Kaliopi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Kaliopi Bukle
Caliopi Bucle
Калиопи Букле
Informação geral
Nome completo Kaliopi Bukle
Nascimento 28 de dezembro de 1966 (52 anos)
Local de nascimento Macedónia do Norte Kičevo,
República Socialista da Macedónia, Macedónia
Origem Flag of the Socialist Republic of Macedonia (1946–1991).svg República Socialista da Macedónia
País Macedónia do Norte Macedónia
Gênero(s) Pop, Blues, Jazz e Música clássica
Ocupação(ões) Cantora e compositora
Período em atividade 1976-presente
Gravadora(s) Kaliopi Music Production
Página oficial Site oficial

Kaliopi Bukle (na língua arromena: Caliopi Bucle, na língua macedónia: Калиопи Букле) (Kičevo, República Socialista da Macedónia, Macedónia, 28 de dezembro de 1966) mais conhecido por Kaliopi, é uma popular cantora e compositora da República da Macedónia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Juventude e educação musical[editar | editar código-fonte]

De raízes arumanas, Kaliopi sempre mostrou interesse pela música desde tenra idade. Em 1976, aos 9 anos, participou de festival as crianças macedónio "Zlatno Slavejče" com a canção "Tebe Majka ceka" de Tereza Kesovija, garantindo o primeiro lugar. Mais tarde, entre 1978 e 1980, Kaliopi excursionou com o coro de Zapro Zaprov "Razvigorče" em países como Tchecoslováquia, Eslovénia e Áustria. Anos mais tarde, estudou canto durante quatro anos, então em 1984 para continuar seus estudos na Academia de Música de Blagoja Nikolovski. Nesse mesmo ano, obtém o terceiro lugar num concurso de canto jugoslavo destacado-se como a mais jovem artista da música clássica de que a competição teve para ter 18 anos. Mais tarde Kaliopi se junta a uma banda, que anos depois seria nomeado, gravando seu primeiro single "Tomi" e "Me da nemoj budis" (Não me acorde).

Êxito profissional[editar | editar código-fonte]

Em 1985, Kaliopi participou do Festival Opatija como parte do grupo Kaliopi, ganhando o prêmio de Melhor Intérprete, que é dado pela imprensa jugoslava.[1] Em 1986, a banda lança seu primeiro álbum para o RTV Ljubljana chamado "Kaliopi". Nesse mesmo ano, a banda participou do Festival de Split, na Croácia, vencendo o prêmio Artista Revelação para a música "Da mora zna" (Se o mar sei), que também prolcamou como a canção mais popular das estações de rádio desse país. Em 1988, a banda lança o seu segundo álbum de estúdio intitulado "Rodjeni" (Nascimento), produzido em Zagreb, que catapulta-los para grandes sucessos dos singles "Bato", "Kofer ljubani", "Da more zna", "Ostani u meni "," Nebo mi sja ", entre outros.

No sucesso, a banda se apresentou em festivais e programas de televisão diversos, na Jugoslávia, e por uma extensa turnê que percorreu toda a União Soviética. O topo de sua popularidade, Kaliopi e seu marido até agora fundador da banda Romeo Girl, mudou-se para a Suíça, que levou à dissolução da banda e 10 anos de ausência do cenário musical.

Participação no Festival da Eurovisão[editar | editar código-fonte]

Em 1996, Kaliopi volta ao palco, optando por fazer o prestigioso Skopje Fest, tocando a música "Samo ti" (Só Você) que levou a vitória pela decisão do público e um júri de especialistas.

A partir desse ano, o festival foi usado como um procedimento de selecção para escolher o representante da Macedónia no Festival Eurovisão da Canção. Kaliopi era para ser a primeira representante do país nas competições europeias, no entanto, não conseguiu passar da pré-qualificação, de modo que a cantora não pudesse entrar no palco em Oslo.

Kaliopi apresentou também á pré-selecção nacional pelo MKRTV para o Festival Eurovisão da Canção 2002 com a canção "Pesna za nas" (Canção sobre nós) que terminou em 5º lugar.

3 anos depois, ela apresentou-se para a pré-selecção nacional para o Festival Eurovisão da Canção 2005, da primeira fase de seleção.[2] Mas dias depois, decide retirar da competição.[3] Tentou novamente em 2009 representar a República da Macedónia com "Naum Petreski" ficando em 2º lugar com 18 pontos, para uma oportunidade de vencer da próxima vez. Finalmente a artista foi escolhida pela televisão pública macedónia para representar o país no Festival Eurovisão da Canção 2012 em Baku no Azerbaijão.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

  • 1986 – Kaliopi
  • 1987 – Rodjeni
  • 1999 – Oboi Me
  • 2001 – Ako Denot Mi E Nok
  • 2002 – Najmila – Live and Unreleased
  • 2003 – Ne Mi Go Zemaj Vremeto
  • 2005 – Me, Isadora
  • 2007 – The Best Of
  • 2008 – Zelim Ti Reci
  • 2009 – Oblivion (com Edin Karamazov)
  • 2010 – Poraka

Singles[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Kaliopi - Biography» (em inglês). Kaliopi.com.mk [ligação inativa]
  2. Philips, Roel (7 de novembro de 2004). «Eurosong day in Macedonia: MKRTV presents the 6 selected singers today» (em inglês). ESCtoday.com 
  3. Philips, Roel (9 de novembro de 2004). «1996 Macedonian representative: Kaliopi withdraws from Macedonian selections» (em inglês). ESCtoday.com 
  4. Rodríguez, Sebas (19 de novembro de 2011). «Kaliopi to represent F.Y.R. Macedonia» (em inglês). ESCtoday.com. Consultado em 5 de maio de 2012. Arquivado do original em 21 de novembro de 2011