Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
FCUP
Universidade Universidade do Porto
Fundação 1911 (107 anos)
Diretor António Fernando Silva
Localização Porto, – Portugal
Site sigarra.up.pt/fcup

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) MHIP é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto, dedicado ao ensino das ciências naturais e exatas.

Tem atualmente 11 licenciaturas das quais se destacam as de Matemática, Ciência de Computadores, Física, Química, Geologia e Biologia, bem como a de Bioquímica (que funciona com a colaboração do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto).

Tem também 2 Mestrados Integrados em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e em Engenharia Física.

Oferece também uma vasta gama de Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

É, desde a sua formação, em 1911, a Escola da Universidade do Porto responsável pelo Ensino das Ciências Exatas e Naturais. Ao longo dos tempos, o ensino ministrado tem sido acompanhado cada vez mais de perto por atividades de investigação e desenvolvimento, o que possibilita a consolidação do rigor científico que caracteriza a sua atividade de formação a nível graduado e pós-graduado.

Continuando a ser responsável por licenciaturas em áreas das Ciências Exatas e Naturais, como a Matemática, as Ciências de Computadores, a Física, a Química, a Biologia e a Geologia, apresenta atualmente uma abordagem interdisciplinar no ensino-aprendizagem, de forma a assegurar uma formação adequada às exigências e expectativas do mundo moderno. Assim, surgem licenciaturas em áreas mais aplicadas, algumas delas com caráter marcadamente tecnológico, outras reúnem competências transversais, constituindo exemplos recentes as de Arquitetura Paisagista, Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos e de Ciências e Tecnologia do Ambiente.

Em termos de formação pós-graduada, apresenta uma oferta diversificada a nível de cursos de pós-graduação, mestrados e doutoramentos nas várias áreas do saber, tais como Bioquímica, Física, Segurança Informática, Matemática, etc.

As atividades de investigação e de interface com a comunidade promovem a integração da Faculdade de Ciências no tecido socioeconómico e cultural da Cidade e da Região.

As novas instalações, no Pólo III da Universidade do Porto (Campo Alegre), proporcionam condições para um ensino moderno e uma vivência plena entre alunos e docentes.

A 7 de outubro de 2016, foi feita Membro-Honorário da Ordem da Instrução Pública, distinção que foi entregue a 24 de novembro de 2016 pelo Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião do Dia Nacional da Cultura Científica.[1]

Organização[editar | editar código-fonte]

Está funcionalmente organizada em 6 Departamentos, que correspondem a domínios da Ciência .[2]

Departamentos
  • Departamento de Biologia
  • Departamento de Ciência de Computadores
  • Departamento de Física e Astronomia
  • Departamento de Geologia, Ambiente e Ordenamento do Território
  • Departamento de Matemática
  • Departamento de Química e Bioquímica

Os Departamentos são unidades orgânicas, de ensino graduado e pós-graduado, de investigação, de apoio ao desenvolvimento tecnológico, de prestação de serviços à comunidade e de divulgação da cultura nos domínios que lhe são próprios, compreendidos nos fins da Faculdade.

Até 2009, havia 8 Departamentos (Botânica, Ciência de Computadores, Física, Geologia, Matemática Aplicada, Matemática Pura, Química, e Departamento de Zoologia e Antropologia) e uma Secção Autónoma (Engenharia das Ciências Agrárias).

Unidades de Investigação[editar | editar código-fonte]

Unidades de Investigação e de Desenvolvimento reconhecidos pela Fundação para Ciência e Tecnologia que integram Docentes e Investigadores da Faculdade de Ciências.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "Faculdade de Ciências da Universidade do Porto". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 11 de fevereiro de 2018. 
  2. Página oficial. «Página da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto». Consultado em 19 de janeiro de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
AEFCUP

Grupos de Investigação

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.