Festival Eurovisão da Canção 1993

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Festival Eurovisão da Canção 1993
 Irlanda
McCarthy's Bar - geograph.org.uk - 1789488.jpg
Logo do Festival Eurovisão da Canção 1993
Edição
38.ª edição
Datas
1.ª semifinal Kvalifikacija za Millstreet
Final 15 de maio de 1993
Anfitrião
Local Green Glens Arena, Millstreet,Irlanda
Apresentador(es) República da Irlanda Fionnuala Sweeney
Diretor República da Irlanda Liam Miller
Maestro República da Irlanda Noel Kelehan
Supervisor executivo Dinamarca Christian Clausen
Produtor executivo República da Irlanda Anita Notaro
Estação anfitriã RTÉ logo.svg Raidió Teilifís Éireann
Atuações
Atuações de abertura A história de Eochaid e Etain na mitologia celta, a transição para um vídeo da Irlanda rural hoje.
Atuações nos intervalos Linda Martin,
Johnny Logan
Participantes
Número de entradas 25 países
Países estreantes  Bósnia e Herzegovina
 Croácia
 Eslovénia
Países de regresso Nenhum
Países de saída  Iugoslávia
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1993

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Vencedor(a)  Irlanda
Niamh Kavanagh
"In Your Eyes"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png   1992     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     1994   Fleche-defaut-droite-gris-32.png

O Festival Eurovisão da Canção 1993 (em inglês: Eurovision Song Contest 1993, em francês: Concours Eurovision de la chanson 1993 e em irlandês: Comórtas Amhránaíochta na hEoraifíse 1993) foi o 38º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 15 de maio na cidade de Millstreet, na Irlanda. A apresentadora foi Fionnuala Sweeney e a vencedora do evento foi Niamh Kavanagh com a canção, "In Your Eyes" (Nos teus olhos).

Em 1993 a União Europeia de Radiodifusão teve uma explosão do número de países que desejavam participar, devido não só ao desaparecimento da URSS, do fim da Checoslováquia e da desintegração da Jugoslávia, este o único país comunista que tradicionalmente participou, tendo ganho o Festival Eurovisão da Canção 1989, realizando-se em Zagreb o Festival Eurovisão da Canção 1990. Pela primeira vez teve de haver uma pré-qualificação apenas para os países que nunca tinham participado. Nessa pré-eliminatória participaram a Croácia, a Bósnia e Herzegovina, Hungria, Eslovénia, Eslováquia, Roménia e Estónia. A pré-eliminatória realizou-se em Liubliana, capital da Eslovénia, no dia 3 de abril de 1993. tendo sido apurados para a final os três primeiros classificados: Bósnia e Herzegovina, Croácia e Eslovénia.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Millstreet
Millstreet, cidade-sede da edição.

O Festival Eurovisão da Canção 1992 ocorreu em Millstreet, na Irlanda. Millstreet é uma cidade irlandesa localizada no condado de Cork, província de Munster. A cidade fica a 57 km de Cork e está ligada à capital do condado através da linha ferroviária Mallow-Killarney-Tralee. Esta foi a menor cidade de sempre a receber o certame.

O festival em si realizou-se no Green Glens Arena, uma arena equestre na pequena cidade. A localização escolhida para acolher este Festival Eurovisão da Canção foi bastante peculiar. Além de Millstreet ser uma pequena e remota cidade, com cerca de cerca de 1500 habitantes, o local escolhido para a realização deste evento foi também invulgar uma vez que a Green Glens Arena era um centro equestre.

Formato[editar | editar código-fonte]

O dono da Green Glens Arena, Noel C. Duggan, escreveu à RTÉ na mesma noite da vitória irlandesa na edição de 1992, propondo o uso gratuito do local para sediar o concurso. O local, um grande centro equestre coberto e bem equipado, foi considerado mais do que adequado como a localização pela emissora RTÉ. Com enorme apoio das autoridades locais e nacionais, além de várias empresas na região, a infraestrutura da cidade foi bastante aprimorada para acomodar um evento dessa magnitude. Foi também a maior transmissão externa já tentada pela emissora estatal RTÉ e foi considerada um triunfo técnico para todos os envolvidos.[1] No entanto, foram várias as queixas feitas ao local do certame, nomeadamente o facto de ser uma cidade remota no interior.[2][3]

Pela primeira vez, uma mulher foi a diretora da final da competição, Anita Notaro.

A EBU introduziu uma nova regra naquele ano para regular os muitos países que desejavam participar da competição, a repescagem. A partir de agora, os seis países que terminassem nos últimos lugares da classificação final perdiam o direito de competir no ano seguinte. Esta regra permaneceu em vigor até 2004 com a introdução das semi-finais.[4]

Kvalifikacija za Millstreet[editar | editar código-fonte]

Para fazer face ao aumento de países interessados em participar no Festival Eurovisão da Canção, a EBU realizou, a 3 de abril de 1993, uma pré-selecção para o Festival Eurovisão da Canção 1993 - Kvalifikacija za Millstreet. Esta teve lugar em Ljubljana, na Eslovénia, onde sete novos países da Europa de Leste lutaram por um dos três lugares disponíveis para a final.

Os representantes dos sete países a concurso interpretaram, além do tema que apresentavam a concurso por um lugar no Festival Eurovisão da Canção, um outro tema do seu reportório. A interpretação deste último tema em nada influenciou a votação do júri.

Após uma votação bastante renhida e marcada pela votação entre países vizinhos, a Eslovénia, a Bósnia-Herzegovina e a Croácia alcançaram os três primeiros ligares que lhe garantiram o acesso à final do Festival Eurovisão da Canção 1993.

Visual[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo. Na primeira parte, foi encenado um episódio retirado da mitologia celta: a história de amor entre Eochaid Airem e Pewter. Na segunda, exibições turísticas do interior da Irlanda e da cidade de Millstreet foram mostradas. A câmera então mostrou Davy Spillane, que tocou música tradicional irlandesa durante o vídeo. A abertura termina com outro vídeo, filmado durante a semana de ensaios e mostrando a recepção de delegações estrangeiras e as festividades organizadas.

A orquestra era dirigida por Noel Kelehan.

O palco foi criado por Alan Farquharson, que também foi chefe de produção dois anos depois em Dublin. O cenário era constituída por uma grande plataforma trapezoidal que jogado na extremidade inferior de uma estrutura namoro suspenso a partir do teto, e sob a superfície translúcida de ambas as estruturas de tubos de néon teve com o cenário mudou de cor em cada atuação.

A apresentadora foi Fionnuala Sweeney[5], que falou aos espectadores em irlandês, inglês e francês.

Os cartões postais mostravam os participantes à descoberta da riqueza cultural e turística da Irlanda.

O intervalo foi ocupado por Linda Martin e Johnny Logan, acompanhados pelos coros da Escola de Música de Cork e de Millstreet.

Votação[editar | editar código-fonte]

Cada país tinha um júri composto por 11 elementos, que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 pontos às dez canções mais votadas.

O supervisor executivo da EBU foi, pela primeira vez Christian Clausen.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Niamh Kavanagh, Anabela e o Annie Cotton apareceram.

Fionnuala Sweeney iniciou a votação cumprimentando Frank Naef, que estava presente na sala.

Devido a problemas técnicos a divulgação das pontuações do júri maltês foi adiada para o final da votação.

A apresentadora, quando o júri holandês atribuiu 10 pontos à Irlanda, a apresentadora anunciou "Irlanda, 12 pontos", corrigido depois o erro.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]


Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Alemanha "Viel zu weit" Münchener Freiheit Seleção interna -
Longe Demais Alemão
 Áustria "Maria Magdalena" Tony Wegas Österreichische Vorausscheidung 1993 30 de março de 1993
Maria Madalena Alemão
 Bélgica "Iemand als jij" Barbara Dex Eurosong 1993 6 de março de 1993
Alguém como tu Holandês
 Bósnia e Herzegovina "Sva bol svijeta" Fazla Eurosong BiH 1993 28 de fevereiro de 1993
Toda a dor do mundo Bósnio
 Chipre "Mi Stamatas" (Μη σταματάς) Zimboulakis & Van Beke Kýprioi Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 1993 23 de março de 1993
Não parem Grego
 Croácia "Don't ever cry" Put Dora 1993 28 de fevereiro de 1993
Nunca chores Croata & Inglês
 Dinamarca "Under stjernerne på himlen" Tommy Seebach Band Dansk Melodi Grand-Prix 1993 3 de abril de 1993
Debaixo das estrelas do céu Dinamarquês
 Eslovénia "Tih deževen dan" 1X Band EMA 1993 27 de fevereiro de 1993
Um dia chuvoso calmo Esloveno
 Espanha "Hombres" Eva Santamaría Selecção Interna -
Homens Castelhano
 Finlândia "Tule luo" Katri Helena Euroviisut 1993 6 de março de 1993
Vem para Mim Finlandês
 França "Mama Corsica" Patrick Fiori Seleção interna -
Mãe Córsega Francês & Corso
 Grécia "Eladha, Hora Tu Fotos" (Ελλάδα, χώρα του φωτός) Katerina Garbi Seleção interna -
Grécia, País de Luz Grego
 Irlanda "In Your Eyes" Niamh Kavanagh National Song Contest 1993 14 de março de 1993
Nos teus olhos Inglês
 Islândia "Þá veistu svarið" Inga Íslenska Söngvakeppni Sjónvarpsins 1993 20 de fevereiro de 1993
Então saberás a resposta Islandês
 Israel "Shiru" (שירו) Sarah'le Sharon & The Shiru Group Kdam Eurovision 1993 1 de abril de 1993
Cantem Hebraico & Inglês
 Itália "Sole d'Europa" Enrico Ruggeri Seleção interna -
Sol da Europa Italiano
 Luxemburgo "Donne-moi une chance" Modern Times Seleção interna -
Dá-me uma oportunidade Francês & Luxemburguês
 Malta "This Time" William Mangion Kanzunetta għall-Ewropa 1993 13 de março de 1993
Desta vez Inglês
 Noruega "Alle mine tankar" Silje Vige Melodi Grand-Prix 1993 6 de março de 1993
Todos os meus pensamentos Norueguês
 Países Baixos "Vrede" Ruth Jacott Nationaal Songfestival 1993 26 de março de 1993
Paz Holandês
 Portugal "A cidade (até ser dia)" Anabela Festival RTP da Canção 1993 11 de março de 1993
A cidade (até ser dia) Português
 Reino Unido "Better the Devil You Know" Sonia A song for Europe 1993 9 de abril de 1993
Mais vale um mal conhecido Inglês
 Suécia "Eloise" Arvingarna Melodifestivalen 1993 5 de março de 1993
Eloise Sueco
 Suíça "Moi, tout simplement" Annie Cotton Schweizer Auscheidung 1993 6 de fevereiro de 1993
Eu simplesmente Francês
 Turquia "Esmer yarim" Burak Aydos Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 1993 13 de março de 1993
Minha querida morena Turco

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma[6] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Itália Italiano Enrico Ruggeri "Sole d'Europa" Sol da Europa 12º 45
 Turquia Turco Burak Aydos "Esmer yarim" Minha querida morena 21º 10
 Alemanha Alemão Münchener Freiheit "Viel zu weit" Longe Demais 18º 18
 Suíça Francês Annie Cotton "Moi, tout simplement" Eu simplesmente 148
 Dinamarca Dinamarquês Tommy Seebach Band "Under stjernerne på himlen" Debaixo das estrelas do céu 23º 9
 Grécia Grego Katerina Garbi "Eladha, Hora Tu Fotos" (Ελλάδα, χώρα του φωτός) Grécia, País de Luz 64
 Bélgica Holandês Barbara Dex "Iemand als jij" Alguém como tu 25º 3
 Malta Inglês William Mangion "This Time" Desta vez 69
 Islândia Islandês Inga "Þá veistu svarið" Então saberás a resposta 13º 42
10º  Áustria Alemão Tony Wegas "Maria Magdalena" Maria Madalena 14º 32
11º  Portugal Português Anabela "A cidade (até ser dia)" A cidade (até ser dia) 10º 60
12º  França Francês & Corso Patrick Fiori "Mama Corsica" Mãe Córsega 121
13º  Suécia Sueco Arvingarna "Eloise" Eloise 89
14º  Irlanda Inglês Niamh Kavanagh "In Your Eyes" Nos teus olhos 187
15º  Luxemburgo Francês & Luxemburguês Modern Times "Donne-moi une chance" Dá-me uma oportunidade 20º 11
16º  Eslovénia Esloveno 1X Band "Tih deževen dan" Um dia chuvoso calmo 22º 9
17º  Finlândia Finlandês Katri Helena "Tule luo" Vem para Mim 17º 20
18º  Bósnia e Herzegovina Bósnio Fazla "Sva bol svijeta" Toda a dor do mundo 16º 27
19º  Reino Unido Inglês Sonia "Better the Devil You Know" Mais vale um mal conhecido 164
20º  Países Baixos Holandês Ruth Jacott "Vrede" Paz 92
21º  Croácia Croata & Inglês Put "Don't ever cry" Nunca chores 15º 31
22º  Espanha Castelhano Eva Santamaría "Hombres" Homens 11º 58
23º  Chipre Grego Zimboulakis & Van Beke "Mi Stamatas" (Μη σταματάς) Não parem 19º 17
24º  Israel Hebraico & Inglês Sarah'le Sharon & The Shiru Group "Shiru" (שירו) Cantem 24º 4
25º  Noruega Norueguês Silje Vige "Alle mine tankar" Todos os meus pensamentos 120

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1993, foi a seguinte:[7]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Itália Turquia Alemanha Suíça Dinamarca Grécia Bélgica Malta Islândia Áustria Portugal França Suécia República da Irlanda Luxemburgo Eslovénia Finlândia Bósnia e Herzegovina Reino Unido Países Baixos Croácia Espanha Chipre Israel Noruega
 Itália 8 10 2 7 12 4 3 1 6 5
 Turquia 2 5 4 7 1 3 12 8 6 10
 Alemanha 12 2 3 4 1 8 5 6 7 10
 Suíça 1 2 7 4 8 12 5 3 6 10
 Dinamarca 3 10 5 4 1 12 7 6 8 2
 Grécia 7 5 4 1 2 3 6 8 10 12
 Bélgica 8 3 10 2 1 12 7 4 5 6
 Malta 7 5 6 12 10 1 2 4 3 8
 Islândia 1 4 2 8 7 3 5 12 6 10
 Áustria 6 4 1 5 7 10 8 12 3 2
 Portugal 10 1 2 12 4 6 7 5 3 8
 França 5 12 7 2 3 8 10 4 6 1
 Suécia 6 1 4 7 2 8 12 3 10 5
 Irlanda 4 7 2 1 6 10 3 8 12 5
 Luxemburgo 10 12 3 4 6 5 7 2 8 1
 Eslovénia 8 5 4 6 12 1 10 7 2 3
 Finlândia 8 4 6 2 1 7 3 5 10 12
 Bósnia e Herzegovina 2 5 4 12 8 1 3 10 6 7
 Reino Unido 10 6 2 3 1 4 7 12 8 5
 Países Baixos 2 1 8 5 7 12 3 10 4 7 6
 Croácia 1 2 4 5 8 6 10 3 12
 Espanha 2 6 3 8 4 12 10 5 7 1
 Chipre 6 12 1 2 3 10 7 4 5 8
 Israel 4 7 3 2 8 10 5 12 6 1
 Noruega 3 7 2 5 6 12 8 10 4 1
Total 45 10 18 148 9 64 3 69 42 32 60 121 89 187 11 9 20 27 164 92 31 58 17 4 120
Lugar 12º 21º 18º 22º 25º 13º 14º 10º 20º 22º 17º 16º 15º 11º 19º 24º
Países Votantes Itália Turquia Alemanha Suíça Dinamarca Grécia Bélgica Malta Islândia Áustria Portugal França Suécia República da Irlanda Luxemburgo Eslovénia Finlândia Bósnia e Herzegovina Reino Unido Países Baixos Croácia Espanha Chipre Israel Noruega
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Itália Turquia Alemanha Suíça Dinamarca Grécia Bélgica Malta Islândia Áustria Portugal França Suécia República da Irlanda Luxemburgo Eslovénia Finlândia Bósnia e Herzegovina Reino Unido Países Baixos Croácia Espanha Chipre Israel Noruega
 Itália 0 0 8 10 0 2 0 7 0 0 0 0 0 12 0 4 0 3 1 6 0 5 0 0 0
 Turquia 0 0 8 10 0 4 0 12 0 4 0 7 0 13 0 4 3 15 9 12 0 5 0 0 10
 Alemanha 0 0 8 22 0 6 3 16 0 4 1 7 8 18 0 4 3 15 15 19 0 5 0 0 20
 Suíça 1 0 10 22 0 6 3 23 0 4 1 11 16 30 0 4 3 15 20 19 3 11 0 0 30
 Dinamarca 1 0 13 32 0 6 3 28 4 4 2 23 23 36 0 4 3 15 28 19 3 11 2 0 30
 Grécia 1 0 13 39 0 6 3 33 8 5 4 26 23 42 0 4 11 15 28 19 3 11 12 0 42
 Bélgica 1 0 13 47 0 6 3 33 8 8 4 26 33 44 0 4 11 16 40 26 7 16 12 0 48
 Islândia 1 1 13 51 0 6 3 33 8 8 6 34 40 47 0 4 16 16 52 32 7 16 12 0 58
 Áustria 1 1 13 57 0 6 3 37 9 8 11 41 50 55 0 4 16 16 64 35 7 18 12 0 58
 Portugal 11 1 13 58 0 6 3 39 9 8 11 53 54 61 0 4 16 16 71 35 12 18 12 3 66
 França 16 1 13 70 0 13 3 41 9 11 19 53 54 71 0 4 16 20 77 35 12 18 12 4 66
 Suécia 16 1 13 76 1 13 3 45 16 11 21 61 54 83 0 7 16 20 87 40 12 18 12 4 66
 Irlanda 16 1 17 83 1 13 3 47 17 17 21 71 54 83 0 7 16 23 95 52 12 18 12 4 71
 Luxemburgo 26 1 17 95 4 13 3 47 17 17 25 77 59 90 0 7 18 23 103 52 12 18 12 4 72
 Eslovénia 26 1 17 103 4 13 3 47 22 17 25 81 65 102 1 7 18 23 113 59 12 20 12 4 75
 Finlândia 34 1 17 107 4 19 3 47 22 17 27 82 72 105 1 7 18 23 118 59 12 30 12 4 87
 Bósnia e Herzegovina 34 3 17 107 9 19 3 51 22 29 27 82 72 113 1 8 18 23 121 69 12 36 12 4 94
 Reino Unido 34 3 17 117 9 19 3 57 24 32 28 86 79 125 1 8 18 23 121 69 20 36 17 4 94
 Países Baixos 36 3 18 125 9 24 3 57 31 32 40 89 79 135 1 8 18 23 125 69 20 43 17 4 100
 Croácia 36 4 18 127 9 24 3 61 36 32 40 97 79 141 1 8 18 23 135 72 20 43 17 4 112
 Espanha 38 10 18 130 9 32 3 65 36 32 52 97 79 151 1 8 18 23 140 79 21 43 17 4 112
 Chipre 38 10 18 136 9 44 3 66 38 32 55 107 79 158 1 8 18 23 144 79 21 48 17 4 120
 Israel 38 10 18 140 9 51 3 69 40 32 55 115 89 163 1 8 18 23 156 79 27 49 17 4 120
 Noruega 38 10 18 143 9 58 3 69 42 32 60 121 89 175 1 8 18 23 164 89 31 50 17 4 120
 Malta 45 10 18 148 9 64 3 69 42 32 60 121 89 187 11 9 20 27 164 92 31 58 17 4 120
Lugar 12º 21º 18º 22º 25º 13º 14º 10º 20º 22º 17º 16º 15º 11º 19º 24º
Países Votantes Itália Turquia Alemanha Suíça Dinamarca Grécia Bélgica Malta Islândia Áustria Portugal França Suécia República da Irlanda Luxemburgo Eslovénia Finlândia Bósnia e Herzegovina Reino Unido Países Baixos Croácia Espanha Chipre Israel Noruega
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
7  Irlanda Eslovénia, Itália, Malta, Noruega, Reino Unido, Suécia, Suíça
4  Reino Unido Áustria, Bélgica, Islândia, Israel
3  Noruega Croácia, Finlândia, Grécia
 Suíça Alemanha, França, Luxemburgo
2  França Dinamarca, Portugal
 Portugal Espanha, Países Baixos
1  Áustria Bósnia e Herzegovina
 Bósnia e Herzegovina Turquia
 Grécia Chipre
 Países Baixos Irlanda

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
 Itália Vittorio Cosma
 Turquia Nenhum
 Alemanha Norbert Daum
 Suíça Marc Sorrentino
 Dinamarca George Keller
 Grécia Haris Andreadis
 Bélgica Bert Candries
 Malta Joseph Sammut
 Islândia Jon Kjell Seljeseth
 Áustria Christian Kolonovits
 Portugal Armindo Neves
 França Christian Cravero
 Suécia Curt-Eric Holmquist
 Irlanda Noel Kelehan
 Luxemburgo Francis Goya
 Eslovénia Jože Privšek
 Finlândia Olli Ahvenlahti
 Bósnia e Herzegovina Noel Kelehan
 Reino Unido Nigel Wright
 Países Baixos Harry van Hoof
 Croácia Andrej Baša
 Espanha Eduardo Leiva
 Chipre George Theophanous
 Israel Amir Frohlich
 Noruega Rolf Løvland
Maestro anfitrião Noel Kelehan

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 1993, os repetentes foram:

País (1993) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
 Dinamarca Tommy Seebach.jpg Tommy Seebach ESC 1979 Dinamarca "Disco Tango" Disco Tango 76
ESC 1981 (com Debbie Cameron) Dinamarca "Krøller eller ej" Encaracolado ou não 41 11º
 Finlândia Katri Helena Vihreillä Niityillä.jpg Katri Helena ESC 1979 Finlândia "Katson sineen taivaan" Estou olhando para o céu azul 38 14º
 Áustria Tony Wegas - Claudia K.'s Woodstock Project, Vienna 1.5.2009 b.jpg Tony Wegas ESC 1992 Áustria "Zusammen geh'n" Vamos juntos 63 10º

Referências

  1. https://eurovision.tv/event/millstreet-1993
  2. Kennedy O'Connor, John (2005). The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History (em inglês). [S.l.]: Carlton Books Limited. 132 páginas 
  3. «The Eurovision in Millstreet: Looking back 20 years on». The Irish Examiner. 14 de maio de 2013. Consultado em 3 de janeiro de 2015 
  4. KENNEDY O’CONNOR John, op.cit., p.133.
  5. https://eurovision.tv/event/millstreet-1993
  6. «Eurovision Song Contest 1993». The Diggiloo Thrush. Consultado em 29 de janeiro de 2019 
  7. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 1993