Maquis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para resistência francesa, veja Maquis (resistência).
Maquis na Córsega.

Maquis, também aportuguesado para maqui, é uma formação vegetal da região do Mediterrâneo que em geral se estabelece em solos siliciosos. Corresponde a uma fase de degradação de áreas onde predominava o sobreiro. É composto por arbustos muito densos e de difícil penetração.

Maquis é uma vegetação abundante da Córsega, que era utilizada pelos habitantes locais como refúgio durante as várias invasões estrangeiras na ilha. O general Charles De Gaulle durante a segunda guerra mundial organizou a resistência francesa e em homenagem a Napoleão Bonaparte, que era corso, deu o nome de Maquis aos heróis que lutavam na clandestinidade contra os alemães.

Espécies vegetais típicas[editar | editar código-fonte]

Entre as plantas típicas do maquis temos:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Minelli, Alessandro, ed. (2003). The Mediterranean Maquis (PDF). Evergreen coastal formations. Col: Italian Habitats, 6 (em inglês). [S.l.]: Ministero dell'Ambiente e della Tutela del Territorio / Museo Friulano di Storia Naturale. ISBN 8888192115 
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.