Urze-molar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaUrze-molar

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Erica
Espécie: E. arborea
Nome binomial
Erica arborea
L.

A urze-molar, betouro ou urze-branca[1] (Erica arborea) é uma planta da família Ericaceae.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresenta-se normalmente como um arbusto ou pequena árvore, entre 1 e 4 metros de altura, com hábito perene. No entanto, em regiões montanhosas onde a água é abundante (como na ilha da Madeira), pode formar verdadeiras árvores e florestas com alturas de até 7 metros. O tronco pode atingir, por vezes, mais de 40 centímetros de diâmetro.

Essa planta tem folhas lineares de até 4 milímetros de comprimento, verticiladas. As flores apresentam uma corola largamente campanulada, branca, com 2 a 2,5 milímetros, dispostas em panículas. Apresenta rebentos branco-pubescentes e prefere essencialmente solos ácidos.

Encontra-se normalmente em matagais xerófilos perenes, por toda a bacia mediterrânica e para oeste, até Portugal e ilhas da Madeira e Canárias. Surge ainda em algumas áreas isoladas de África, nomeadamente os montes Ruwenzori, na Etiópia e na linha vulcânica dos Camarões

A sua floração ocorre entre Fevereiro e Maio. Ao longo do tempo, foi usada para a produção de "carvão vegetal" e também a sua raiz foi usada para a fabricação de cachimbos e em vedações dos campos. Na ilha da Madeira, a sua presença é de elevada importância na sustentação dos recursos hídricos da ilha, devido ao seu papel na captura da água dos nevoeiros, fenómeno também conhecido como precipitação oculta.

Uso[editar | editar código-fonte]

Os cecídios das raízes da urze-molar costumam ser usados como matéria-prima na fabricação dos cachimbos. Por duas razões: sua grande resistência ao fogo e sua capacidade natural de absorção de umidade. Na natureza, os cecídios da raiz absorvem a umidade e a fornecem à planta, o que é sumamente necessário no ambiente normalmente seco onde a planta vive. Durante o uso do cachimbo, é produzida naturalmente umidade como subproduto da combustão, e essa umidade é providencialmente absorvida pelo cecídio constituinte do cachimbo. A parte externa do cecídio é chamada de ebauchon, e a parte interna é chamada de plateaux. Ambas são usadas para confecção de cachimbos, porém considera-se que o plateaux tem uma textura superior ao ebauchon.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Pinto, B. (2010). Guia de campo – Dia B, 22 Maio de 2010, bioeventos.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Adams, W.M., A.S. Goudie & A. R. Orme (eds.) (1996): The Physical Geography of Africa. Page 55. Oxford University Press, 1996.
  • Árvores e Florestas de Portugal - Açores e Madeira, Edic. Público, Comunicações, SA. Dep. Legal nº 254481/2007
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.