Maratona de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Maratona de Curitiba é uma tradicional prova do calendário brasileiro de maratonas. Acontece sempre no penúltimo domingo do mês de novembro em Curitiba. A primeira competição foi realizada em 1997.[1]

Possui um percurso extremamente técnico, com algumas subidas longas e suaves, alternando-se com longas retas e alguns viadutos. Seu trajeto percorre 22 bairros da capital paranaense Curitiba, com largada em frente ao Palácio Iguaçu, e passando por alguns dos principais pontos turísticos da Cidade como o Palácio 29 de Março — aonde está instalada a Prefeitura —, Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Praça do Japão.

O clima na largada é normalmente ameno, próximo dos 14 graus, porém, devido a época, pode alcançar facilmente 25 a 30 graus após 2 horas de prova. É uma prova indicada para atletas experientes.

Fazem parte deste grande evento a Maratona (42 km), uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km. Assim o evento assegura a participação de diversas pessoas com o intuito de promover o esporte e a saúde.

Nos últimos anos, a Maratona de Curitiba cota ainda com um revezamento nos 42KM, cada atleta corre uma meia maratona, além de contar com a meia maratona solo, muitas novidades na Maratona estão aparecendo todos os anos.

Edições[editar | editar código-fonte]

Ano Homens Equipe Tempo Mulheres Equipe Tempo Ref
2015 Marcos Antônio Pereira 2h21min Jaqueline Rionoripo [2]
2016

Referências

  1. Prefeitura Municipal de Curitiba. «Maratona de 1997, fotos». Consultado em 8 de outubro de 2016. 
  2. Brasileiro vence a Maratona de Curitiba; Queniana ganha no feminino

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Maratona de Curitiba, site oficial

Ícone de esboço Este artigo sobre esporte/desporto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.