Festival Eurovisão da Canção 2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Festival Eurovisão da Canção de 2017
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia
"Celebrate Diversity"
{{{alt}}}
Logótipo do Festival Eurovisão da Canção, Ucrânia 2017
{{{alt_vencedor}}}
Salvador Sobral, vencedor da edição de 2017
Datas
1.ª semi-final 9 de maio de 2017
2.ª semi-final 11 de maio de 2017
Final 13 de maio de 2017
Anfitrião
Local Centro Internacional de Exibições, Kiev
Apresentador(es) Oleksandr Skichko, Volodymyr Ostapchuk e Timur Miroshnychenko
Diretor Ola Melzig
Supervisor executivo Noruega Jon Ola Sand
Produtor executivo Stuart Barlow
Transmissão Firstukraine.png
Companhia Nacional de Radiodifusão Pública da Ucrânia (NPTRCU) [1][2]
Atuações de abertura
1.ª semi-final "Spinning" por Monatik
2.ª semi-final Medley da Eurovisão por Oleksandr Skichko e Volodymyr Ostapchuk
Final Tradicional desfile de bandeiras com os 26 países finalistas
Atuações nos intervalos
1.ª semi-final "1944" e "Zamanyly" por Jamala
Vídeo com Verka Serduchka - parte 1
2.ª semi-final Apache CREW por The Children's Courtyard
Vídeo com Verka Serduchka - parte 2
Final "It's Magical" por Ruslana
ONUKA & NAOFI (Orquestra Académica Nacional de Instrumentos Folclóricos da Ucrânia)

"I Believe in U" por Jamala juntamente com Anna Kuksa, Naile Ibraimova e Kemi Oke

Participantes
Número de entradas 42 países
Países estreantes Sem estreantes
Países de regresso Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
Países de saída Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
Votação
Sistema de voto 50% televoto + 50% júri de cada país pontua de 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos respetivamente
Votos nulos Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria (Voto do juri)
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha (Televoto na Final)
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marinho (Televoto na segunda semi-final)
Vencedor
País Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal
Artista Salvador Sobral
Canção Amar pelos Dois
Festival Eurovisão da Canção 2016 2016 Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg 2018 Festival Eurovisão da Canção 2018


O Festival Eurovisão da Canção de 2017 (em inglês: Eurovision Song Contest 2017; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2017; em ucraniano: Пісенний конкурс Євробачення 2017; em português: Festival Eurovisão da Canção 2017) foi a 62.ª edição anual do evento. O festival foi realizado pela segunda vez em Kiev, Ucrânia, depois de Jamala ter ganho a edição anterior com a canção 1944. As semifinais realizaram-se nos dias 9 e 11 de maio e a final dia 13 de maio. A última vez que o Festival adulto foi realizado em solo ucraniano foi em 2005, também em Kiev.

Portugal e Roménia regressaram este ano depois de estarem ausentes na edição de 2016. A Bósnia e Herzegovina retira-se por problemas financeiros, enquanto que a Rússia anunciou a sua retirada a 13 de abril de 2017. Esta retirada foi anunciada depois que a sua cantora Yulia Samoylova foi banida da Ucrânia, após alegações de que ela tenha entrado ilegalmente na Crimeia em 2015.

O cantor Salvador Sobral, representando Portugal, venceu esta edição com o tema "Amar pelos Dois", com 758 pontos, a maior pontuação da história e a primeira vitória de Portugal no Festival Eurovisão da Canção que, ao longo de 53 anos, nunca tinha conquistado nenhum top 5. Esta é também a primeira vitória para um país a cantar na sua língua oficial desde 2007, ano em que a Sérvia ganhou o certame com "Molitva". O top 3 - Portugal, Bulgária e Moldávia -, conquistaram todos as suas melhores posições da história.

Regras

Participação

Para mais detalhes sobre as regras, consulte: Regras do Festival Eurovisão da Canção.

  • As regras de participação, classificação e pontuação no Eurovisão dependem de acordos impostos pela UER, que controla o festival. As regras já mudaram inúmeras vezes desde o início do festival, muitas delas relacionadas a questões políticas, financeiras e principalmente pelo número de países participantes que era cada vez maior.
  • Desde os anos 1990, foi-se tornando impossível para a UER, com o aumento de participantes, agrupar numa única final todos os países interessados, o que culminou desde 1993, a criação de etapas de classificação para a grande final. Essas etapas foram modificadas diversas vezes, ano após ano.
  • Em 1996, surgiu o “Big Four” em que a UER decidiu classificar automaticamente para a final os quatro países que mais contribuíam financeiramente para o evento: França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Em 2011, após um período de ausência, a Itália também entrou na lista, formando o que hoje chamamos de “Big Five”. Os cinco países que formam o Big Five, juntamente com o país anfitrião, são divididos em dois grupos de três para votarem nas semifinais.
  • Depois de problemas, controversas e críticas com os diversos formatos adotados previamente,em 2007, a UER definiu que haveria duas semifinais que classificariam 10 países em cada uma delas. Foi definido também que cada semifinal poderia ter no máximo 20 países participantes. Enquanto, a final terá o mínimo de 25 e o máximo de 26 países: 10 advindos de cada semifinal, 5 do “Big Five” mais o país anfitrião, que também é qualificado automaticamente para a final. Caso algum do "Big Five" ganhe no ano anterior, uma das vaga para a final do ano seguinte deixa de existir.[3]
  • Quanto às seleções nacionais não há regras, nem mesmo quanto à nacionalidade dos representantes de cada país, podendo assim um norueguês representar a Espanha e vice-versa, por exemplo. No entanto há restrições quanto à duração da música, idade dos participantes e o número de pessoas no palco:a música não pode ultrapassar os três minutos, o participante não deve ter menos de 16 anos e cada país só pode levar até 6 pessoas ao palco. Essa regra ajuda a controlar a duração do festival em direto.
  • Também não há impedimento quanto ao idioma das músicas, mas recentemente a língua inglesa passou a predominar, mesmo não sendo a língua oficial do país que a levou. Outros artistas também “misturam” mais de dois idiomas em uma única música.
  • Quanto à participação dos países, estes devem ser membros ativos da UER (União Europeia de Radiodifusão), uma união que engloba emissoras de rádio e TV na Europa. Obrigatoriamente cada país deve ter no mínimo uma estação de televisão afiliada ao grupo e deve transmitir o evento ao estiver em competição.

Votação

Para mais detalhes sobre a votação, consulte: Votação do Festival Eurovisão da Canção.

  • O sistema de votação no evento é dividido entre o público e o júri. Qualquer que seja o espetáculo (semi ou final), o espectador vota através de telemóvel ou SMS, sendo permitidos no máximo 20 votos para cada número telefónico, sendo que é impossível votar no seu próprio país. A ordem das apresentações é definida pela produção dos concertos, representa a música com um determinado número; sendo que a votação só ocorre depois da última apresentação.
  • A contagem dos votos nas semifinais permanece em segredo até que se conheça o vencedor do festival. Isso ocorre para manter a expetativa dos participantes e do público, bem como para não influenciar as decisões na final. A divulgação dos países finalistas nas semifinais é aleatória não correspondendo a nenhum ranking de pontuação.
  • Os pontos são distribuídos em dois combos de: 1 a 7, 8, 10 e 12 pontos, numa combinação do televoto + votação do júri. Na final a votação é idêntica às semifinais só que é feita em aberto e apresentada ao público em tempo real pelo porta-voz de cada país.

Preparação do Festival

Festival Eurovisão da Canção 2017 (Ucrânia)
Blue pog.svg Cidades finalistas
Red pog.svg Cidades eliminadas
Orange pog.svg Cidades que se retiraram
Green pog.svg Cidade escolhida

Nove cidades mostraram interesse em acolher o Festival: Dnipropetrovsk, Kherson, Carcóvia, Kiev, Lviv, Odessa, Tcherkássi, Vinnystia e Irpin. Porém apenas 6 seguiram as condições propostas pela NTU.

A 22 de julho três cidades foram anunciadas como finalistas para sediar o Festival, depois da emissora ucraniana NTU ter eliminado por diversos fatores, as cidades de Kherson, Carcóvia e Lviv.[4]

A data prevista para o anúncio da cidade-sede e do local foi 1 de agosto de 2016.[5] No entanto, a NTU confirmou em 26 de julho de 2016 que a cidade seria anunciada no dia seguinte.,[6] o que acabou não acontecendo.Com isso,o anúncio foi realocado novamente para 1 de agosto.[7] Neste dia ,a NTU referiu que não tinha ainda decidido e que estava considerando as três propostas,entendendo que faltavam algumas condições em cada uma.[8] Em 10 de agosto,Oleksandr Kharebin, Diretor - Geral Adjunto da NTU, anunciou que a cidade sede seria anunciada até dia 24 de agosto[9].

Após estes sucessivos adiamentos sobre a decisão da cidade sede, o prefeito de Dnipro lançou um apelo público, em 19 de agosto, pela sua conta oficial do Facebook, ao time responsável pelo processo, para que o fizessem o mais rapidamente possível e referiu que se não se soubesse a cidade sede dentro de uma semana, Dnipro estaria desistindo oficialmente do evento.

Centro Internacional de Exibições em Kiev.

Minutos depois, Oleksandr Kharebin respondeu, pedindo que o político mantivesse a calma, citando que a cidade sede da Eurovisão em 2017 seria anunciada em 23 de agosto.[10]

Durante os dois dias seguintes,não se houve conhecimento de nenhuma nova informação relativa ao processo.Até que em 25 de agosto foi se anunciada a realização de uma entrevista coletiva para o tão esperado anúncio.[11] Alguns minutos antes desta coletiva começar,ela foi cancelada,sobre o argumento de que ainda faltavam alguns detalhes finais para o anúncio.[12]

O então Diretor Geral da NTU, Zurab Alasania, mais tarde anunciou que Dnipropetrovsk estava oficialmente fora da corrida,sendo que as finalistas eram Odessa e Kiev.[13][14]

A 9 de setembro foi anunciado que Kiev e o Centro Internacional de Exibições (IEC) iriam sediar o Festival Eurovisão da Canção 2017.[15]

Seleção da cidade anfitriã

Características das candidatas e arenas propostas

 △  Cidade anfitriã  ▽  Finalistas  ▷  Cidades que se retiraram

Cidade Local Capacidade Notas Candidatura
Carcóvia
Estádio Metalist 40.000 Acolheu 3 jogos da fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol de 2012. Precisaria de algumas obras incluindo uma cobertura. A 2 de julho de 2016, Carcóvia apresentou uma candidatura oficial sem passar por uma candidatura preliminar sendo assim a quinta cidade a apresentar-se oficialmente para acolher o Festival em 2017.[17]
Cherson
- - - O presidente da desconhecida Kherson, Volodymyr Mikolayenko, também anunciou na mesma data que a cidade também está interessada em sediar o evento.[18][19]
Dnipro
Dnipro-Arena 6.000 a 9.000 A Dnipro-Arena foi uma das sedes do Campeonato Europeu de Futebol de 2012 O prefeito de Dnipropetrovsk, Borys Filatov, também mostrou, em 15 de maio de 2016, o seu desejo em realizar o evento em sua cidade. O Director Geral da NTU, Zurab Alasania,alguns dias, mais tarde anunciou que Dnipro estava oficialmente fora da corrida.[20][21]
Kiev
Centro Internacional de Exibições (IEC) ≈ 11.000 O maior edifício de exposição na Ucrânia. Lugar permanente para negócios e exibições internacionais O prefeito de Kiev,o ex-boxeador e campeão olímpico Vitali Klitschko, também mostrou interesse em acolher o Festival na cidade, indicando o Estádio Olímpico como um dos locais possíveis.[22][23]
Lviv
Arena Lviv 34.915 Acolheu 3 jogos da fase de grupos do Campeonato Europeu de Futebol de 2012. Precisa de uma cobertura. Andriy Sadovy, prefeito de Lviv, também anunciou que a cidade está preparada para sediar o evento ao mais alto nível, onde também aconteceram jogos do Euro 2012.[24][25] A cidade propõe duas alternativas.[26]
EuroBasket - Este local foi inicialmente concebido para acolher o EuroBasket 2015, e está 25% concluído.
Odessa
Chornomorets Stadium 34.164 Esta arena foi uma das sedes Super Copa da Ucrânia de 2004 a 2007. Necessita de uma cobertura. A 16 de maio de 2016, o prefeito da cidade de Odessa, Gennadiy Trukhanov, mostrou interesse para a cidade sediar o Festival.[27][28]

Em certas cidades faltam infraestruturas necessárias para acolher o Festival : os locais propostos são a céu aberto, o que é incapacitante para acolher o mesmo. Tcherkássi[29], Vinnystsia[30] e Irpin[31] foram as cidades que nunca apresentaram uma candidatura oficial.

A 8 de junho foi realizada a primeira reunião da organização do Festival de acordo com a chefe da delegação ucraniana e posteriormente produtora executiva do evento , Viktoria Romanova. Durante esse tempo, a UER e a NTU estipulou as regras e as condições que as cidades candidatas teriam de respeitar para sediar o evento.

O primeiro-ministro Volodymyr Groysman, anunciou a 18 de maio de 2016, que provavelmente um processo de escolha da sede será aberto, pois o evento tornou-se uma prioridade para o país.[32] Sabendo que as características impostas pela UER são:[33]

Formato

Datas provisórias

As datas provisórias iniciais para a 62.ª edição foram anunciadas a 14 de março de 2016 durante a tradicional reunião dos Chefes de Delegação,na sede do festival do ano anterior com as semifinais originalmente marcadas para os dias 16 e 18 de maio e a final para 20 de maio de 2017. Essas datas provisórias foram escolhidas pela UER com o objetivo de evitar potenciais choques de datas com outros eventos como a final da Liga dos Campeões da UEFA.[35] No entanto,logo em junho a NTU propôs novas datas, propor antecipar o festival em uma semana,nos dias 9, 11 e 13 de maio de 2017, essas mesmas datas estão sujeitas a alterações mas confirmadas no mesmo dia que foi anunciado onde se iria realizar o festival.[36] Outra alternativa são nos dias 23, 25 e 27 de maio de 2017.[37]

Orçamento

O orçamento previsto para o Festival de 2017, é de 663 milhões,(aproximadamente 23,2 milhões de euros ou 24 milhões de dólares). Desta soma 457 milhões (aproximadamente €16 milhões,US$ 17 milhões) provêm do governo ucraniano. A cidade de Kiev alocou ₴ 208 milhões (aproximadamente € 7,2 milhões e US$ 7,6 milhões) à organização do Festival e previu repartir as suas despesas entre 2016 e 2017 utilizando ₴ 51 milhões (aproximadamente €1.8 milhão e US$ 1.9 milhão) no período pré evento e os restantes ₴ 154 milhões (€ 5.4 milhões ,US$ 5.7 milhões) para serem usados durante os meses anteriores ao festival.[38]

Equipa principal

A 5 de janeiro de 2017, a emissora NTU anunciou os membros da equipa principal que estará encarregada do Festival de 2017. A emissora nomeou Aleksandr Kharebin e Viktorya Romanova como produtores executivos. Porém, uma parte da equipe renunciou aos cargos em 13 de fevereiro de 2017, forçando a NTU a nomear substitutos.

Dificuldades encontradas

A então emissora ucraniana NTU encontrou muitas dificuldades quanto à preparação do Festival. A 27 de novembro de 2016, Aleksandr Kharebin, diretor geral da emissora, anunciou que os preparativos tinham tido meses de atraso. Em causa, de acordo com ele, "burocracia, uma legislação inadequada e uma atitude insolente de certos oficiais". Mais concretamente a a alocação do orçamento pelo governo ucraniano foi atrasado e cada etapa dos preparativos deve, como diz a lei ucraniana, passar por uma chamada de ofertas pública. — a escolha do tema e do slogan do Festival é feita por ofertas públicas.

Estes problemas acumulados poderiam tirar os direitos de organização do festival da NTU.[39] Porém, a 28 de novembro de 2016, Aleksandr Kharebin anunciou que a Ucrânia iria mesmo assim organizar o Festival, apesar dos rumores publicados na imprensa ucraniana, progressos significativos teriam sido feitos a propósito da organização.[40]

A preparação do Festival foi igualmente marcada por diversas demissões. Inicialmente, Zurab Alasania, diretor geral da emissora, apresentou a sua demissão a 1 de novembro de 2016 em sinal de protesto contra o baixo orçamento alocado pelo governo ucraniano à emissora e a pressão para não revelar os problemas encontrados pela organização.[41]

Seguinte a esta demissão, uma pessoa — não nomeada na carta de demissão —, designou um novo diretor para o Festival que assumiu o controlo total da sua preparação, anulando as ações da equipa principal encarregada da organização. Este bloqueio levou à demissão de 21 membros da equipa a 13 de fevereiro de 2017, incluindo os produtores executivos Viktorya Romanova e Aleksandr Kharebin, a diretora comercial Iryna Asman, o gerente geral do evento Denys Bloshchenskyi e o diretor da segurança Aleksii Karaban.[42] A UER, depois disso insistiu com a emissora sobre a importância de envolver rapidamente e eficazmente os elementos já aprovados para o Festival e respeitar o planeamento estabelecido apesar das mudanças em cima da hora.[43]

Sorteio das semi-finais

O sorteio para determinar a atribuição dos países participantes às respectivas semifinais teve lugar no Column Hall a 31 de janeiro de 2017, apresentado por Timur Miroshnychenko e Nika Konstantinova. Os 37 semifinalistas foram alocados em seis potes, com base em padrões históricos de votação, conforme calculado pelo parceiro oficial do televoto Digame.[44]

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4 Pote 5 Pote 6

Identidade visual

O logótipo e o slogan foram revelados a 30 de janeiro de 2017. O slogan para o Festival de 2017 é Celebrate Diversity (em português Celebra a Diversidade). O slogan é a mensagem central para o evento ano e é complementada por um logótipo criativo baseado no tradicional colar de grânulos ucraniano conhecido como Namysto. Mais de que uma peça de joelheira, Namysto é um amuleto protetor e um símbolo de beleza e saúde. É composto de diversas pérolas diferentes, cada uma com o seu próprio design e celebra a diversidade e individualidade.[45]


Promoção

Emojis promocionais

Os 3 emojis exclusivamente criados pela Eurovisão e pelo Twitter.

Foi anunciado que a 30 de abril que as equipas criativas da Eurovisão e do Twitter estariam a trabalhar juntas para criar 3 emojis que iriam acompanhar os hashtags promocionais durante a edição. O emoji coração iria aparecer juntamente com #ESC2017 e #Eurovision, enquanto que o emoji do troféu do vencedor iria ser usado para #12Points e #douzepoints. O último emoji é o logótipo do certame, que iria aparecer juntamente com o hashtag #CelebrateDiversity, o slogan desta edição.[46]

Moedas comemorativas

A 5 de maio, o Banco Central da Ucrânia anunciou o lançamento de uma moeda especial, em prata, para marcar o facto da Ucrânia receber e organizar a 62.ª edição do Festival da Eurovisão. A moeda de 5 grívnia mostra o céu de Kiev de um lado e o logótipo da Eurovisão 2017 do outro. O logo contém a bandeira ucraniana. Foram feitas 40 mil moedas, com metade delas a serem vendidas no website do Banco Central onde podem ser compradas até 15 de maio.[47]

Participantes

1.ª semifinal

Dezoito países participam na 1.ª semifinal. A Itália, a Espanha e a Reino Unido irão votar nesta semifinal.

País participante Título original da canção Artista Processo Data da seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de interpretação
Primeira parte
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia [48] World Lindita Halimi Festivali i Kenges 55 24 dezembro 2016
RTSH Mundo Inglês
Austráliia no Festival Eurovisão da Canção Austrália [49] Don't Come Easy Isaiah Firebrace Eleição Interna 7 de março de 2017
SBS Não acontece facilmente Inglês
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão [50] Skeletons Dihaj Eleição Interna março de 2017
ICTIMAI Esqueletos Inglês
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica [51] City Lights Blanche Eleição Interna 8 de março de 2017
RTBF Luzes da Cidade Inglês
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia [52] Blackbird Norma John Uuden Musiikin Kilpailu 2017 28 de janeiro de 2017
YLE Pássaro Negro Inglês
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia [53] Keep The Faith Tako Gachechiladze Final Nacional 20 de janeiro de 2017
GPB Continue acreditando Inglês
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro [54] Space Slavko Kalezic Eleição Interna 10 de março de 2017
PBS Espaço Inglês
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal [55] Amar Pelos Dois Salvador Sobral Festival RTP da Canção 2017 5 de março de 2017
RTP1 Português
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia [56] I Can't Go On Robin Bengtsson Melodifestivalen 2017 11 de março de 2017 [57]
SVT Não Posso Continuar Inglês
Segunda parte
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia [58] Fly With Me Artsvik Depi Evratesil 2017 (artista)
Eleição Interna (canção)
-
AMPTV Voa Comigo Inglês
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre [59] Gravity Hovig Eleição Interna -
CYBC Gravidade Inglês
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia [60] On My Way Omar Naber EMA 2017 24 de fevereiro de 2017
RTVSLO No meu caminho Inglês
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia [61] This Is Love Demy Eleição Interna (artista)
Final Nacional (canção)
6 de março de 2017 (canção)
ERT É Amor Inglês
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia [62] Paper Svala Söngvakeppnin 2017 11 de março de 2017 [63]
RÚV Papel Inglês
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia [64] Line Triana Park Supernova 2017 26 de fevereiro de 2017 [65]
LTV Linha Inglês
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia [66] Hey, Mamma! SunStroke Project O Melodie Pentru Europa 2017 25 de fevereiro de 2017 [67]
TRM Oi, mamã! Inglês
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia [68] Flashlight Kasia Moś Krajowe Eliminacje 2017 18 de fevereiro de 2017
TVP Lanterna Inglês
República Checa no Festival Eurovisão da Canção Chéquia [69] My Turn Martina Bàrta[70] Eleição Interna 15 de fevereiro de 2017
ČT A minha vez Inglês

2.ª semifinal

Dezanove países iriam participam na 2.ª semifinal, até que a cantora da Rússia foi expulsa do concurso. Ainda não se sabe se a Rússia vai mandar uma nova canção ou não. A França, a Alemanha e a Ucrânia irão votar nesta semifinal.

País participante Título original da canção Artista Processo Data da seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de interpretação
Primeira parte
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria [71] Running On Air Nathan Trent[72] Eleição Interna 28 de fevereiro de 2017 [73]
ORF Correndo no Ar Inglês
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca [74] Where I Am Anja Nissen Dansk Melodi Grand Prix 2017 25 de fevereiro de 2017 [75]
DR Onde estou Inglês
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção Países Baixos [76] Lights and Shadows O'G3NE Eleição Interna 3 de março de 2017 [77]
AVROTROS Luzes e Sombras Inglês
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria [78] Origo Joci Pápai A Dal 2017 18 de fevereiro de 2017
MTVA Origens Húngaro
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda [79] Dying To Try Brendan Murray Eleição Interna março de 2017
RTÉ Morrendo para tentar Inglês
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia [80] Dance Alone Jana Burceska Eleição Interna 10 de março de 2017
RT Danço Só Inglês
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta [81] Breathlessly Claudia Faniello Malta Eurovision Song Contest 2017 18 de fevereiro de 2017
PBS Sem fôlego Inglês
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia [82] Yodel It! Ilinca & Alex Florea Selecția Națională 2017 5 de março de 2017
RTR Tiroleia-a! Inglês
Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia [83] In Too Deep Tijana Bogićević  Eleição Interna 11 de março de 2017
RTS Muito Profundo Inglês
Segunda parte
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia [84] Story of My Life NAVI EuroFest 2017 20 de janeiro de 2017
TRC História da minha vida Bielorusso
Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária [85] Beautiful Mess Kristian Kostov Eleição Interna 13 de março de 2017
BNT Bela confusão Inglês
Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia [86] My Friend Jacques Houdek Eleição Interna 2 de março de 2017
HRT Meu amigo Inglês, Italiano
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia [87] Verona Koit Tomee & Laura Eesti Laul 2017 4 de março de 2017 [88]
ERR - Inglês
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel [89] I Feel Alive Imri Ziv Hakochav Haba (Rising Star) março de 2017
IBA Eu sinto-me vivo Inglês
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia [90] Rain of Revolution Fusedmarc "Eurovizijos" Dainų Konkurso Nacionalinė Atranka 2017 11 de março de 2017
LRT Chuva da Revolução Inglês
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega [91] Grab the Moment JOWST Melodi Grand Prix 2017 11 de março de 2017
NRK Agarre o Momento Inglês
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marinho [92] Spirit of the Night Valentina Monetta & Jimmie Wilson Eleição Interna 12 de março de 2017
RTV Espírito da Noite Inglês
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça [93] Apollo Timebelle Die grosse Entscheidungsshow 2017 5 de fevereiro de 2017 [94]
SRG SSR Apolo Inglês

Final

Os países a seguir qualificam-se diretamente para a final do Festival:

País Participante Título original da Canção Artista Processo Data da Seleção
Canais transmissores Tradução em Português Idiomas de Interpretação
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha [95] Perfect Life Levina Unser Song 2017 9 de fevereiro de 2017 [96]
NDR Vida Perfeita Inglês
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha [97] Do It for Your Lover Manel Navarro Objectivo Eurovision 2017 fevereiro de 2017
TVE Faça para o seu Amor Espanhol; Inglês
França no Festival Eurovisão da Canção França [98] Requiem Alma Eleição Interna -
France 2 Réquiem Francês; Inglês
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália [99] Occidentali's Karma Francesco Gabbani Sanremo Music Festival 11 de fevereiro de 2017 [100]
RAI Carma dos ocidentais Italiano
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido [101] Never Give Up On You Lucie Jones Eurovision: You Decide 2018 27 de janeiro de 2017
BBC Nunca irei desistir de ti Inglês
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia [102] Time O.Torvald Jewrovidenije 2017 25 de fevereiro de 2017 [103]
NTU Tempo Inglês

Resultados

  Países na primeira semifinal
  Países votantes na primeira semifinal
  Países na segunda semifinal
  Países votantes na segunda semifinal

Dos 36 países que participarão no festival nas semifinais, deste ano, 18 países participarão na primeira semifinal realizada no dia 9 de Maio (Terça Feira) e os outros 18 na semifinal marcada para o dia dia 11 de Maio (Quinta Feira). Em cada semifinal se classificarão os 10 países que tiveram melhor pontuação. Na primeira semifinal votarão os países participantes mais 3 finalistas: Itália, a Espanha e a Reino Unido. Na segunda semifinal votarão também os países participantes, tal como na primeira semifinal, assim como França, a Alemanha e a Ucrânia. Em cada show (semifinais e grande final) nenhum país poderá obviamente votar em si próprio. A grande final decorrerá dia 13 de Maio (Sábado) contando com 26 países concorrentes, e apenas um país sairá vencedor, sendo aquele que acumulará mais pontos nas duas partes da votação, ganhando o privilégio de realizar a próxima edição e estar automaticamente classificado para a final do ano que vem.

A ordem de atuação foi revelada no dia 31 de Março.[104]

Semifinal 1

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

# País[105] Idioma Artista[105] Canção[105] Tradução em Português Lugar Pontuação
1.º Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Suécia Inglês Robin Bengtsson "I Can't Go On" Não Posso Continuar 3.º 227
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Geórgia Inglês Tamara Gachechiladze "Keep the Faith" Mantém a fé 11º 99
3.º Austráliia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Austrália Inglês Isaiah "Don't Come Easy" Não acontece facilmente 160
4.º Albânia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Albânia Inglês Lindita "World" Mundo 14º 76
5.º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bélgica Inglês Blanche "City Lights" Luzes da Cidade 4.º 165
6.º Montenegro no Festival Eurovisão da Canção 2017 Montenegro Inglês Slavko Kalezić "Space" Espaço 16 56
7.º Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Finlândia Inglês Norma John "Blackbird" Melro 12.º 92
8.º Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção 2017 Azerbaijão Inglês Diana Hajiyeva "Skeletons" Esqueletos 8.º 150
9.º Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 Portugal Português Salvador Sobral "Amar pelos Dois" Amar pelos Dois 1.º 370
10.º Grécia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Grécia Inglês Demy "This Is Love" Isto é Amor 10.º 115
11.º Polónia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Polónia Inglês Kasia Moś "Flashlight" Lanterna 9.º 119
12.º Moldávia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Moldávia Inglês SunStroke Project "Hey, Mamma!" Hey, Mamma! 2.º 291
13.º Islândia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Islândia Inglês Svala "Paper" Papel 15.º 60
14.º República Checa no Festival Eurovisão da Canção 2017 Chéquia Inglês Martina Bárta "My Turn" A minha vez 13.º 83
15.º Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2017 Chipre Inglês Hovig "Gravity" Gravidade 5.º 164
16.º Arménia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Arménia Inglês Artsvik "Fly with me" Voa comigo 7.º 152
17.º Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Eslovénia Inglês Omar Naber "On My Way" No meu caminho 17.º 36
18.º Letónia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Letónia Inglês Triana Park "Line" Linha 18.º 21

Semifinal 2

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

# País[106] Idioma Artista[106] Canção[106] Tradução em Português Lugar Pontos
1.º Sérvia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Sérvia Inglês Tijana Bogićević "In Too Deep" Muito Profundo 11.º 98
2.º Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2017 Áustria Inglês Nathan Trent "Running on Air" Correndo no ar 7.º 147
3.º Macedónia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Macedónia Inglês Jana Burčeska "Dance Alone" Danço só 15.º 69
4.º Malta no Festival Eurovisão da Canção 2017 Malta Inglês Claudia Faniello "Breathlessly" Sem fôlego 16.º 55
5.º Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Roménia Inglês Ilinca feat. Alex Florea "Yodel It!" Diga Yodel! 6.º 174
6.º Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 2017 Países Baixos Inglês O'G3NE "Lights and Shadows" Luzes e sombras 4.º 200
7.º Hungria no Festival Eurovisão da Canção 2017 Hungria Húngaro Joci Pápai "Origo" Origens 2.º 231
8.º Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2017 Dinamarca Inglês Anja Nissen "Where I Am" Onde estou 10.º 101
9.º Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 2017 Irlanda Inglês Brendan Murray "Dying To Try" Morrendo para tentar 13.º 86
10.º São Marino no Festival Eurovisão da Canção 2017 São Marinho Inglês Valentina Monetta & Jimmie Wilson "Spirit of the Night" Espírito da Noite 18.º 1
11.º Croácia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Croácia Inglês & Italiano Jacques Houdek "My Friend" Meu amigo 8.º 141
12.º Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2017 Noruega Inglês JOWST feat. Aleksander Walmann "Grab the Moment" Agarra o Momento 5.º 189
13.º Suíça no Festival Eurovisão da Canção 2017 Suíça Inglês Timebelle "Apollo" Apolo 12.º 97
14.º Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bielorrússia Bielorrusso NAVI "Historyja majho žyccia" História da minha vida 9.º 110
15.º Bulgária no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bulgária Inglês Kristian Kostov "Beautiful Mess" Bela confusão 1.º 403
16.º Lituânia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Lituânia Inglês Fusedmarc "Rain of Revolution" Chuva da Revolução 17.º 42
17.º Estónia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Estónia Inglês Koit Toome & Laura "Verona" Verona 14.º 85
18.º Israel no Festival Eurovisão da Canção 2017 Israel Inglês Imri Ziv "I Feel Alive" Estou vivo 3.º 207

Final

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

# País[107] Idioma Artista[107] Canção[107] Tradução em Português Lugar Pontos
1.º Israel no Festival Eurovisão da Canção 2017 Israel Inglês Imri Ziv "I Feel Alive" Estou vivo 23.º 39
2.º Polónia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Polónia Inglês Kasia Moś "Flashlight" Lanterna 21.º 64
3.º Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bielorrússia Bielorrusso NAVI "Historyja majho žyccia" História da minha vida 17.º 83
4.º Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2017 Áustria Inglês Nathan Trent "Running on Air" Correndo no ar 16.º 93
5.º Arménia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Arménia Inglês Artsvik "Fly with me" Voa comigo 18.º 79
6.º Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 2017 Países Baixos Inglês O'G3NE "Lights and Shadows" Luzes e sombras 11.º 150
7.º Moldávia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Moldávia Inglês SunStroke Project "Hey, Mamma!" Hey, Mamma 3.º 374
8.º Hungria no Festival Eurovisão da Canção 2017 Hungria Húngaro Joci Pápai "Origo" Origens 8.º 200
9.º Itália no Festival Eurovisão da Canção 2017 Itália Italiano Francesco Gabbani "Occidentali's Karma" Karma dos ocidentais 6.º 334
10.º Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2017 Dinamarca Inglês Anja Nissen "Where I Am" Onde estou 20.º 77
11.º Portugal no Festival Eurovisão da Canção 2017 Portugal Português Salvador Sobral "Amar pelos dois" Amar pelos dois 1.º 758
12.º Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção 2017 Azerbaijão Inglês Diana Hajiyeva "Skeletons" Esqueletos 14.º 120
13.º Croácia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Croácia Inglês & Italiano Jacques Houdek "My Friend" Meu amigo 13.º 128
14.º Austráliia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Austrália Inglês Isaiah "Don't Come Easy" Não acontece facilmente 9.º 173
15.º Grécia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Grécia Inglês Demy "This Is Love" Isto é Amor 19.º 77
16.º Espanha no Festival Eurovisão da Canção 2017 Espanha Espanhol & Inglês Manel Navarro "Do It for Your Lover" Fá-lo para o teu amor 26.º 5
17.º Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2017 Noruega Inglês JOWST feat. Aleksander Walmann "Grab the Moment" Agarra o Momento 10.º 158
18.º Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2017 Reino Unido Inglês Lucie Jones "Never Give Up on You" Nunca desistirei de você 15.º 111
19.º Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2017 Chipre Inglês Hovig "Gravity" Gravidade 21.º 68
20.º Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Roménia Inglês Ilinca feat. Alex Florea "Yodel It!" Diga Yodel! 7.º 282
21.º Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 2017 Alemanha Inglês Levina "Perfect Life" Vida perfeita 25.º 6
22.º Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Ucrânia Inglês O.Torvald "Time" Tempo 24.º 36
23º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bélgica Inglês Blanche "City Lights" Luzes da Cidade 4.º 363
24.º Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2017 Suécia Inglês Robin Bengtsson "I Can't Go On" Não Posso Continuar 5.º 344
25.º Bulgária no Festival Eurovisão da Canção 2017 Bulgária Inglês Kristian Kostov "Beautiful Mess" Bela confusão 2.º 615
26.º França no Festival Eurovisão da Canção 2017 França Francês & Inglês Alma "Requiem" Réquiem 12.º 135
Votos dados pelo público a Portugal no Festival da Eurovisão da Canção de 2017
Votos dados pelo júri a Portugal no Festival da Eurovisão da Canção de 2017

Outros países

Para um país para ser elegível para a participar no Festival Eurovisão da Canção, precisa de ser um membro ativo da União Europeia de Radiodifusão (UER) ou, para membros associados, ter sua participação aprovada pela instituição. A UER confirmou que quarenta e três países farão parte do festival[108].

Possíveis estreias

País Descrição Posição na UER
Cazaquistão A estação de radiodifusão do país, Khabar TV, associou-se à UER como membro ativo em 2016. Por essa razão, a participação do país na Eurovisão em 2017 é uma possibilidade.
Membro associado

Possíveis regressos

País Descrição Última participação Posição na UER
Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia A Turquia retirou-se do Festival em 2012 como forma de protesto contra os chamados "Big 5" e contra as votações dos júris. Porém, a estação pública do país (TRT) anunciou que emitiu um comunicado à UER sobre a sua participação em 2017. Até à data, ainda não foi confirmada a participação da Turquia na próxima edição do Festival.[109]
2012
Membros ativos

Países que não vão participar na próxima edição

País Descrição Última participação Posição na UER
Andorra no Festival Eurovisão da Canção Andorra
A estação Ràdio i Televisió d'Andorra (RTVA) mostrou a intenção de não participar em 2017, e isto por várias razões nas quais não deu nenhuma precisão.[110]
2009
Membros ativos
Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina
A estação Radio-Televizija Bosne i Hercegovine (BHRT) decidiu de suspender todas as transmissões a partir de 30 de junho de 2016 em razão de uma grande dívida com a soma de 5,4M€ para com a UER. A 28 de setembro de 2016, o canal confirma a retirada do Festival em 2017.[111][112][113]
2016
Eslováquia no Festival Eurovisão da Canção Eslováquia A estação pública da Eslováquia (RTVS) explicou em 2016 que a sua retirada do Festival desde 2012, é devido ao facto dos custos que a participação do país no certame acarreta para a estação pública. Segundo o Diretor da RTVS "a estação tem a sua própria estratégia de programação e o financiamento das produções é mais importante que a participação do país na Eurovisão." Ainda assim, a RTVS anunciou que a participação do país em 2017 seria discutida ao longo de 2016. Ao final de setembro, a emissora confirmou que não levaria sua delegação à Kiev.[114][115][116]
2012
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo O país confirmou, a 25 de maio, que não participaria em 2017.[117]
1993
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco O Mónaco confrirmou, a 19 de agosto, que não iría participar no Festival Eurovisão em 2017.[118]
2006

Países que poderiam participar mas nunca mostraram interesse

País Descrição Posição na UER
 Argélia
O país é membro ativo da UER pelas estações ENTV, ENRS e TDA, porém nunca qualquer uma delas mostrou interesse em participar.
Membro ativo
 Egito
A estação ERTU do Egito é membro associada da UER, porém o país nunca mostrou interesse em participar.
Membro associado
Jordânia
A Jordânia é membro da UER através da estação JRTV, porém também nunca mostrou interesse em participar.
Membros ativos
Líbia no Festival Eurovisão da Canção Líbia
A estação pública LBC da Líbia é membro ativo da UER, porém o país nunca mostrou interesse em participar.

Países que podem e já mostraram interesse em participar mas ainda nunca o fizeram

País Descrição Última participação Posição na UER
Líbano
- -
Membro ativo
Tunísia no Festival Eurovisão da Canção Tunísia
A Tunísia nunca participou no Festival Eurovisão da Canção, porém em 1977 chegou a inscrever-se no concurso, acabou por desistir ainda por razões incertas. -

Países que querem participar mas não tem autorização

País Descrição Posição na UER
 China
A única emissora privada da China, a Hunan TV, confirmou o interesse em participar no Festival. A UER disse "estamos abertos e estamos sempre à procura de novos elementos em cada Festival Eurovisão da Canção." Porém, sempre é desmentida UER a possível participação da China no certame.
Membro associado
Kosovo no Festival Eurovisão da Canção Cosovo }}
O ministro das Relações Exteriores do Kosovo publicou no Twitter, que o país (não reconhecido por quinze estados na Europa e pela ONU por isso ainda não é membro ativo da UER) ia participar no Festival da Eurovisão 2016 marcando a sua estreia para o concurso. No entanto, no dia 3 de junho de 2015, a UER desmentiu que Kosovo iria competir em 2016, como a emissora nacional Rádio Televisão de Kosovo (RTK) não é nem associada e nem membro ativo. Por essa razão, a possível participação do Kosovo em 2017 também é muito improvável.
Membros associados com potenciais para serem membros ativos
 Liechtenstein
A estação pública do país afirma estar a trabalhar junto da UER para poder vir a participar no Festival da Eurovisão.[119]
Qatar no Festival Eurovisão da Canção Catar
O Qatar já tornou público o seu interesse em participar no Festival, porém como não é membro da UER não tem autorização para participar.

Outros países

País Descrição Posição na UER
 Estados Unidos
Depois da performance de Justin Timberlake durante intervalo da final do Festival de 2016, existiram especulações de que os EUA poderiam participar num futuro Festival visto que na edição de 2014 Jessica Mauboy realizou uma performance no Festival sendo assim o início das participações do país em 2015. Porém,os direitos do evento são vendidos para a emissora Logo TV de propriedade da Viacom,que não é membro associado da UER.[120]
Não membro

Comentadores e Porta-vozes

Países participantes

     Participa e vota no Festival

     Vota no Festival

País Primeira semi-final Segunda semi-fical Final Porta-voz
Canal Comentador Canal Comentador Canal Comentador
Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia Andri Xhahu
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha One Peter Urban One, NDR Fernsehen Peter Urban Das Erste, One Peter Urban Barbara Schöneberger
Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia
Austráliia no Festival Eurovisão da Canção Austrália SBS Julia Zemiro e Sam Pang SBS Julia Zemiro e Sam Pang SBS Julia Zemiro et Sam Pang  Lee Lin Chin
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria ORF Andi Knoll ORF Andi Knoll ORF Andi Knoll Kati Bellowitsch
Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye La Une Maureen Louys e Jean-Louis Lahaye
Één Peter Van de Veire Één Peter Van de Veire Één Peter Van de Veire
Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia Alyona Lanskaya
Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária Boryana Gramatikova
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre
Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia HRT 1

HR 2

HRT 1

HR 2

HRT 1

HR 2

Uršula Tolj
Dinamarca Dinamarca
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha Nieves Álvarez
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia ETV Marko Reikop ETV Marko Reikop ETV Marko Reikop
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia Yle TV1 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

Yle TV2 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

Yle TV2 Finlandês: Mikko Silvennoinen

Sueco: Eva Franz and Johan Lindroos 

França no Festival Eurovisão da Canção França France 4 Jarry e Marianne James France 4 Jarry e Marianne James France 2 Stéphane Bern e Marianne James Élodie Gossuin
Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia Nika Kocharov
Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis ERT1, ERT HD, ERT World Maria Kozakou et Giorgos Kapoutzidis
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção Países Baixos Douwe Bob
Hungria no Festival Eurovisão da Canção Hungria Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Duna, Duna World Krisztina Rátonyi e Freddie Csilla Tatár
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda RTÉ2 Marty Whelan RTÉ2 Marty Whelan RTÉ One Marty Whelan
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia Bo Halldórsson
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel IPBC IPBC IPBC
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália Rai 4 Andrea Delogu e Diego Passoni Rai 4 Andrea Delogu e Diego Passoni Rai 1 Flavio Insinna e Federico Russo
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia LTV1 Valters Frīdenbergs LTV1 Valters Frīdenbergs LTV1 Toms Grēviņš Aminata Savadogo
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė LRT

LRT Radijas

Darius Užkuraitis e Gerūta Griniūtė Eglė Daugėlaitė
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta
Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia
Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro
Noruega Noruega NRK1 Olav Viksmo-Slettan NRK1 Olav Viksmo-Slettan NRK1 Olav Viksmo-Slettan
Polónia Polónia TVP Rozrywka Artur Orzech TVP Rozrywka Artur Orzech TVP Rozrywka Artur Orzech
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal RTP1 José Carlos Malato RTP1 José Carlos Malato RTP1 José Carlos Malato Filomena Cautela
República Checa no Festival Eurovisão da Canção Chéquia Radka Rosická
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido BBC Four BBC Four BBC One Graham Norton
São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marinho Lia Fiorio e Gigi Restivo
Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia Måns Zelmerlöw e Edward af Sillén Wiktoria
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça Luca Hänni
Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção Ucrânia Pershyi Natsionalnyi Pershyi Natsionalnyi Pershyi Natsionalnyi Pavlo Shylko

Álbum oficial

Eurovision Song Contest: Kyiv 2017
Coletânea musical
Lançamento 28 de abril de 2017
Gênero(s) Pop
Duração
  • 65:44 (CD 1)
  • 63:31 (CD 2)
Gravadora(s) Universal
Cronologia de
Festival Eurovisão da Canção 2016
(2016)
Festival Eurovisão da Canção 2018
(2018)

Eurovision Song Contest: Kyiv 2017 é o album de compilação oficial do festival, lançado pela União Europeia de Radiodifusão e lançado pela Universal Music Group a 21 de Abril e fisicamente a 28 de Abril de 2017.[121] O álbum conta com todas as 42 participações, incluindo os semifinalistas que não se classificam para a final, e a canção russa que se retirou do festival a 13 de abril de 2017.[122][123][124]

CD 1
N.º Título Artista Duração
1. "World" (Albânia no Festival Eurovisão da Canção Albânia ) Lindita 2:56
2. "Fly with Me" (Arménia no Festival Eurovisão da Canção Arménia ) Artsvik 2:59
3. "Don't Come Easy" (Austráliia no Festival Eurovisão da Canção Austrália ) Isaiah 3:04
4. "Running on Air" (Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria ) Nathan Trent 2:47
5. "Skeletons" (Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção Azerbaijão ) Dihaj 2:59
6. "City Lights" (Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica ) Blanche 2:54
7. "Beautiful Mess" (Bulgária no Festival Eurovisão da Canção Bulgária ) Kristian Kostov 3:00
8. "Story of My Life" (Bielorrússia  no Festival Eurovisão da Canção Bielorrússia ) Naviband 3:00
9. "Apollo"   Timebelle 2:59
10. "Gravity" (Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre ) Hovig 2:59
11. "My Turn" (República Checa no Festival Eurovisão da Canção Chéquia) Martina Bárta 2:58
12. "Perfect Life" (Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha ) Levina 3:00
13. "Where I Am" (Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca ) Anja Nissen 2:59
14. "Do It for Your Lover" (Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha) Manel Navarro 3:00
15. "Verona" (Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia ) Koit Toome and Laura 3:02
16. "Blackbird" (Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia ) Norma John 3:06
17. "Requiem" (França no Festival Eurovisão da Canção França ) Alma 3:00
18. "Never Give Up on You" (Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido) Lucie Jones 3:00
19. "Keep the Faith" (Geórgia no Festival Eurovisão da Canção Geórgia ) Tamara Gachechiladze 2:58
20. "This Is Love" (Grécia no Festival Eurovisão da Canção Grécia ) Demy 3:01
Duração total:
65:44
CD 2
N.º Título Artista Duração
1. "Dying to Try" (Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda ) Brendan Murray 3:00
2. "Paper" (Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia ) Svala 2:59
3. "I Feel Alive" (Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel) Imri 3:00
4. "Occidentali's Karma" (Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália ) Francesco Gabbani 3:03
5. "Rain of Revolution" (Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia ) Fusedmarc 3:05
6. "Line" (Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia ) Triana Park 3:08
7. "Hey Mamma" (Moldávia no Festival Eurovisão da Canção Moldávia ) SunStroke Project 2:59
8. "Dance Alone" (Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia ) Jana Burčeska 3:06
9. "Breathlessly" (Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta) Claudia Faniello 3:00
10. "Space" (Montenegro no Festival Eurovisão da Canção Montenegro ) Slavko Kalezić 2:59
11. "Lights and Shadows" (Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção Países Baixos ) OG3NE 3:00
12. "Grab the Moment" (Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega ) JOWST 2:55
13. "Flashlight" (Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia ) Kasia Moś 3:00
14. "Amar pelos dois" (Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal) Salvador Sobral 3:00
15. "Yodel It!" (Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia ) Ilinca and Alex Florea 2:56
16. "Flame Is Burning" (Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia ) Julia Samoylova 3:02
17. "Spirit of the Night" (São Marino no Festival Eurovisão da Canção São Marinho ) Valentina Monetta and Jimmie Wilson 3:05
18. "In Too Deep" (Sérvia no Festival Eurovisão da Canção Sérvia ) Tijana Bogićević 3:07
19. "On My Way" (Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia ) Omar Naber 3:00
20. "I Can't Go On" (Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia ) Robin Bengtsson 3:03
Duração total:
63:31

Referências

  1. http://stv.detector.media/reformuvannya/movlennya/zareestrovano_yuridichnu_osobu_pat_nstu/
  2. https://www.ebu.ch/news/2017/01/ebu-welcomes-new-public-broadcaster-in-ukraine
  3. Austrália participa
  4. «ONLY THREE REMAIN: THE HOST CITY OF EUROVISION 2017» [Apenas três permanecem: A cidade anfitriã do Festival de 2017]. ONLY THREE REMAIN: THE HOST CITY OF EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix. 22 de julho de 2016. Consultado em 24 de julho de 2016 
  5. «Eurovision Eurovision 2017: Host city bidding race kicks off in Ukraine; new potential dates» (em inglês). 24 de junho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  6. «Eurovision Eurovision 2017: Host city announcement on 27 July» (em inglês). 26 de julho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  7. «Eurovision 2017: Host city decision delayed back to August 1st - ESCDaily.com || The latest Eurovision 2016 news from across Europe and Australia» (em inglês). 26 de julho de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  8. «Eurovision Eurovision 2017: Victoria Romanova sheds more light on the host city deliberation» (em inglês). 3 de agosto de 2016. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  9. «Eurovision Eurovision 2017: Host city deliberation expected by 24 August» (em inglês). 10 de agosto de 2016. Consultado em 11 de agosto de 2016 
  10. «Ucrânia: Presidente de Dnipro ameaça "perder o interesse" na organização - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  11. «ESC'17: Host City Announcement Today at 14:00 CET». Eurovoix. 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  12. «Host City Announcement for Eurovision 2017 postponed» (em inglês). Consultado em 25 de agosto de 2016 
  13. «Eurovision Eurovision 2017: A two horse race between Odessa and Kyiv: announcement postponed» (em inglês). 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  14. «2017 Eurovision host city announcement delayed» (em inglês). 25 de agosto de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  15. «ESC'17: Kyiv Will Host Eurovision 2017». Eurovoix. 9 de setembro de 2016. Consultado em 9 de setembro de 2016 
  16. «Watch live: Six potential host cities take part in live televised special» [Veja em direto: Seis potenciais cidades para acolher o Festival em 2017 debatem em direto num programa televisivo.]. eurovision.tv (em inglês). 20 de julho de 2016. Consultado em 21 de julho de 2016  |obra= e |website= redundantes (ajuda)
  17. Granger, Anthony (2 de julho de 2016). «ESC'17: KHARKIV FIFTH CITY TO FORMALLY BID TO HOST» Inglês [Eurovisão 2017: Carcóvia é a quinta cidade a apresentar um candidatura oficial para acolher o Festival]. ESC’17: KHARKIV FIFTH CITY TO FORMALLY BID TO HOST. Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  18. «Cherson também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  19. Granger, Anthony (4 de julho de 2016). «ESC'17: KHERSON SIXTH CITY TO BID TO HOST EUROVISION 2017» [Cherson é a sexta cidade a oficializar a candidatura para acolher o Festival em 2017]. ESC’17: KHERSON SIXTH CITY TO BID TO HOST EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix. Consultado em 5 de julho de 2016 
  20. «Dnipropetrovsk também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  21. Jiandani, Sanjay (Sergio) (30 de junho de 2016). «Eurovision 2017: Dnipro officially applies to host the contest» [Dnipro pede oficialmente para acolher o Festival e 2017]. Eurovision 2017: Dnipro officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  22. Costa, Nelson (16 de maio de 2016). «Kiev na corrida para receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Kiev e Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. Consultado em 1 de julho de 2016 
  23. «Київ хоче приймати Євробачення-2017. Who`s next?» [Kiev quer acolher a Eurovisão 2017. Quem é a próxima cidade?]. Київ хоче приймати Євробачення-2017. Who`s next? (em ucraniano). NTU. 29 de junho de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  24. «Lviv também quer receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Lviv, Cherson e Dnipropetrovsk também querem receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. 16 de maio de 2016. Consultado em 1 de julho de 2016 
  25. Jiandani, Sanjay (Sergio) (1 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Lviv officially applies to host the contest» [Lviv pede oficionalmente para acolher o Festival em 2017]. Eurovision 2017: Lviv officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  26. Granger, Anthony (9 de julho de 2016). «ESC'17: LVIV BID PROPOSES TWO ALTERNATIVE VENUES» [Eurovisão 2017: Lviv propõe duas alternativas]. ESC’17: LVIV BID PROPOSES TWO ALTERNATIVE VENUES (em inglês). Eurovoix. Consultado em 9 de julho de 2016 
  27. Costa, Nelson (16 de maio de 2016). «Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017». Ucrânia: Kiev e Odessa na corrida para receber a Eurovisão 2017. Esc Portugal. Consultado em 1 de julho de 2016 
  28. Jiandani, Sanjay (Sergio) (1 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Odessa officially applies to host the contest» [Odessa pede oficialmente para acolher o Festival em 2017]. Eurovision 2017: Odessa officially applies to host the contest (em inglês). esctoday. Consultado em 2 de julho de 2016 
  29. Granger, Antony (20 de maio de 2016). «ESC'17: CHERKASSY EXPRESSES THEIR INTEREST IN HOSTING» [Eurovisão 2017: Tcherkássi expressou interesse em acolher o Festival.]. ESC’17: CHERKASSY EXPRESSES THEIR INTEREST IN HOSTING (em inglês). Eurovoix. Consultado em 23 de junho de 2016 
  30. Nuno Carrilho (29 de maio de 2016). «Vinnytsia entra na corrida para sediar a competição». escportugal.pt. Consultado em 11 de junho de 2016 
  31. Granger, Anthony (14 de junho de 2016). «Irpin com interesse em sediar o Festival em 2017» [Eurovisão 2017: Irpin mostra interesse em sediar o Festival em 2017]. ESC’17: IRPIN SHOWS INTEREST IN BIDDING FOR EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de junho de 2016. The Mayor of Irpin has stated an interest in bringing the 2017 Eurovision Song Contest to his city. 
  32. Stets'kiv (17 de maio de 2016). «Eurovisão 2017: Groysman explica como a cidade anfitriã da Eurovisão será escolhida». Українська правда. Consultado em 11 de junho de 2016 
  33. Granger, Antony (24 de junho de 2016). «ESC'17: HOST CITY CRITERIA & BIDDING TIMELINE ANNOUNCED» [Eurovisão 2017: HOST critérios CIDADE & LICITAÇÃO TIMELINE ANUNCIADA]. ESC’17: HOST CITY CRITERIA & BIDDING TIMELINE ANNOUNCED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 30 de junho de 2016 
  34. Brey, Marco (24 de junho de 2016). «Seleção da cidade anfitriã» [A procura da cidade anfitriã para a Eurovisão 2017 já começou]. Search for 2017 Eurovision host city has started (em inglês). Eurovision.tv. Consultado em 25 de junho de 2016. The selection of the city and arena to host the 2017 Eurovision Song Contest in Ukraine has officially begun. The host broadcaster NTU has published the bidding process and selection criteria today. The preliminary dates for the Grand Final and the two Semi-Finals have also been adapted but may still change. 
  35. «16, 18 e 20 de Maio deverão ser as datas para a próxima edição». European Broadcasting Union. 14 de março de 2016. Consultado em 15 de março de 2016 
  36. Gallagher, Robyn (24 de junho de 2016). «Eurovision 2017: Ukraine broadcaster NTU proposes new dates» [Eurovisão 2017: A emissora ucraniana NTU propõe novas datas]. Eurovision 2017: Ukraine broadcaster NTU proposes new dates (em inglês). Wiwibloggs. Consultado em 1 de julho de 2016 
  37. Van Eersel, Dennis (3 de julho de 2016). «Eurovision 2017: Preliminary dates moved because of Remembrance Day» [Datas provisórias movidas por causa do Holodomor]. Eurovision 2017: Preliminary dates moved because of Remembrance Day (em inglês). Escdaily. Consultado em 5 de julho de 2016 
  38. https://eurovoix.com/2016/10/28/esc17-kyiv-allocates-7-2-million-euros-hosting-eurovision/  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  39. https://eurovoix.com/2016/11/27/esc17-director-general-ntu-admits-preparations-one-month-behind-schedule/  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  40. https://eurovoix.com/2016/11/28/esc17-eurovision-will-held-ukraine-oleksandr-kharebin/  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  41. https://eurovoix.com/2016/11/01/ukraine-head-ntu-zurab-alasania-resigns/  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  42. http://esctoday.com/140961/eurovision-2017-uapbc-eurovision-core-team-resigns-ebu-confirms  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  43. http://esctoday.com/140958/eurovision-2017-victoria-romanova-oleksandr-kherebin-resign-ebu-statement  Parâmetro desconhecido |titre= ignorado (|titulo=) sugerido (ajuda); Parâmetro desconhecido |langue= ignorado (|lingua=) sugerido (ajuda); Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  44. Jordan, Paul (25 de janeiro de 2017). «Semi-Final Allocation draw to take place in Kyiv». Eurovision. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  45. Jordan, Paul (30 de janeiro de 2017). «Ukraine is ready to Celebrate Diversity in 2017». Eurovision. Consultado em 1 de fevereiro de 2017 
  46. eurovision.tv (30 de abril de 2017). «Twitter announces exclusive emojis ahead of Eurovision 2017». European Broadcasting Union. Consultado em 6 de maio de 2017 
  47. escportugal.pt (5 de maio de 2017). «Ucrânia: Eurovisão 2017 terá uma moeda comemorativa». escportugal.pt. Consultado em 6 de maio de 2017 
  48. Granger, Anthony (21 de setembro de 2016). «Albania: Confirms Eurovision 2017 Participation» [Albânia: Confirmada a participação na Eurovisão 2017]. Albania: Confirms Eurovision 2017 Participation (em inglês). Eurovoix. Consultado em 23 de setembro de 2016. RTSH the national broadcaster of Albania has confirmed that they will be participating in the Eurovision Song Contest 2017 in Kyiv, Ukraine. 
  49. Harmon, Steph (1 de novembro de 2016). «Eurovision 2017: Australia to compete for third year as song contest heads to Ukraine» [Eurovisão 2017: Austrália a competir pelo terceiro ano consecutivo vai à Ucrânia] (em inglês). The Guardian. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  50. The, NPBC (23 de setembro de 2016). «EUROVISION 2017: AZERBAIJAN JOIN THE PARTY» [Eurovisão 2017: Azerbaijão junta-se à festa]. EUROVISION 2017: AZERBAIJAN JOIN THE PARTY (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  51. «Belgium: RTBF confirms participation in Eurovision 2017» [Bélgica: RTBF confirma participação na Eurovisão 2017]. Belgium: RTBF confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 23 de maio de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  52. Finlândia: YLE confirma participação na Eurovisão 2017
  53. Granger, Anthony (3 de outubro de 2016). «GEORGIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Geórgia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada]. GEORGIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  54. Granger, Anthony (23 de setembro de 2016). «MONTENEGRO: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017» [Montenegro: Confirma participação na Eurovisão 2017]. MONTENEGRO: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  55. «Portugal: RTP reassume intenção de regressar à Eurovisão em 2017». Portugal: RTP reassume intenção de regressar à Eurovisão em 2017. Esc Portugal. Consultado em 17 de julho de 2016 
  56. Suécia: SVT confirma participação na Eurovisão 2017
  57. «Final de Melodifestivalen 2017 a 11 de março». Eurovoix.com. 6 de setembro de 2016. Consultado em 6 de setembro de 2016 
  58. Granger, Anthony (1 de julho de 2016). «ARMENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Arménia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada]. ARMENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 1 de julho de 2016. Armenia has this morning confirmed that they will be competing in the Eurovision Song Contest 2017. 
  59. «Cyprus: CyBC confirms participation in Eurovision 2017» [Chipre: CyBC confirma participação na Eurovisão 2017]. Cyprus: CyBC confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 8 de agosto de 2016. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  60. Granger, Anthony (13 de julho de 2016). «SLOVENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED» [Eslovénia: Participação na Eurovisão 2017 confirmada.]. SLOVENIA: EUROVISION 2017 PARTICIPATION CONFIRMED (em inglês). Eurovoix. Consultado em 13 de julho de 2016 
  61. «GREECE: MAKES CHANGES FOR EUROVISION 2017». Eurovoix. 22 de junho de 2016. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  62. «ICELAND: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION». ICELAND: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION. Eurovoix.com. 22 de setembro de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  63. «Iceland: Söngvakeppnin 2017 Final on March 11» [Islândia: A final do Söngvakeppnin 2017 será a 11 de março.]. Iceland: Söngvakeppnin 2017 Final on March 11 (em inglês). Eurovoix. 21 de setembro de 2016. Consultado em 21 de setembro de 2016 
  64. «Crónicas de Eurofestivais: ESC 2017: Letónia confirma participação». cronicaseurofestivais.blogspot.pt. Consultado em 26 de maio de 2016 
  65. Jiandani, Sanjay (17 de agosto de 2016). «Latvia: LTV opts for Supernova for Eurovision 2017; final on 26 February» [Letónia: LTV opta pela Supernova para a Eurovisão 2017; final a 26 de fevereiro]. Latvia: LTV opts for Supernova for Eurovision 2017; final on 26 February (em inglês). Esctoday. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  66. Granger, Anthony (25 de outubro de 2016). «MOLDOVA: NTU DIRECTOR GENERAL CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION» [Moldávia: Diretor geral da NTU confirma a participação na Eurovisão 2017.] (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  67. Granger, Anthony (12 de dezembro de 2016). «MOLDOVA: EUROVISION 2017 NATIONAL FINAL ON FEBRUARY 25» [Moldávia: Final nacional a 25 de fevereiro de 2017.] (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  68. «ESC2017: Holanda e Polónia confirmam participação na próxima edição - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 23 de maio de 2016 
  69. «Czech Republic: CT confirms participation in Eurovision 2017» [Républica Checa: CT confirma a participação na Eurovisão 2017]. Czech Republic: CT confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. 14 de setembro de 2016. Consultado em 14 de setembro de 2016. CT, Cezka Televize, the Czech national broadcaster has confirmed that the Czech Republic will compete at the forthcoming 2017 Eurovision Song Contest next year in Ukraine 
  70. «Martina Bárta representará a República Tcheca no Eurovision 2017! « ESC Brasil». ESC Brasil. 15 de fevereiro de 2017 
  71. «Austria: Eurovision 2017 Participation Confirmed». Eurovoix. 28 de maio de 2016. Consultado em 28 de maio de 2016 
  72. «ESC2017: Nathan Trent representa a Áustria em Kiev». www.escportugal.pt. Consultado em 20 de dezembro de 2016 
  73. Granger, Anthony (22 de setembro de 2016). «AUSTRIA: INTERNAL SELECTION FOR EUROVISION 2017». AUSTRIA: INTERNAL SELECTION FOR EUROVISION 2017. Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  74. Jiandani, Sanjay (Sergio) (6 de junho de 2016). «Denmark: DR confirms participation in Eurovision 2017» [Dinamarca: DR confirma participação na Eurovisão 2017]. Denmark: DR confirms participation in Eurovision 2017 (em inglês). esctoday. Consultado em 1 de julho de 2016 
  75. Granger, Anthony (6 de setembro de 2016). «Denmark: Dansk Melodi Grand Prix 2017 in 25 February in Herning». Dinamarca: Dansk Melodi Grand Prix 2017 a 25 de fevereiro em Herning (em inglês). Eurovoix. Consultado em 6 de setembro de 2016 
  76. «The Netherlands: Eurovision 2017 Participation Confirmed». Eurovoix. 23 de maio de 2016. Consultado em 25 de agosto de 2016 
  77. Granger, Anthony (19 de setembro de 2016). «THE NETHERLANDS: 2017 ENTRANT DECISION IN OCTOBER». THE NETHERLANDS: 2017 ENTRANT DECISION IN OCTOBER. Eurovoix.com. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  78. Hungria: MTVA confirma participação na Eurovisão 2017
  79. «ESC2017: Irlanda confirma participação - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 25 de maio de 2016 
  80. Granger, Anthony (19 de setembro de 2016). «MACEDONIA: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017» [Macedónia: Confirma participação na Eurovisão 2017]. MACEDONIA: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 19 de setembro de 2016 
  81. Jiandani, Sanjay (17 de agosto de 2016). «Malta: PBS confirms participation in Eurovision 2017». esctoday. Consultado em 17 de agosto de 2016 
  82. «ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento» [ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento]. ESC2017: Roménia entregou pré-inscrição para participar no evento. Eurovision. 21 de julho de 2016. Consultado em 22 de setembro de 2016 
  83. Halliwell, Jamie (5 de outubro de 2016). «SERBIA: CONFIRMATION OF THEIR EUROVISION 2017 PARTICIPATION» [Sérvia: Confirmação da sua participação na Eurovisão 2017]. SERBIA: CONFIRMATION OF THEIR EUROVISION 2017 PARTICIPATION (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  84. Granger, Anthony (15 de setembro de 2016). «BELARUS: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017» [Bielorrússia: Confirma participação na Eurovisão 2017]. BELARUS: CONFIRMS PARTICIPATION IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 17 de setembro de 2016 
  85. Granger, Anthony (27 de setembro de 2016). «BULGARIA: BNT BOARD NEEDS TO APPROVE EUROVISION 2017 PARTICIPATION». BULGARIA: BNT BOARD NEEDS TO APPROVE EUROVISION 2017 PARTICIPATION (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 1 de outubro de 2016 
  86. Granger, Anthony (17 de setembro de 2017). «CROATIA: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION» [Croácia: Confirma participação na Eurovisão 2017]. CROATIA: CONFIRMS EUROVISION 2017 PARTICIPATION (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 17 de setembro de 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  87. Estónia: confirma participação na Eurovisão 2017
  88. Davies, Megan (28 de abril de 2016). «ESTONIA: EESTI LAUL 2017 PLANS ALREADY UNDERWAY!» [Estónia: Eesti Laul já com planos para 2017!]. ESTONIA: EESTI LAUL 2017 PLANS ALREADY UNDERWAY! (em inglês). Eurovoix. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  89. «ESC2017: Israel e Letónia confirmam participação na próxima edição - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 26 de maio de 2016 
  90. Jiandani, Sanjay (11 de agosto de 2016). «Lithuania: LRT intends to participate in Eurovision 2017!» [Lituânia: LRT pretende participar na Eurovisão 2017!]. Lithuania: LRT intends to participate in Eurovision 2017! (em inglês). Esctoday. Consultado em 11 de agosto de 2016. LRT, the Lithuanian national broadcaster has confirmed to ESCToday that Lithuania intends to participate at the 2017 Eurovision Song Contest in Ukraine next year. 
  91. «MGP-Karlsen: – En fordel å være synlig». VG. Consultado em 16 de maio de 2016 
  92. Granger, Anthony (13 de outubro de 2016). «SAN MARINO: NO EUROVISION 2017 SONG ANNOUNCEMENT SATURDAY» [São Marino:]. SAN MARINO: NO EUROVISION 2017 SONG ANNOUNCEMENT SATURDAY (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  93. «ESC2017: Suíça confirma participação na próxima edição do evento - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 18 de maio de 2016 
  94. Granger, Anthony (15 de junho de 2016). «Seleção suiça para a Eurovisão 2017 a 5 de fevereiro» [Suíça: Seleção para a Eurovisão 2017 a 5 de fevereiro]. SWITZERLAND: SELECTS FOR EUROVISION 2017 ON FEBRUARY 5 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 15 de junho de 2016. Switzerland will select their participant for Eurovision 2017 on February 5 using a revamped selection process. 
  95. «ESC2017: Alemanha confirma participação na próxima edição do evento - ESC PORTUGAL | A Eurovisão em Português». www.escportugal.pt. Consultado em 16 de maio de 2016 
  96. «Germany: Launches "Unser Song 2017"». Eurovoix. 14 de setembro de 2016. Consultado em 14 de setembro de 2016 
  97. «TVE admits his 'disgust' by Barei and asks Eurovision 'new system'». Vertele. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  98. «France: France 2 confirms participation in Eurovision 2017». Esctoday. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  99. «ESC2017: Espanha e Itália oficializam participação em Kiev». Escportugal. Consultado em 14 setembro 2016 
  100. Di Santo, Raffaele (11 de julho de 2016). «FESTIVAL DI SANREMO 2017, LE DATE DELLA 67ESIMA EDIZIONE» [Festival di Sanremo 2017, a data da 67° edição]. FESTIVAL DI SANREMO 2017, LE DATE DELLA 67ESIMA EDIZIONE (em italiano). Televisionando. Consultado em 15 de outubro de 2016 
  101. «United Kingdom: BBC intends to participate in Eurovision 2017». Esctoday. Consultado em 31 de agosto de 2016 
  102. «Ukraine wins 2016 Eurovision Song Contest». eurovision.tv. Consultado em 14 de maio de 2016 
  103. «Ukraine: Eurovision 2017 National Final in February». Eurovoix. 1 de setembro de 2016. Consultado em 1 de setembro de 2016 
  104. http://www.eurovision.tv/page/news?id=running_order_of_the_semi-finals_of_eurovision_2017_revealed
  105. a b c «Eurovision Song Contest 2017 First Semi-Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 30 January 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  106. a b c «Eurovision Song Contest 2017 Second Semi-Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 30 January 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  107. a b c «Eurovision Song Contest 2017 Grand Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 30 January 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  108. Kranz, Paulo (31 de outubro de 2016). «43 países estarão em Kiev!». ESCPedia 
  109. Granger, Anthony (12 de maio de 2016). «TURKEY: RETURN TO EUROVISION IN 2017?» [Turquia: Regresso em 2017?]. TURKEY: RETURN TO EUROVISION IN 2017? (em inglês). Consultado em 3 de julho de 2016 
  110. Granger, Anthony (19 de maio de 2016). «ANDORRA: NO RETURN TO EUROVISION IN 2017» [Andorra: Não regressa à Eurovisão em 2017]. ANDORRA: NO RETURN TO EUROVISION IN 2017 (em inglês). Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  111. B.B. (30 de maio de 2016). «UO BHRT-A: BHRT OD 30. JUNA PRIVREMENO PREKIDA PROGRAM» [BHRT confirma temporariamente a participação no Festival em 2017]. UO BHRT-A: BHRT OD 30. JUNA PRIVREMENO PREKIDA PROGRAM (em bósnio). Consultado em 1 de julho de 2016 
  112. Granger, Anthony (30 de maio de 2016). «BHRT suspend broadcasts at June 30» [BHRT suspende emissões a 30 de junho]. BHRT suspend broadcasts at June 30. Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  113. Granger, Anthony (28 de setembro de 2016). «BOSNIA & HERZEGOVINA: WITHDRAWS FROM EUROVISION 2017» [Bósnia e Herzegovina: Retira-se do Festival em 2017]. BOSNIA & HERZEGOVINA: WITHDRAWS FROM EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix.com. Consultado em 1 de outubro de 2016 
  114. Granger, Anthony (13 de abril de 2016). «SLOVAKIA: "EUROVISION IS AN ATTRACTIVE PROJECT"» [Eslováquia: "A Eurovisão é um projeto atrativo"]. SLOVAKIALATEST NEWSEUROVISION 2016 SLOVAKIA: “EUROVISION IS AN ATTRACTIVE PROJECT” (em inglês). Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  115. Carrilho, Nuno (24 de setembro de 2016). «ESC2017: Eslováquia continua fora da competição». ESC2017: Eslováquia continua fora da competição. ESC Portugal. Consultado em 24 de setembro de 2016 
  116. Silva, Fabiana (24 de setembro de 2016). «Exclusivo! Eslováquia fora do Eurovision 2017». ESCPedia 
  117. Granger, Anthony (25 de maio de 2016). «LUXEMBOURG: WILL NOT PARTICIPATE IN EUROVISION 2017» [Luxemburgo: Não participa na Eurovisão em 2017]. LUXEMBOURG: WILL NOT PARTICIPATE IN EUROVISION 2017 (em inglês). Eurovoix. Consultado em 3 de julho de 2016 
  118. Jiandani, Sanjay (19 de agosto de 2016). «Monaco: TMC will not participate in Eurovision 2017» [Mónaco: TMC não vai participar na Eurovisão 2017]. Monaco: TMC will not participate in Eurovision 2017 (em inglês). Esctoday. Consultado em 19 de agosto de 2016 
  119. Silva, Fabiana (21 de setembro de 2016). «ESCPedia fala com Peter Koelbel, da 1FLTV de Liechtenstein». ESCPedia 
  120. «"Eurovision Song Contest 2016 – About the Show"» [Festival Eurovisão da Canção 2016 - Sobre o espetáculo]. "Eurovision Song Contest 2016 – About the Show" (em inglês). Logo TV 
  121. «Introducing Eurovision's first ever Limited Edition Vinyl Box Set». eurovision.tv. European Broadcasting Union. 21 March 2017. Consultado em 23 March 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  122. «Official Eurovision Song Contest 2017 CD + FREE Coaster Set». eurovision.tv. European Broadcasting Union. 21 March 2017. Consultado em 23 March 2017  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  123. Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome Russia_Withdrawal
  124. «Eurovision Song Contest 2017 Kyiv». iTunes. Consultado em 18 April 2017  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas