Ovi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ovi foi um marca da Nokia para serviços de internet. Os serviços Ovi eram utilizados em celulares, computadores (através do Nokia Ovi Suíte) ou via web (pelo site Ovi.com). A Nokia atuou em três áreas: Jogos e mapas, Mídia, mensagens de texto e Musicas. O objetivo da companhia com a Ovi foi incluir serviços terceirizados, como o de operadoras telefônicas, e serviços hospedagem e compartilhamento como o Flickr do Yahoo. Com o lançamento do Ovi Mapas Player API, a Nokia transformou seus serviços em uma plataforma, permitindo o uso de diversos serviços como o Nokia Ovi. Os serviços de internet da Nokia eram muito importantes nesse setor, sendo inevitável a concorrência com outras empresas como: Microsoft, Google e Apple.

Em 2011 a Nokia descontinuou a marca Ovi, migrando seus serviços ao Windows Phone, em parceria com a Microsoft.

História[editar | editar código-fonte]

O serviço Ovi foi anunciado em 29 de agosto de 2007 durante o evento “Go Play” em Londres, na Inglaterra. A palavra "ovi" significa "porta" em Finlandês. No dia 4 de dezembro, um plano ambicioso foi anunciado detalhando o lançamento da versão beta do computadores. Essa versão beta foi lançada em 28 de agosto de 2008. Ao longo do tempo a Nokia foi estruturando a Ovi, incluindo IP, patentes e recursos fundamentais, como serviços de sincronização. A empresa comprou IPs e patentes de companhias como a Starfish Software, Intellisync, NAVTEQ, Gate5, Plazes, e outras. Outros recursos foram desenvolvidos internamente. Em 20 de maio de 2009 durante o evento ‘Where 2.0’ em São Jose, Califórnia nos Estados Unidos a Nokia anunciou o lançamento do serviço Ovi Mapas Player API, que permitia aos desenvolvedores incluir o novo serviço em web sites usando o software Java Script.

Serviços[editar | editar código-fonte]

Nokia Ovi Suite[editar | editar código-fonte]

Nokia Ovi Suite, permitia aos usuários organizar e compartilhar fotos, transferindo dados entre o computador e o aparelho celular. Esta era a nova geração do Nokia PC Suite. Foi provavelmente, o único aplicativo para computadores oferecido pela Nokia. O Nokia Ovi Suite 3.0.0.290 foi a versão comercializada. Uma versão compatível com o Mac OS X foi anunciada em Novembro de 2008, e foi muito aguardada pelo público.

Sincronização Ovi[editar | editar código-fonte]

O aplicativo ‘Ovi Sync’ permitiu o usuário sincronizar sua lista de contatos, calendários e anotações com o site ovi.com. O serviço funcionava como um ‘backup’ ou como um editor de documentos, que podia ser enviados de volta ao celular. Ainda não estaria disponível o serviço de ‘auto-sync’.

Ovi Loja[editar | editar código-fonte]

A Ovi Loja foi mundialmente lançada em Maio de 2009. A partir de então os clientes puderam baixar jogos, aplicativos, vídeos, imagens e toques para aparelhos Nokia. Alguns itens seriam gratuitos, outros pagos através de cartão de crédito ou faturamento, dependendo da operadora. O conteúdo da Ovi Loja era dividido nas seguintes categorias:

▪ Recomendados ▪ Jogos ▪ Personalizado ▪ Aplicativos ▪ Áudio e vídeo

A Ovi Loja oferecia conteúdos compatíveis ao celular e localização do consumidor. Os usuários podiam compartilhar, recomendar produtos a amigos, ver o que eles estavam baixando e permitia a outras pessoas verem os produtos de seu interesse.

A Nokia oferecia uma ferramenta ‘self-service’ para que os editores pudessem publicar seus conteúdos na Ovi Loja. Alguns tipos de conteúdo eram: aplicativos J2ME, Flash, widgets, toques musicais, papel de parede de diversos temas e outros programas para os dispositivos Nokia Series 40 e S60. A companhia também oferecia 70% do faturamento total ao criador, com restituição de impostos e taxas, cobrindo eventuais custos de operadora.

Nokia Mapas[editar | editar código-fonte]

Com o serviço Nokia Mapas, os clientes podiam navegar pelo mundo, planejar viagens, procurar por endereços e pontos turístico e salvar as informações no site Ovi. O aplicativo Ovi Mapas podia ser usado em qualquer navegador ou sistema operacional, (Windows ou Mac). Para instalar o plug-in Ovi e suas funções, o usuário teria que usar o Microsoft Internet Explorer 6 em sistema operacional Windows XP/Vista; ou Mozilla Firefox 3; ou Apple Mac OS X com Safari 3. Instalava corretamente o Ovi Mapas 3.0 (mais conhecido como Nokia Mapas) em um aparelho Nokia compatível, o usuário sincronizava informações de locais, ou rotas entre o Ovi Mapas e o celular. O Nokia Suíte ou Nokia Map loader permitia ao usuário dos sistemas operacionais Microsoft Windows XP ou Vista, baixar e pré-carregar mapas e serviços de navegação de voz em seu celular. Permitia ao cliente economizar tempo e dinheiro durante os downloads. Com a retirada da marca Ovi do mercado, a Nokia alterou o nome de Ovi Mapas para Nokia Mapas. Posteriormentete os serviços do Nokia a Maps, passaram a serem independentes, sendo comercializados como o Here Maps.

Ovi Mail[editar | editar código-fonte]

Ovi Mail foi um serviço de e-mail fácil de ser usado em aparelhos Nokia e também poderia ser acessado através de um navegador compatível. Sua versão beta foi lançada em Dezembro de 2008, e também estava disponível para todos os usuários da Ovi desde o dia 20 de Fevereiro de 2009. O “web e-mail” funcionava com navegadores padrões: IE 6, IE 7, Firefox 2 e Firefox 3. Estava disponível em 15 idiomas: Inglês (Estados Unidos), Inglês (Reino Unido), Indonésio, Malaio, Bengali, Filipino (Tagalog), Francês, Alemão, Hindu, Italiano, Português (Brasil), Português (Portugal) e Espanhol (Espanha). Com mais de 35 modelos de celulares da plataforma S40 e S60 que suportavam este serviço. Segundo o site oficial, o Ovi Mail era líder em serviços de e-mail para celulares na Indonésia, África do Sul, Filipinas, México, Brasil e Índia. A Nokia anunciou que em pouco mais de seis meses mais de 650.000 contas foram criadas em aparelhos celulares e mais de um milhão de contas foram ativados no total. Em 8 de janeiro de 2010, o CEO da Nokia, Olli-Pekka Kallasvuo, anunciou que o serviço Ovi Mail contava com 5 milhões de usuários.

Ovi Share[editar | editar código-fonte]

Ovi Share foi um site de compartilhamento de mídia. Originalmente nomeado Twango, o site permitia o envio e armazenamento de fotos, vídeos, etc. Os usuários podiam fazer upload de conteúdos usando celulares Nokia ou um computador através do aplicativo Share Online 3.0. O serviço Ovi Share foi encerrado no dia 31 de maio de 2012.[1]


Arquivos Ovi[editar | editar código-fonte]

Ovi Files permitia acessar à distancia, enviando e criando um espelho online de arquivos armazenados no coputador com sistema operacional Windows e computadores Macintosh através de qualquer navegador compatível. Recursos adicionais permitiam ao usuário fazer upload de conteúdo do seu computador e visualizar documentos do Microsoft Office e Adobe PDF sem a necessidade de um plug-in ou aplicativo. Ovi Files era um serviço baseado em "Acesso e compartilhamento" e foi criado pela Avvenu Incorporated. Esse serviço foi incorporada à Nokia em 5 de dezembro de 2007 Originalmente uma versão Premium gratuita do serviço Ovi Files foi disponibilizada em Julho de 2009. O Ovi Files foi encerrado no dia 1º de outubro de 2010.[2]

Nokia Music Store[editar | editar código-fonte]

Nokia Music Store permitia a compra de músicas através do celular ou do computador. O Download do software para PC estava disponível no site: http://music.nokia.com/download[ligação inativa] A loja estava disponível nos seguintes países: Índia, Irlanda, Itália, México, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e lançamentos contínuos em outros países. Ao adquirir um aparelho Nokia Comes With Music, você ganhava downloads gratuitos e ilimitados de milhares de músicas através da Nokia Music Store. Nokia Comes With Music estava disponível em países como a Austrália, Áustria, Brasil, Finlândia, Alemanha, Itália, México, Singapura, Suécia, Suíça, Reino Unido e África do Sul.

N-Gage[editar | editar código-fonte]

A plataforma N-Gage 2.0 foi integrada aos aparelhos: Nokia N78, Nokia N79, Nokia N81, Nokia N81 8GB, Nokia N82, Nokia N85, Nokia N95, Nokia N95 8GB, Nokia N96 e Nokia 5320 Segundo a Companhia Nokia, no início de 2008 foi lançada, uma versão atualizada da plataforma de jogos para celulares (incluindo o recurso N-Gage Arena). Antes o serviço só funcionava pelo painel de controle do celular ‘Nokia N-Gage’, mas a empresa disse que funcionaria em outros dispositivos.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ovi