Festival Eurovisão da Canção 2014

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.


Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Festival Eurovisão da Canção 2014
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca
"#JoinUs"
Conchita Wurst, vencedora da edição de 2014.
Edição
59.ª edição
Datas
Meiafinal 1º- 6 de maio de 2014
2º- 8 de Maio de 2014[1]
Final 10 de Maio de 2014[2]
Anfitrião
Local [[B&W Hallerne, Refshaleøen
Copenhaga[3]]],
Apresentador(es) Nikolaj Koppel
Pilou Asbæk
Lise Rønne[4]
Diretor Pernille Gaardbo[5]
Transmissão DR
Participantes
Número de entradas 37[6] países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal[7]

Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia [8]

Países de saída Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia [9]

Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre [10]

Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária [11]

Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia [12]

Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMaltaItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstóniaLetóniaLituâniaEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoMontenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoméniaMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxembourgo no Festival Eurovisão da CançãoLibano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países participantes     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2014

Votação
Sistema de
voto
50% televoto + 50% júri cada país é pontuado a 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos respetivamente.
Canção vencedora Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria
"Rise Like a Phoenix"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png  2013 Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg 2015  Fleche-defaut-droite-gris-32.png

O Festival Eurovisão da Canção de 2014 (em inglês: Eurovision Song Contest 2014; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2014; em dinamarquês: Europæisk Melodi Grand Prix 2014 foi a 59ª edição anual do evento. Decorreu nos dias seis e oito de maio de 2014 as semi-finais, sendo a final a dez de maio.[13] Esta foi a terceira vez que a Dinamarca sediará o festival, em Copenhaga, sendo que a última vez foi em 2001.[14] .[15] A Croácia , a Bulgária o Chipre e a Sérvia decidiram abandonar a competição mas poderão participar numa próxima edição. Polônia e Portugal regressam com dois e um ano de ausência. Este ano a edição conta com trinta e sete participantes visto que saíram quatro países e voltaram dois esta edição é o número mais baixo desde o Festival Eurovisão da Canção 2007.

Local[editar | editar código-fonte]

O Festival Eurovisão da Cançãofoi realizado no estaleiro B&W em Copenhaga. O antigo estaleiro passou por todas as melhorias necessárias para ser capaz de acolher três programas de televisão no próximo mês de maio.

Localizado na área de Refshaleøen de Amager, em Copenhaga, este complexo industrial de idade tornou-se um "playground para a indústria de cultura e experiências".

Com os seus espaços interiores enormes, o escritório de turismo da cidade,o Wonderful Copenhagen afirmou que o local pode ser especificamente concebido para atender às necessidades da DR e da UER.

Estes foram os locais candidatos para sediar o Espetáculo:

A localização de Copenhaga (Copenhagen), na Dinamarca destacada em letras garrafais ; e todas as cidades da Dinamarca e claro as cidades que também foram candidatas para sediar a eurovisão

Em 17 de junho foi divulgada a desistência de Aalborg, por que segundo as autoridades municipais,não tinha capacidade para sediar o evento.[16]

Em 20 de junho,foi divulgado que a cidade de Frederícia desistiu do evento devido a sua péssima infraestrutura.

Em 28 de junho,os diretores do Parken Stadium anunciaram que o estádio estava se retirando da candidatura. Os jogos de futebol do clube local, Copenhaga, e da seleção dinamarquesa não podiam ser desmarcados ou transferidos para outro recinto, pelo calendário da UEFA e da FIFA.[17]

As três cidades candidatas oficiais e os possíveis locais foram:

Cidade Sede Capacidade Informação
Copenhaga DR Byen[18] 10.000 - 15.000[19] Sede da televisão dinamarquesa DR , onde uma grande tenda seria instalada tempo adjacente.
B&W Hallerne[18] 11.000[19] Estaleiro abandonado que agora serve como um salão para espetáculos e outros eventos culturais.
Herning Jyske Bank Boxen 15.000 Inaugurado em Outubro de 2010. Foi sede do Dansk Melodi Grand Prix em janeiro de 2013 e recebe anualmente vários eventos.
Horsens Fængslet 13.000 Ex-prisão que agora serve como um lugar para concertos e outros eventos culturais.

Dia 2 de Setembro de 2013, foi divulgado que a cidade de Copenhaga iria sediar o evento

Arena de 2014.
Vista aérea da cidade de Copenhague.
Palco de 2014

Sistema de votação[editar | editar código-fonte]

Votação nas semi-finais[editar | editar código-fonte]

Os telespectadores e os júris profissionais de cada país irão determinar, numa proporção de 50%/50% o resultado das duas semi-finais do concurso. Em cada semi-final, dez países qualificar-se-ão para a final.

Os espectadores de cada país participante em cada semi-final poderão votar via telefone, SMS e aplicação oficial do evento (disponível em várias plataformas móveis). A votação será aberta após todos os países terem apresentado a sua performance, sendo que só se pode votar até vinte vezes pelo mesmo dispositivo e não se pode votar dentro do próprio país. A votação será encerrada 15 minutos após a abertura. O tele-voto determinará 50% do resultado, sendo que os júris profissionais determinarão os restantes 50%. O júri está impedido pelos regulamentos de votar no seu próprio país; este júri nacional é composto por cinco membros (incluindo um presidente) e é o mesmo júri que vai votar na Final.

O resultado final é a junção de tele-voto mais júri, e, em caso de empate entre músicas prevalecerá o tele-voto.

Os espectadores da Itália, Dinamarca, Reino Unido, Espanha, Alemanha e França também votam nas semifinais, sendo 3 dos finalistas em cada semi-final (o sorteio determinou que a Espanha, França e Dinamarca votarão na primeira, ao passo que a Alemanha, Itália e Reino Unido na segunda). Os dez países qualificados serão anunciados no final de cada semi-final, por ordem aleatória, não reflectindo o resultado do quadro de pontuação.[20]

Votação na final[editar | editar código-fonte]

Para todos os países finalistas o resultado final da votação será classificado pelo tele-voto e júri. Os telespectadores poderão votar através das mesmas formas como nas semi-finais (aplicativo oficial, telefone e SMS). A votação será aberta após a última canção ser apresentada e terminará quinze minutos depois. Estes votos determinarão metade do resultado e a outra metade restante pelos júris nacionais. O júri será o mesmo que votou numa das semi-finais; este irá assistir ao vivo e classificar todas as músicas com base no segundo ensaio final (Dress Rehearsal).

A votação final nacional é obtido fundindo as duas classificações, e vai atribuir 12 pontos ao país com a melhor combinação do júri e do tele-voto, precedido de 10 pontos para o país com a segunda melhor classificação combinada, e assim sucessivamente até ao país que ficar em 10 º no ranking combinado que receberá 1 ponto. Tradicionalmente apenas 1-12 pontos serão dadas, os países classificados fora do top-10 não receberá pontos. Além disso os telespectadores e júris não poderão votar no país que representam. Tal como nas semi-finais, se houver um empate entre dois ou mais músicas no ranking combinado entre tele-voto e júri, a canção que obter uma melhor classificação do tele-voto irá prevalecer sobre o outro. Com base na classificação total combinada de todas as músicas cada país irá distribuir 1 a 8, 10 e 12 pontos, e estes serão apresentados em directo durante a final por porta-vozes de todos os países participantes . Como de costume os pontos de um a sete aparecerão no ecrã e o porta-voz revelará oito, dez e doze pontos.

O ranking da divisão combinada dos votos dos telespectadores e do júri serão publicado pela autoridade executiva da EBU do Festival Eurovisão da Canção no site oficial do evento dentro de quatro semanas após a final. Para proteger a justiça da votação, a EBU não mostrará o ranking de divisão de tele-voto e júri por país. A publicação desses números, apenas irá destacar explicitamente o número mínimo de tele-votos necessários para tornar um resultado estatisticamente válido, para que não leve a uma influência desproporcional indesejada nos telespectadores nesses países nos próximos anos de concurso.[21]

Votação do júri[editar | editar código-fonte]

A votação do júri é monitorizada por um notório independente em cada país, alem deste observador da votação a EBU tem o direito de enviar um observador independente adicional para a sessão do júri. Os júris nacionais são compostos por uma variedade de membros em termos de idade, sexo e de ocupação. Todos os membros do júri devem ser cidadãos do país que estão a representar, e nenhum membro do júri deve estar ligado a qualquer um dos participantes,tanto musical quanto artisticamente, de tal maneira que não podem votar independentemente. As emissoras participantes devem enviar uma carta de cumprimento das instruções de voto, juntamente com declarações assinadas por cada membro do júri afirmando que irão votar de forma independente.

Os nomes dos membros dos júris devem ser revelados pelas emissoras participantes durante a Final, sendo que cada membro de cada júri nacional deve classificar todas as músicas do evento. O ranking combinado dos membros do júri de cada país determina o resultado do júri do referido país. Ao classificar cada música cada membro do júri terá que ter em conta a capacidade vocal do(s) artista(s), o desempenho em palco, a composição e originalidade da música, e a impressão geral da performance.

Sobre o sistema de televotos: A empresa com sede na Alemanha GmbH tem sido parceira da votação a mais de anos,notavelmente desde 2004. A empresa reúne todos os votos dos telespectadores e votos do júri de todos os países e vai sendo acompanhado de perto por dois observadores independentes. Os seus sistemas são construídos para lidar com todos os votos recebidos de acordo com as regras do Festival, e pode detectar e excluir qualquer irregularidade sistemática.[22]

Países classificados para a final[editar | editar código-fonte]

Tal como em anos anteriores, para a final, seis países foram automaticamente confirmados na final, sendo eles:

  • Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca - Vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2013 - Organizador do Festival
  • Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • França no Festival Eurovisão da Canção França - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • 10 primeiros classificados da 1º semifinal
  • 10 primeiros classificados da 2º semifinal

Slogan deste ano[editar | editar código-fonte]

O Slogan deste ano será Join Us.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Depois de Petra Mede ter conduzido sozinha e com maestria a apresentação do Eurovision Song Contest 2013 em português Festival Eurovisão da Canção 2013, a emissora dinamarquesa anunciou,no dia quatro de Fevereiro de 2014 ,os três apresentadores da edição de 2014 serão: Nikolaj Koppel, Lise Rønne e Pilou Asbæk foram os escolhidos.Será a primeira vez que o trio irá apresentar o certame,será composto por dois homens e uma mulher. O anúncio foi feito no Odd Fellow Mansion, no centro da capital dinamarquesa, pela produtora executiva do certame, Pernille Gaardbo. "Estou muito feliz em anunciar a nossa decisão. O ESC é o maior concurso de música do mundo, o que coloca exigências excepcionais sobre os apresentadores, sendo que estes precisam manter a calma e colocar o profissionalismo no mais alto nível... Estamos confiantes que Nikolaj, Pilou e Lise irão preencher totalmente estes requisitos e que os europeus vão sentir a energia positiva que eles transmitem." afirmou a produtora após o anúncio dos nomes.

Nikolaj Koppel e Lise Rønne, que já são apresentadores da DR, trazem uma enorme experiência na apresentação de programas em horário nobre, mas ambos concordam que o ESC "joga num campeonato próprio". "Não posso comparar o trabalho de ser anfitrião do ESC com mais nenhum trabalho" afirmou Nikolaj Koppel, "É um trabalho de outra dimensão, pois o ESC joga num campeonato único. Mas garanto que vou fazer o meu melhor para que todos possam sentir bem vindos na disputa!". Lise Rønne, por outro lado, falou sobre a felicidade e o medo de ter sido escolhida como apresentadora: "Este é o meu trabalho dos sonhos! Eu estou tão animada, e um pouco assustada, com o trabalho que será feito, que mal posso esperar para começar a trabalhar. Estou ansiosa para receber todos na festa!". Por outro lado, Pilou Asbæk irá desempenhar as funções de apresentador pela primeira vez. Apesar de ser bastante conhecido do público dinamarquês pela sua carreira de ator, Pilou afirmou que nem pensou duas vezes aquando do convite: "Quando me fizeram a proposta, não tive qualquer sombra de dúvidas sobre aceitar. Estou nervoso, é um fato, mas vou fazer de tudo para me tornar um grande apresentador do ESC. Estou certo que vai ser uma experiência fantástica e uma edição que ficará na história do concurso."[24]

Nikolaj Koppel, Lise Rønne e Johan Philip Asbæk ,os apresentadores apresentado o Festival Eurovisão da Canção 2014 na primeira semi final.

Nikolaj Koppel[editar | editar código-fonte]

Koppel é um pianista treinado da Academia Real Dinamarquesa de Música e já se apresentou em todo o mundo. De 2000, Koppel trabalhou como jornalista, e 2005-2010, ele foi o Diretor Musical para os famosos Jardins Tivoli de Copenhaga.

Desde 2011, ele tem sido o Editor de Comissionamento para a estação de rádio do DR P2 clássica e editor da Rádio P1. Koppel foi o anfitrião do dinamarquês TV Aftenshowet ( The Evening Mostrar ) e tem uma vasta experiência como uma série de programas de TV.

Johan Philip (Pilou) Asbæk[editar | editar código-fonte]

Asbæk é um ator dinamarquês, formado pela Escola Nacional Dinamarquês de Artes Cênicas (2008). Asbæk já ganhou inúmeros prêmios em sua curta carreira. Ele ganhou o Prêmio Shooting Stars no Festival de Cinema de Berlim (2011), e ambos Prêmio dos Críticos de Cinema Dinamarquês, Bodil, e Prêmio do Danish Film Academy, Robert - tanto para Melhor Artista Masculino de chumbo no filme "R" (2010) .

Asbæk recebeu elogios da crítica por seu trabalho em filmes como Para Verdner ( Worlds Apart , de 2010), Kapringen ( um sequestro , 2012), Spies & Glistrup ( Sex, Drugs & Tributação , 2013) e não menos importante o seu papel de liderança como spin doctor Kasper Juul na própria série drama político do DR Borgen (2010, 2011, 2013). Borgen cativou os telespectadores de todo o mundo, e Asbæk ganhou televisão de concessão de TV Festival de Copenhaga por seu papel de liderança.

Asbæk tem sua estréia como um apresentador de TV no Festival da Canção 2014 Eurovision.

Lise Rønne[editar | editar código-fonte]

Lise Rønne é bacharel em estudos de mídia e um diploma em jornalismo. Rønne começou sua carreira na TV MTV em Londres como assistente de Produtor.

Desde 2002, ela tem sido a DR. Rønne tem experiência de vários papéis de hospedagem. Ela já recebeu a seleção nacional dinamarquesa para o Festival Eurovisão da Canção por duas vezes (2011 e 2013), e foi por quatro anos série de X-Factor , na Dinamarca (2008, 2009, 2011, 2012). De 2011-2013, ela ocupou o cargo de editor no DR Media.

Participações confirmadas[editar | editar código-fonte]

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha [25] "Is it Right"[26] Elaiza[27] Unser Song für Dänemark[28] 13 de Março de 2014[29]
É certo Inglês
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia [30] "One night’s anger"[31] Hersi[31] Festivali i Këngës 52º[32] 28 de Dezembro de 2013[33]
A raiva duma noite Inglês
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia [34] "Not Alone"[35] Aram Mp3[36] Seleção Interna[37] Artista : 31 de Dezembro de 2013[38] Música: 14 de Março de 2014[39]
Não estás sozinho Inglês
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria [40] "Rise Like a Phoenix Conchita Wurst[41] Seleção Interna[42]

Artista: 4 de Outubro de 2013[43] Música: 18 de Março de 2014[44]

Erguer como uma Fênix Inglês
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão [45] "Start A Fire" Dilara Kazimova[46] Boyuk Sehne[47] Anúncio do Artista: 2 de Março de 2014[48] Anúncio da Canção: 16 de Março 2014[49]
Começando um incêndio Inglês
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica [50] "Mother"[51] Axel Hirsoux[52] Eurosong 2014[53] 16 de Março de 2014[54]
Mãe Inglês
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia [55] "Cheesecake"[56] TEO[57] Eurofest 2014[58] 10 de janeiro de 2014[59]
Cheesecake Inglês
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca [60] "Cliché Love Song"[61] Basim[62] Dansk Melodi Grand Prix 2014[63] 8 de Março de 2014[64]
Canção de amor clichê Inglês
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia [65] "Spet"[66] Tinkara Kovač[67] EMA 2014[68] 8 de Março de 2014[69]
Novamente Inglês , Esloveno
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha[70] "Dancing In The Rain"[71] Ruth Lorenzo[72] Mira quién va Eurovisión[73] 22 de Fevereiro de 2014[74]
Dançando na chuva Inglês e Espanhol
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia [75] "Amazing"[76] Tanja[77] Eesti Laul 2014[78] 1 de Março de 2014[79]
Fantástico Inglês
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia [80] "Something better"[81] Softengine[82] Uuden Musiikin Kilpailu 2014[83] 1 de Fevereiro de 2014[84]
Algo Melhor Inglês
França no Festival Eurovisão da Canção França [85] "Moustache"[86] Twin Twin[87] Final Nacional 2 de Março de 2014[88]
Bigode Francês
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia [89] "Three Minutes to Earth"[90] The Shin & Mariko Ebralidze[91] Seleção Interna[92] Artista: 4 de Fevereiro de 2014[93] Música : 24 de Fevereiro de 2014[94]
Três Minutos para a Terra Inglês
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia [95] "Rise Up"[96] Freaky Fortune ft. RiskyKidd[97] Eurosong 2014 - a MAD show[98] 11 de Março de 2014[99]
Cresça Inglês
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda [100] "Calm Afther The Storm" The Common Linnets[101] Eleição Interna[102]

Artista: 25 de Novembro de 2013[103] Música: 4 de Março de 2014

Após a Tempestade a Calma Inglês
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria [104] "Running"[105] András Kállay-Saunders[106] A Dal 2014[107] 22 de Fevereiro de 2014[108]
Correndo Inglês
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda [109] "Heartbeat" Can-Linn feat. Kasey Smith The Late Late Show Eurosong[110] 28 de Fevereiro de 2014[111]
Batida do coração Inglês
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia [112] "Enga fordóma"[113] Pollapönk[114] Söngvakeppni Sjónvarpsins 2014[115] 15 de Fevereiro de 2014[116]
Sem preconceitos Islandês e Inglês
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel[117] "Same Heart" Mei Finegold[118] Artista: Seleção Interna

Música: Kdam 2014 [119]

Artista : 11 de Janeiro de 2014[120] Música: 5 de Março de 2014[121]

Mesmo Coração Inglês e Hebraico
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália [122] "La Mia Città"[123] Emma Marrone[124] Seleção Interna[125] Artista : 21 de Janeiro de 2014[126] Música: 25 de Janeiro de 2014[127]
A Minha Cidade Italiano
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia [128] "Cake To Bake"[129] Aarzemnieki[130] Dziesma 2014[131] 22 de Fevereiro de 2014[132]
Bolo para assar Inglês
Lituania no Festival Eurovisão da Canção Lituânia[133] "Attention"[134] Vilita Mataciounate Eurovizijos [135] Artista: 1 de Março de 2014[136] Música: 23 de Fevereiro de 2014[137]
Atenção Inglês
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia "To The Sky"[138] Tijana Dapcevic[139] Eleição Interna[140]

Artista: 28 de Agosto de 2013[141] Música: 22 de Fevereiro de 2014[142]

Para o Céu[143] Inglês
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta [144] "Coming home"[145] Firelight[146] Malta Song For Europe[147] 8 de Fevereiro de 2014[148]
De volta a casa Inglês
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia [149] "Wild Soul"[150] Cristina Scarlat[151] Melodi Pentru Europa[152] 15 de Março de 2014[153]
Alma Selvagem Inglês
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro [154] "Moj svijet

(Мој свијет)"

Sergej Ćetković[155] Eleição Interna[156]

Artista: 19 de Novembro de 2013[157] Música: 9 de Março de 2014[158]

Meu Mundo Montenegrino
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega [159] "Silent Storm" Carl Espen Melodi Grand Prix 2014 [160] 15 de Março de 2014[161]
Tempestade Silenciosa Inglês
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal[162] "Quero ser tua" Suzy Festival RTP da Canção 2014[163] 15 de Março de 2014[164]
- Português
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia [165] "My Słowianie"[166] Donatan & Cleo[167] Seleção Interna[168] 25 de Fevereiro de 2014[169]
Nós, os eslavos Polaco e Inglês
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido[170] "Children in the universe" Molly Switten-Downes Seleção Interna[171] 3 de Março de 2014[172]
Filhos do universo Inglês
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia [173] "Miracle"[174] Paula Seling & Ovi[175] Selectiei Nationale[176] 1 de Março de 2014[177]
Milagre Inglês
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia [178] "Shine" Gêmeas Tolmachevy[179] Eleição Interna[180] 8 de Março de 2014[181]
Brilho Inglês
San Marino no Festival Eurovisão da Canção San Marino [182] "Maybe (Forse)"[183] Valentina Monetta[184] Escolha Interna[185]

Artista: 19 de Junho de 2013[186] Música: 14 de Março de 2014[187]

Talvez Inglês
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia [188] "Undo"[189] Sanna Nielsen Melodifestivalen 2014[190] 8 de Março de 2014[191]
Desfaz Inglês
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça [192] "Hunter Of Stars"[193] Sebalter[194] Die Grosse Entscheidungsshow 2014 1 de Fevereiro de 2014[195]
Caçador de Estrelas Inglês
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia [196] "Tick-Tock"[197] Mariya Yaremchuk[198] Final Nacional de 2014[199] 21 de Dezembro de 2013[200]
Tic-Tac Inglês

Saídas[editar | editar código-fonte]

  • Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia - A televisão pública da Croácia anunciou que não irá participar no festival deste ano. A HRT foi obrigada a refazer seu orçamento, sentindo-se obrigada a eliminar a participação no ESC.De acordo com os responsáveis da estação, a paragem não é definitiva, ponderando poder voltar a participar numa próxima edição.[201]
  • Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre - A televisão do Chipre confirmou que não participará no festival deste ano, confirmando assim os rumores que circulavam nas redes sociais e na imprensa local. Numa curta declaração, a CyBC anunciou que o país não participará no ano de 2014, justificando alteração no seu orçamento anual.[202]
  • Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia - A Sérvia também decidiu não participar do festival deste ano. A RTS decidiu por este ano de ausência com as dificuldades financeiras que atravessa e com a falta de patrocinadores que apoiem uma representação sérvia.[203]
  • Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária - A Bulgária tinha decidido participar desta edição, mas no dia 22 de Novembro anunciou que não iria participar do festival deste ano. A BNT emitiu um comunicado de imprensa em que explica a sua desistência. Os búlgaros enfrentam vários problemas financeiros que não lhes permitem pagar a taxa para participarem no concurso. Segundo o comunicado de imprensa,é alegado que os custos de participação aumentaram 100% desde a estreia da Bulgária, em 2005.[204]

Regressos[editar | editar código-fonte]

  • Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal - Embora passando por um período de restrições financeiras, a emissora irá retornar na próxima edição após uma ausência de 1 ano. A candidatura foi enviada a 7 de novembro à UER.[205]Em 2014,o país está comemorando 50 anos da sua primeira participação no festival.[206]
  • Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia - Após dois anos de ausência , a TVP,confirmou seu retorno.[207]

Outros países[editar | editar código-fonte]

  • Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina - A Comissão de Coordenação da emissora estatal da Bósnia-Herzegovina reuniu-se dia 18 de Dezembro , e se muitos esperavam pelo anúncio do método de seleção dos representantes da emissora, as decisões tomadas surpreenderam tudo e todos: a emissora BHRT ficará de fora da próxima edição do certame. A reorganização financeira da emissora ainda não havia sido concluída até ao momento e, portanto e a comissão foi obrigada a retirar a sua inscrição por não poder planear uma despesa extra, como a participação no certame. Apesar disso, a Comissão prometeu fazer de tudo para transmissão das três noites ao vivo.[208]
  • Liechtenstein no Festival Eurovisão da Canção Liechtenstein – A emissora estatal do Principado do Liechtenstein, 1FLTV, anunciou que não marcará presença na edição do próximo ano do ESC, visto que ainda não conseguiu aderir à EBU. Peter Kölbel, diretor da emissora, disse que as restrições orçamentais impostas pelo governo do Liechtenstein fizeram com que a terceira tentativa de adesão à EBU fosse adiada para o primeiro trimestre de 2014, o que implica que o Principado continue ilegível para participar no certame.[209]
  • Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia - A Turquia continuará de fora do Festival Eurovisão por mais um ano, anunciou o diretor geral da estação pública TRT, Ibrahim Sahin. Como as exigências feitas pelos turcos de acabar com os Big 5 e o voto através de jurados não foram aceitas pela UER/EBU, este país não participará, pelo segundo ano consecutivo. "Como cinco países entram diretamente na final do concurso, não passando pelas semifinais, esta competição não é justa", alega, que também acrescenta: "Como o sistema de votação e os Big 5 não vão terminar, então nós não iremos participar".[210]
  • Marrocos no Festival Eurovisão da Canção Marrocos - A televisão pública de Marrocos decidiu que não irá participar neste ano. A decisão não terá surpreendido os responsáveis da UER/EBU, uma vez que este país apenas participou no concurso uma única vez, em 1980, não demonstrando a partir daí qualquer intenção em voltar.[211]
  • Andorra no Festival Eurovisão da Canção Andorra - A edição de 2014 do Eurovision Song Contest marcará o 10ºaniversário da entrada de Andorra na competição, mas pela quinta vez consecutiva, o pequeno estado da Península Ibérica ficará de fora. A notícia foi divulgada na tarde do dia 6 de Setembro depois da emissora estatal RTVA anunciar que continuará fora da competição, alegando as mesmas razões dos últimos anos: a crise financeira e um restrito orçamento. Apesar de continuar a pertencer à EBU, a RTVA chegou a apresentar um pedido de retirada da organização, devido à grave crise financeira, que acabou por ser anulada depois de longas reuniões, apesar da emissora admitir que "dificilmente regressará à competição nos próximos anos".[212]
  • Kosovo no Festival Eurovisão da Canção Kosovo - A emissora kosovar (RTK) não manifestou qualquer intenção em relação ao concurso de 2014,o vice-ministro do Kosovo dos Negócios Estrangeiros Petrit Selimi disse ao programa de televisão sueco Korrespondenterna que ele pensou que a entrada de Kosovo na EBU/UER e a aceitação no Eurovision seriam realizadas a tempo para a edição de 2014. No entanto, o Kosovo ainda tem de ser reconhecido como um país independente pela ONU e pela União Internacional de Telecomunicações , que é um requisito para ser membro pleno da UER.[213]
  • Eslováquia no Festival Eurovisão da Canção Eslováquia - A emissora estatal da Eslováquia, STV , anunciou dia 1 de Setembro que também não irá participar do festival deste ano. O anúncio foi feito através da conta oficial do twitter quando questionada pelo fã-clube local,sobre a sua próxima participação. "A Eslováquia não participará nao Eurovisão 2014" foi a resposta da emissora, algo que não surpreendeu os eurofãs, tendo em conta que a Eslováquia já se ausentou por diversas vezes do certame, justificando essas ausências por razões económicas e pelos fracos resultados alcançados.[214]
  • Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo – Vinte anos depois de abandonar a competição, a emissora do Luxemburgo, RTL, anunciou que continuará fora da competição nos próximos anos. A falta de capital financeiro, de mão de obra e a falta de interesse do público para programas de entretenimento e de música são as razões apontadas pela emissora RTL para se manter fora da Eurovisão.[215]
  • República Checa no Festival Eurovisão da Canção República Checa - A CT, Ceska Televizie, a emissora nacional checo confirmou que a República Checa não vai participar no próximo festival , em Copenhaga na Dinamarca.[216]
  • Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco - Sem justificar uma razão aparente, a TMC, anunciou dia 17 de Setembro que não fará parte da lista de participantes da próxima edição do certame que acontecerá em Copenhaga, no próximo mês de maio. A Telé Monte Carlo esteve fora da competição durante 24 anos entre 1980 e 2004, quando regressou ao certame mas apenas por três edições. Nessa altura, a emissora justificou a retirada por não concordar com o sistema de votação, visto que "o voto político fazem com que o Mónaco não tenha qualquer chance de classificação", mas nos últimos anos tem justificado a ausência devido à falta de apoio financeiro.[217]

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

País (2013) Foto Artista Ano(s) Anterior(es) País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
San Marino no Festival Eurovisão da Canção San Marino Valentina Monetta. Valentina Monetta ESC 2012 São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2012 "The Social Network Song"[218] A canção da Rede Social 31 14º
ESC 2013 São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2013 "Crisalide (Vola)"[219] Crisálida (Voa) 47 11º
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia Paula Seling & Ovi. Paula Seling & Ovi ESC 2010 Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2010 "Playing With Fire" Brincando com o Fogo 162

San Marino no Festival Eurovisão da Canção San Marino - Valentina Monetta pela 3ºvez consecutiva vai representar o país em 2012 em Baku no Azerbaijão não conseguiu passar a final , em 2013 tentou mais uma vez em Malmõ na suécia e não conseguiu passar a final.

Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia - Paula Seling & Ovi representarão mais uma vez o país , em 2010 participaram em Oslo na Noruega e conseguiram chegar ao 3ºLugar.

Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia - As Gêmeas Tolmachevy representaram o país no JESC 2006 e ganharam.

Sorteio das semifinais[editar | editar código-fonte]

Dia vinte de janeiro decorreu o sorteio de atuação dos participantes , os Big 5 e o Anfitrião podem votar nas semifinais. desasseis países vão participar na 1ª semifinal e na 2ª semifinal conta com um total de 15 países , num total de trinta e um países que vão participar nas duas semifinais.[220]

A distribuição dos países em Pote são as seguintes:.[221]

Dinamarca e BIG 5 Pré-Qualificados Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4 Pote 5 Pote 6
  • Nota 1: Um pré-sorteio foi feito para determinar as semifinais de Noruega e Suécia, porque devido a proximidade geográfica dos dois em relação a Dinamarca,refletindo na demanda de ingressos de cada noite.O sorteio colocou a Suécia na 1ª semifinal e a Noruega na 2ª semifinal , Israel foi colocado diretamente na 2ª semifinal,porque não poderia participar na 1ª semifinal porque era o dia da sua independência.[222][223]
1.ª Semifinal
6 de Maio de 2014
2.ª Semifinal
8 de Maio de 2014
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro
San Marino no Festival Eurovisão da Canção San Marino
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria
Lituania no Festival Eurovisão da Canção Lituânia
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça
Só Votação:

França no Festival Eurovisão da Canção França
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca
Só Votação:

Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido

|}