Manuel de Barros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o poeta brasileiro, veja Manoel de Barros.
Manuel de Barros
Nascimento 29 de maio de 1908
Esposende
Morte 31 de janeiro de 1971
Cidadania Portugal
Alma mater
Ocupação matemático, engenheiro, astrônomo

Manuel Gonçalves Pereira de Barros (Esposende, 29 de Maio de 1908Porto, 31 de Janeiro de 1971) foi um astrónomo português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Manuel de Barros licenciou-se em Matemática e em Engenharia Civil. Doutorou-se em Astronomia em 1932. Já antes de se doutorar publicara um texto contendo um projecto de um observatório astronómico para a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Um tal observatório acabaria por ser construído em 1948, seguindo em grande parte o projecto mencionado. O local onde foi instalado fora visitado cinco anos antes pelo Astrónomo Real Britânico, Sir Harold Spencer Jones, que o considerou adequado para o efeito. Além de dirigir o observatório, Manuel de Barros foi professor de Astronomia na Universidade do Porto. Faleceu pouco depois de ter organizado o Summer Institute on Stellar Evolution and Variable Stars, que decorreu em Ofir, no Verão de 1970.

O observatório astronómico que fundou designa-se actualmente por Observatório Astronómico Prof. Manuel de Barros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Osório, J., Professor M. G. Pereira de Barros and the Astronomical Observatory of the University of Porto, Anais da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 55 (1972), pp. 55–62