Mannesmann

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.

Mannesmann é um conglomerado alemão que atua no setor da siderurgia.

Logo da Mannesmann

A Mannesmann concentrava em Minas Gerais unidades de mineração (Mina Pau Branco, Brumadinho) e siderurgia (Usina Barreiro, Belo Horizonte), adquirida pela francesa Vallourec, passou a ser Vallourec & Mannesmann Tubes, com a sua aquisição total hoje é Vallourec Tubos do Brasil

A Vallourec, hoje, possui uma nova usina siderúrgica, no município de Jeceaba - MG, em parceria com a japonesa Sumitomo Metals, a nova unidade teve sua pedra fundamental inaugurada no dia 7 de julho de 2007, com presença de representantes de ambas empresas e do governador do estado, Aécio Neves e a presidente da república Dilma Rousseff. A previsão do início de produção era para 2010, com seu produto, tubos sem costura, voltado para a indústria petroquímica, mineradora e siderúrgica, que pode ser usado em minerodutos, gasodutos, oleodutos etc. A produção inicial será de 3 milhões de toneladas por ano, mas há possibilidade de chegar futuramente a 10 milhões de toneladas por ano.

A localidade foi escolhida por ter próximidade da Mina de Pau Branco, 40 km, de onde virá a matéria-prima, e com a ferrovia que liga os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Razão social das empresas: VBR, ou simplesmente Vallourec Tubos do Brasil.

Razão social da unidade de Jeceaba: Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil, ou simplesmente VSB.

Hoje a empresa passa por uma grave crise devido a escassez de pedidos de sua maior cliente, a Petrobras, motivadas pela queda do preço do barril de petróleo e as recentes denúncias de corrupção envolvendo a estatal.

A situação se agravou ainda mais em 2015, devido a grave crise econômica que atingiu o Brasil, levando a VBR a operar apenas em dois turnos. Já a Usina de Jeceaba encontra-se em lay-off, que é uma espécie de suspensão temporária das funções, onde o trabalhador permanece em licença remunerada.

Trabalhadores
  • No pico das obras: 12.000
  • Para início de produção: 2.000

Os trabalhadores devem se localizar em cidades próximas, como Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Ouro Branco, Jeceaba, São Bras do Suaçui e Belo Horizonte.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.