 Suécia Göran Persson (Primeiro-ministro da Suécia) Sueco

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 1996, os repetentes foram:

País (1996) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Grécia Silver - replace this image female.svg Marianna Efstratiou ESC 1987 (como corista) Grécia "Stop" Stop 64 10º
ESC 1989 Grécia "To diko sou asteri" A tua própria estrela 56
 Noruega Elisabeth Andreassen.JPG Elisabeth Andreassen ESC 1982 (parte dos Chips) Suécia "Dag efter dag" Dag efter dag 67
ESC 1985 (parte das Bobbysocks) Noruega "La det swinge" Vamos deixar dançar swing 123
ESC 1994 (com Jan Werner Danielsen) Noruega "Duett" Dueto 76

Referências

  1. http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_depth/4669400.stm
  2. http://www.mercer.com/referencecontent.htm?idContent=1307990
  3. http://www.emb-norway.ca/policy/organizations/undp.htm
  4. a b c «Eurovision Song Contest 1996». eurovision.tv. European Broadcasting Union. 18 de maio de 1996. Consultado em 21 de outubro de 2014 
  5. https://eurovision.tv/event/oslo-1996
  6. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1996